Blog Dentalclean

Higiene Bucal: Cuidados para o dia a dia

Avalie esse post!

Atualmente, os benefícios da saúde bucal são amplamente reconhecidos. Mais do que isso, as consequências da falta de cuidado diário com a higiene bucal são graves.

Por esse motivo, é essencial investir em sua saúde, seja através de consultas semestrais, pela realização de novos procedimentos, ou por meio de um plano odonto. O importante é ter como prioridade o seu bem-estar.

É necessário entender que ter uma boa higiene oral é mais que apenas escovar os dentes. Considerando que as doenças bucais são uma consequência da proliferação descontrolada de bactérias, todos os cuidados são importantes para sua prevenção.

Cuidados diários

Para que a higienização oral seja bem feita, é importante estabelecer hábitos diários e mantê-los rigidamente. Desde o começo do dia até o seu fim, todas as etapas são necessárias e essenciais. As principais são:

  • escovação;
  • fio dental;
  • enxaguante bucal.

Escovação

Em qualquer idade a escovação faz parte da higiene oral e deve ser feita ao menos três vezes por dia, dando prioridade para que sejam realizadas após as principais refeições.

Para que ela seja eficiente, deve ser feita da maneira correta. Dessa forma, o dentista do plano odonto pode analisar se a maneira que você realiza a escovação está correta e fornecer dicas essenciais para manter a higiene.

O importante é não ter pressa nesse momento. Todos os dentes, em todas as suas superfícies devem ser muito bem escovados para que as partículas de alimentos sejam devidamente retiradas.

Outro ponto é a escolha dos produtos. As escovas devem ter as cerdas macias ou ultra macias, pois as outras opções podem danificar o esmalte do dente durante a escovação por conta das cerdas serem duras. Além disso, o creme dental deve conter flúor, pois é uma das maneiras de evitar a proliferação das bactérias.

A escovação antes de dormir é essencial e não deve ser pulada. Isso porque durante o sono, o fluxo de salivação diminui, além das grandes chances da respiração ser feita pela boca. Isso faz com que a boca se torne um ambiente conveniente para a proliferação de bactérias.

Além disso, é essencial que, em todas às vezes, a língua também seja bem escovada, pois ela retém restos de alimentos em suas papilas, que são propícios também para as bactérias. Aliás, a escovação lingual é essencial para que se tenha um hálito fresco durante o dia.

Fio dental

A etapa do fio dental deve ser realizada pelo menos uma vez por dia e é igualmente essencial. Isso porque por mais bem feita que a higienização seja, a escova não consegue alcançar todos os dentes efetivamente, deixando que algumas partículas de comida fiquem entre os dentes.

Dessa forma, com o uso do fio dental torna-se mais fácil retirar esses restos, evitando, inclusive, a formação de cáries entre os dentes, um dos tipos mais comuns e, ao mesmo tempo, mais graves da cárie.

O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, inclusive os posteriores, por mais difícil que seja o acesso. Afinal, os molares são os com maiores incidências de cáries, tornando o uso da fita dental entre eles essencial.

Caso você perceba um sangramento ao passar o fio dental, isso pode ser um indicativo de alguma inflamação gengival. Nesses casos, procure um profissional através do plano odonto para realizar as profilaxias necessárias para que não se torne um problema maior.

Enxaguante bucal

O enxaguante bucal é uma complementação à escovação e ao fio dental, não tendo o objetivo de substituí-los, uma vez que não consegue remover a placa bacteriana. Quando usado durante a noite, também serve como uma proteção extra contra a proliferação das bactérias.

O antisséptico bucal é indicado para prevenção de cáries, gengivite e halitose. Entretanto, deve ser utilizado com a recomendação do dentista do plano odonto, pois seu uso sem recomendação médica pode causar problemas.

Como manter sua saúde bucal

Apesar desses três elementos serem essenciais para aqueles que prezam pela sua saúde bucal, outras questões também são importantes, até mesmo para que seja mais fácil realizar toda a higienização bucal.

A alimentação é um fator essencial, pois as bactérias na boca reagem diretamente com toda a comida que ingerimos. Dessa forma, alimentar-se com poucos alimentos açucarados e com carboidratos que contenham amido facilita esse processo.

Isso porque as bactérias utilizam açúcares e amido para liberar os ácidos que desmineralizam os dentes, causando a cárie. Além disso, qualquer partícula de alimento que fica entre os dentes ou nas papilas na língua podem causar a placa bacteriana quando não são retiradas rapidamente através da escovação.

Por isso, além de escovar os dentes após as refeições, é importante também que os lanches sejam feitos de alimentos que beneficiam a sua saúde bucal. Ou seja, alimentos ricos em cálcio, pois são a composição principal dos ossos e dentes. O cálcio é encontrado em laticínios e também em alimentos como brócolis, soja e aveia.

Além disso, alimentos fibrosos, como frutas e legumes crus contribuem diretamente para a limpeza bucal através do atrito causado pela mastigação. Alguns alimentos podem ser pêra, maçã, cenoura crua, como também castanhas e amêndoas.

O essencial é que o profissional do plano odonto seja visitado periodicamente, para que todos os tratamentos preventivos sejam realizados, deixando a higiene de sua boca em dia afetando diretamente no seu bem-estar.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.