Blog Dentalclean
Cárie de mamadeira

Cárie de mamadeira: tudo que uma mãe precisa saber

Avalie esse post!

A cárie da primeira infância, popularmente conhecida como “cárie de mamadeira”, é um problema grave que atinge crianças e bebês ainda na fase de aleitamento materno, mas o problema pode ser evitado. Saiba como!

A cárie é uma das doenças dentárias mais comuns em todo o planeta. Para você ter uma ideia, 99% da população brasileira entre 35 e 44 anos já tiveram ao menos um dente afetado pela cárie ao longo da vida, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal de 2018. 

O problema é tão comum que pode afetar desde adultos até crianças com menos de cinco anos e bebês que ainda estão com os dentinhos nascendo. É isso mesmo! A cárie pode atingir qualquer faixa etária, e os pequenos não estão livres disso, ainda que não tenham uma dieta tão diversificada quanto a dos adultos. 

Cárie de Mamadeira ou Cárie de Primeira Infância? Qual é o certo?

Bem, para começar o assunto precisamos explicar que o termo “cárie de mamadeira” é

cientificamente considerado equivocado e ultrapassado, pois o termo foi atualizado para “cárie de primeira infância”, afinal a cárie nas crianças não é exclusivamente culpa da mamadeira, mas de diversos outros fatores que vamos explicar nesse conteúdo. De qualquer forma, vamos usar os dois termos como sinônimos para facilitar o entendimento do assunto, combinado? 

A cárie de primeira infância,  erroneamente conhecida como “cárie de mamadeira”, é um problema sério que pode atingir os dentinhos de leite da criança e, se não tratada, pode sim atingir os dentes permanentes. Por isso, é tão importante prevenir e ficar de olho caso os primeiros sinais da doença venham aparecer. 

Preparamos esse conteúdo que fala tudo o que você precisa saber sobre a cárie na primeira infância: o que é, os principais sintomas, tratamento e outras dicas importantes. Acompanhe a leitura:

O que é cárie de mamadeira?

A cárie da primeira infância ou “cárie de mamadeira”  é um problema bucal que causa deterioração nos dentes da criança, devido ao acúmulo de bactérias pela falta de higiene bucal e bons hábitos. A infecção da cárie da primeira infância é principalmente causada pelo consumo frequente de bebidas açucaradas, bebidas artificialmente adoçadas e alimentos que tenham carboidratos fermentáveis, principalmente contendo o tipo de açúcar sacarose. 

Isso torna o meio bucal mais ácido, o que favorece a proliferação de microrganismos e, consequente, o desenvolvimento da doença cárie, que pode acometer todos os dentinhos de leite e os permanentes da criança, causando dores fortes, bem como alteração na fala e na mastigação. 

Quais são os sintomas da cárie de mamadeira?

Os sintomas da cárie da primeira infância são bastante semelhantes aos do problema que atinge pessoas adultas. Por exemplo:

  • Dor ou desconforto;
  • Falta de apetite;
  • Inquietação;
  • Mau hálito;
  • Vermelhidão e inchaço nas gengivas;
  • Manchas claras ou escuras nos dentes.

Causas mais comuns da cárie de mamadeira

Além de bebidas açucaradas, o que pode favorecer o aparecimento da cárie de mamadeira é o hábito de dormir com a mamadeira ou chupeta embebidas em alguma solução açucarada, como mel, refrigerantes e até chocolates. 

Isso porque ao entrar em contato com os dentes e gengivas do bebê, as bactérias agem produzindo ácidos e outras substâncias que corroem aos poucos o esmalte dos dentes. Com o tempo, isso vai danificando a superfície do dentinho da criança e abrindo caminho para áreas mais externas, podendo causar danos para a vida toda. 

Vale ressaltar que, durante a noite, os riscos ficam ainda maiores devido à queda na produção de saliva – que contém substâncias responsáveis pela oxigenação bucal e pela neutralização de açúcares e agentes nocivos. 

A cárie da primeira infância apresenta riscos?

Muitos! Acreditar que a cárie da primeira infância é algo inofensivo pode ser um grande erro. Isso porque os danos causados nos dentes de leite podem prejudicar a arcada dentária definitiva, e os prejuízos duram a vida toda! Afinal, além de serem usados para atividades como fala e mastigação, os dentes de leite servem como uma base para a dentição definitiva. 

Em outras palavras: o dente de leite é como um molde de localização para os dentes fixos. 

