Blog Dentalclean
mordida cruzada

Mordida Cruzada: causas e tratamentos

5/5 - (5 votes)

A oclusão dentária corresponde ao contato dos dentes superiores com os inferiores na mordida. O ideal é que a parte superior da arcada fique levemente por fora da inferior, porém, nos casos de problema na oclusão isso não acontece. Entre as disfunções mais recorrentes está a mordida cruzada, quando a parte de cima da arcada se encaixa por dentro da arcada inferior.

O que é?

Para você entender melhor, podemos fazer um paralelo com uma panela e uma tampa. Ao se encaixar na panela, a tampa precisa ser maior que a panela, se não for assim, ela não ficará na parte superior, mas sim dentro. O mesmo deve acontecer com os dentes, se existe uma inversão nessa relação, é caracterizada a mordida cruzada.

A disfunção tem dois tipos: a dentária e a esquelética. A primeira tem a ver com a posição errada dos dentes, os quais crescem tortos e se posicionam mal na arcada. Já a esquelética tem origem no osso do maxilar, que se desenvolve menor do que deveria e causa um desalinhamento dos dentes.

O problema se manifesta tanto na parte da frente dos dentes quanto na parte de trás. Quando está nos dentes da frente é conhecida como mordida cruzada anterior. Mais comum, quando ocorre nos fundos da boca, é chamada de mordida cruzada posterior. Além da estética, o desalinhamento dos dentes pode prejudicar o desenvolvimento facial, dificultar a fala, a mastigação e a respiração.

Causas

A mordida cruzada pode ter origem genética, contudo, alguns hábitos também tendem a desencadear ou agravar a má-oclusão. Principalmente hábitos presentes na infância, como chupar o dedo e usar mamadeira ou chupeta por muito tempo. Dentes extranumerários e falta de espaço na arcada também causam o desalinhamento dos dentes.

Tratamentos

Como a disfunção tem relação com a formação óssea, o mais indicado é realizar o tratamento ainda na infância. Dessa forma fica mais fácil corrigir o desenvolvimento do maxilar e o alinhamento dos dentes, visto que a criança ainda está em fase de crescimento. Os adultos, no entanto, também têm boas alternativas para tratar o problema.

O tratamento pode se dar de várias formas e em alguns casos há a recomendação de cirurgia. Porém, o processo mais utilizado é o uso de um aparelho fixado no céu da boca, pelo qual é controlado o espaçamento entre os dentes. Outras técnicas, a exemplo do uso de aparelhos ortodônticos móveis, também trazem excelentes resultados. Contudo, cada caso é diferente e somente um especialista é capaz de avaliar a origem da má-oclusão e indicar um tratamento para corrigir o problema.

Você acha que tem mordida cruzada? Procure um ortodontista! Mas antes, deixe um comentário com a sua opinião sobre o blog!

Veja também: Dor de cabeça? Pode ser que a origem esteja nos seus dentes

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.