Blog Dentalclean
Dentes de leite

Dentes de leite: esperar cair ou arrancar?

4 (80.91%) 22 votes

Deixar os dentes de leite cair naturalmente é a opção mais saudável e natural para seus pequenos. Contudo, se isso não acontecer, é necessário tomar alguns cuidados.

É o que vamos explicar melhor nesse conteúdo sobre a queda dos dentes de leite. As crianças crescem rápido demais. Quando percebemos já estão falando, logo começam a caminhar e, ao piscar dos olhos, está na hora de trocar os dentes de leite. E cada novidade gera muita expectativa e dúvidas nos pais. A substituição dos dentes de leite, por exemplo, pode fazer com que você se pergunte sobre a demora no nascimento do permanente, a dificuldade para o dente de leite cair, ou mesmo qual é a hora certa de procurar um especialista. Bom, vamos tentar te ajudar.

Posso arrancar os dentes de leite?

Peppa Pig para dentes de leite

A partir do momento em que os dentes de leite começam a amolecer, é comum a criança ficar ansiosa e querer puxar o dentinho. Mas isso não é o mais indicado. Os pais devem manter a calma e esperar que a raiz se desprenda, o que faz o dente cair naturalmente ou sob mínima pressão apenas para que se descole da mucosa.

Também é importante explicar para a criança que tentar remover os dentes de leite antes da hora pode machucar e atrapalhar o nascimento dos permanentes. Use sua criatividade e uma linguagem adaptada ao contexto infantil para que a criança entenda e mantenha o equilíbrio fisiológico natural: estimular o amolecimento dos dentes sim, se machucar não.
A propósito, nós temos um desenho infantil bem didático e com música que você pode assistir com as crianças e depois conversarem sobre o assunto. É este aqui:

Mas voltando aos “dentes-de-leite”…

Em algumas situações, os dentes de leite ficam soltos, mas não chegam a cair. Nesse caso, os pais ou mesmo a criança pode dar uma ajudinha e retirar o dente. Quando o dente cai ou é extraído em casa, normalmente quase não ocorre sangramento. Caso saia um pouco de sangue, basta segurar um algodão ou gaze limpos sobre a região, pressionando levemente. Depois disso, não peça para a criança fazer bochechos
com água ou comer algo, e peça que aguarde pelo menos 30 minutos para ingerir uma bebida ou um alimento sem injuriar novamente o local.

Quanto tempo demora para o dente permanente da criança nascer?

Geralmente, os primeiros dentes de leite caem entre os 5 e 6 anos de idade. Os meninos demoram mais para chegar nessa fase, comparado às meninas, que costumam alcançar o processo um pouco antes deles.

Após a queda dos dentes de leite, o permanente pode demorar até algumas
semanas para apontar. Mas é preciso paciência, já que o crescimento completo leva um tempo maior: entre 6 e 8 meses. Enquanto isso, é importante cuidar muito bem das janelinhas, investindo na educação e saúde bucal da criança com  escovas adequadas ao uso infantil, elas estão disponíveis em kits de diversos personagens que as crianças amam, como  PeppaPig , o O Show da Luna e Liga da Justiça. Trabalhar o lúdico neste momento, é essencial. E escovar muito bem os dentes que estão vindo, também funciona como estímulo mecânico para sua rota de irrupção.

Caso o dente permanente não apareça dentro de três meses, é indicado procurar por um odontopediatra para uma investigação mais específica. O problema pode ter diversas causas e só o odontopediatra saberá identificar o que está acontecendo para definir o melhor tratamento.

Tenho que levar meu filho ao dentista para extrair os dentes de leite?

Além da demora para o nascimento do dente permanente, outras situações pedem uma consulta com o dentista especialista em crianças, que é o odontopediatra.

Demora excessiva para os dentes de leite caírem, alterações na arcada dentária, queixas de dor e sobreposição dos dentes de leite sobre o definitivo – isso mesmo, quando o dente permanente aponta e o de leite ainda não caiu – também são exemplos de problemas que podem surgir nessa fase. Caso identifique algum desses problemas ou qualquer outra anormalidade, procure um dentista de criança (odontopediatra).

Contudo, se o dente de leite amoleceu, caiu e logo o permanente apareceu, está tudo dentro da normalidade, já que o processo é natural da criança. No entanto, a consulta periódica ao odontopediatra deve continuar.

Ele irá auxiliar na higiene bucal infantil correta dos dentes de leite ou permanentes, além de indicar os melhores produtos para sempre manter a saúde bucal do seu “banguelinha”.

Aproveitando a oportunidade, aí vai um pedido da Dra. Samantha Sousa, especialista em odontopediatria, para todos os papais e mamães da Dentalclean: estimulem esse processo natural, elogiem, brinquem, valorizem. Não depreciem, não zombem. Muitas crianças se sentem “feias” ou “diferentes” demais nessa fase e, às vezes, sem perceber, a situação é piorada na própria casa. Isso faz com que a troca de dentes seja sempre vista pela criança como um processo triste, pelo qual ele não que passar. Contamos com vocês, hein?

Conte pra nós: Como seu filho está lidando com a troca dos dentinhos?

E ah, se decidir investir na educação e saúde bucal dos seus pequenos, encontre um ponto de venda mais pertinho de você para adquirir nossos produtos. Já garantimos que as crianças que usam, amam!

Encontrar produtos infantis pertinho de mim →

Deixe seu comentário ↓

Samantha Sousa

Dra. Samantha Souza é dentista especializada em odontopediatria e pós graduada em pacientes especiais. Mestranda da UNB, atende na clínica Vanini em Brasília-DF.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.