Se a criança tiver os dentes danificados pela cárie de mamadeira, pode sofrer no futuro com dentes mal posicionados ou danificados. Esse problema afeta muito mais do que o lado estético, podendo causar dores fortíssimas, enxaquecas, problemas mastigatórios e até afetar a respiração.

Isso sem falar nas infecções causadas pela cárie, que levam a um enorme desconforto. Se não tratada adequadamente, a cárie evolui para um quadro inflamatório sistêmico muito mais grave, podendo levar bactérias para a corrente sanguínea, alcançando outras áreas do corpo. 

Temos um conteúdo completo no blog sobre cáries: causas e sintomas. Acesse caso queira entender como se forma a doença bucal mais comum no Brasil e no mundo. 

Saiba como evitar a doença cárie no seu filho

O primeiro passo para evitar a cárie na primeira infância no seu filho é incentivando bons hábitos de higiene bucal. Desde cedo é importante ensinar os pequenos que escovar os dentinhos é uma tarefa importante do dia e que não pode passar despercebida. 

É recomendado que os pequenos escovem os dentes pelo menos três vezes ao dia, sempre com pasta dental contendo flúor na concentração e quantidade adequadas. Uma dica para a escovação é fazer com que a tarefa seja divertida e lúdica, já que muitos baixinhos não reagem bem na hora de escovar os dentes. Crie brincadeiras relacionadas à escovação, como contar uma história e fazer aviãozinho com a escova. 

A propósito, nossa linha Peppa Pig é recomendada para crianças de todas as idades, pois oferece o incentivo ideal para seus filhos na hora da higiene oral. A linha completa possui desde estojo com escova especial para a idade até enxaguantes e pasta com 1.100 ppm de flúor (que é a concentração indicada desde o aparecimento do primeiro dentinho). 

Se o pequeno ligar esse momento com diversão, vai ficar mais fácil realizar a higiene bucal e prevenir a doença cárie.

Além de criar bons hábitos, também vale seguir outras recomendações, como:

  • Habituar a criança a deitar sem a mamadeira;
  • Nunca dar chupeta embebida com fórmulas açucaradas;
  • Não permitir que a criança fique o tempo todo com a mamadeira;
  • Ensinar a usar o copo à partir do 1º ano de idade;
  • Escovar os dentes após a última alimentação do dia, antes de dormir. Usando escovas de dentes específicas para crianças como essas aqui.
  • Evitar mamadeiras com qualquer produto adicional durante a madrugada;
  • Usar a quantidade certa de flúor com creme dental próprio para crianças, como estes aqui.
  • Limpar a gengiva do bebê depois de qualquer alimentação com produtos indicados para a idade, como esse dedal Baby Care 

O dedal Baby Care é uma escova de dente infantil massageadora de silicone atóxico e em formato dedal, que limpa a gengiva e massageia, fazendo com que o incômodo da vinda dos outros dentinhos seja menor, além de proteger contra cárie e outras doenças bucais. Clique aqui para saber onde comprar pertinho de você

Como tratar cárie de mamadeira?

Se o seu filho desenvolver a doença cárie, recomendamos que você procure imediatamente um dentista de confiança. De preferência, um que seja especializado em odontopediatria, que saberá lidar com as ansiedades e manejar o comportamento, de maneira a evitar traumas. 

O tratamento da doença vai depender da idade da criança, a gravidade do problema e a saúde geral do pequeno. Em muitos casos, costuma-se aplicar produtos com flúor que podem reverter a situação e devolver a integridade dos dentes afetados. Em outros casos mais avançados, outros tratamentos restauradores poderão ser indicados. É necessário avaliar clinicamente com cuidado e, se necessário, solicitar exames radiográficos complementares, para melhor planejar a conduta a ser tomada.

Para evitar a perda dentária, é essencial buscar auxílio de um odontopediatra assim que os primeiros sintomas ou sinais surgirem. Portanto, não descuide. Fique sempre de olho na boca de seu(sua) filho(a)!

LEIA TAMBÉM: Dos dentes de leite aos permanentes: tudo sobre os dentes do bebê

Ficou com alguma dúvida sobre cárie de mamadeira? Deixe seu comentário abaixo que será respondido pela Dra. Samantha!  

Para comprar nossos produtos on-line clique aqui. E caso queira encontrar um ponto de venda pertinho de você, clique aqui.

Deixe seu comentário ↓

Samantha Sousa

Dra. Samantha Souza é dentista especializada em odontopediatria e pós graduada em pacientes especiais. Mestranda da UNB, atende na clínica Vanini em Brasília-DF.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.