Blog Dentalclean
limpeza nos dentes

Limpeza nos dentes: aprenda tudo sobre o assunto

Rate this post

Tudo o que você precisa saber sobre limpeza nos dentes com um profissional e como cuidar do sorriso no dia a dia

Você sabia que mais de 3,5 bilhões de pessoas no mundo possuem problemas bucais? E que o mesmo número não tem acesso a programas de saúde bucal adequados? Os dados da revista “The Lancet” comprovam que várias pessoas têm um déficit com esse cuidado tão importante. 

Com isso, aumentam-se as chances de doenças bucais aparecerem, como as cáries, tártaro nos dentes, gengivite e muito mais. Esses problemas podem causar muitos incômodos, inclusive na parte estética, que pode ficar comprometida. 

Para evitar tais complicações, é importante visitar regularmente o dentista. O profissional saberá recomendar a melhor opção de tratamento, sendo uma delas a limpeza nos dentes, um dos procedimentos mais comuns nos consultórios odontológicos.

Para se ter uma ideia, a limpeza nos dentes profissional pode evitar uma série de problemas bucais, como até mesmo a perda dos dentes. 

Para que você entenda melhor sobre o tema, vamos explicar como funciona a limpeza nos dentes com o dentista e como cuidar do sorriso no dia a dia. Acompanhe a leitura do conteúdo.

O que é limpeza dentária?

A limpeza dentária, conhecida como profilaxia bucal, é um procedimento comum realizado no consultório odontológico que tem a intenção de limpar os dentes, eliminar a presença de bactérias e prevenir doenças, como as cáries e gengivite.

É um procedimento bastante simples e rápido. Sendo assim, não há motivo algum para temer a limpeza dos dentes no consultório odontológico. Além disso, ao realizar o procedimento com certa regularidade, é possível ter um sorriso muito mais bonito e branquinho. 

Embora seja indolor na maioria dos casos, algumas pessoas apresentam sensibilidade (o famoso choquinho), principalmente em dentes com a raiz exposta. Mas, não há motivo algum para temer a limpeza dos dentes no consultório odontológico, pois exitem maneiras de evitar essa sensibilidade.

Como é feito o procedimento?

O procedimento é feito por um jato de bicarbonato que elimina os microrganismos perigosos para a saúde bucal. Entretanto, a avaliação de um profissional especializado é essencial para verificar os locais da boca onde existem um maior acúmulo de placa bacteriana. Além disso, em muitos casos, o dentista pode realizar um teste de sensibilidade para verificar se o paciente está apto para receber o tratamento. 

Existem também aparelhos mais modernos que, ao invés do bicarbonato, utilizam substâncias com o eritritol ou a glicina. Como são pós de granulação menor (partículas de menor tamanho), além de não ocasionar sensibilidade (mesmo em raízes expostas), proporcionam uma limpeza mais profunda.

Após a aplicação do jato, o dentista pode optar por outros procedimentos, como a raspagem – ideal para quem tem tártaro no dente. Podemos dizer que essa é a parte mais “manual” da limpeza.

Além disso, os  procedimentos básicos de limpeza podem ser complementados com outros produtos, como peróxidos, que ajudam a remover manchas, e o flúor que traz mais proteção aos dentes em um período maior de tempo. 

Qual a importância de fazer limpeza nos dentes?

É essencial fazer limpeza nos dentes de tempos em tempos. Afinal, as bactérias presentes na boca podem prejudicar a beleza do sorriso ou até pior: cair no organismo e atingir órgãos distantes, como o coração. 

Sendo assim, a limpeza nos dentes é benéfica por uma série de fatores:

  • Auxilia na manutenção da saúde bucal;
  • Ajuda a remover o tártaro;
  • Garante um sorriso sempre bonito;
  • Evita doenças gengivais;
  • Diminui o aparecimento das cáries;
  • Ajuda a combater o mau hálito.

É importante reforçar que a limpeza nos dentes com o dentista não faz o trabalho sozinha. É indispensável ter bons hábitos de higiene bucal no dia a dia para evitar que problemas comecem a se desenvolver. 

Quando fazer limpeza nos dentes?

A recomendação é de que você faça limpeza nos dentes a cada seis meses. Esse intervalo é ideal para identificar qualquer alteração e impedir o acúmulo excessivo de tártaro em pessoas com boa saúde bucal. 

Vale lembrar que pessoas em tratamentos odontológicos mais complexos – como aparelho ortodôntico – têm acúmulo maior de placa bacteriana e tártaro. Nestes casos, o recomendado é fazer limpezas em um intervalo menor: a cada três meses. 

Se a pessoa tem propensão a acumular menos tártaro no dente e realiza higiene bucal caseira de forma adequada após as refeições, a limpeza com o dentista pode ser feita com um intervalo maior: a cada um ano, por exemplo. 

Quanto custa uma limpeza nos dentes profissional?

Uma das primeiras perguntas sobre a limpeza nos dentes é o valor. O preço é bastante relativo, podendo variar de acordo com a localização do consultório ou até mesmo com o nome do dentista. 

Em alguns lugares, pode custar cerca de R$ 200, assim como em outros o valor pode ultrapassar os R$ 1.000. 

É importante escolher bem o profissional que fará a sua limpeza nos dentes. Dessa forma, você economiza no longo prazo com tratamentos mais caros. 

Como fazer limpeza nos dentes no dia a dia: monte seu kit de higiene bucal

O kit higiene bucal é um conjunto de produtos que ajuda a fazer a limpeza dos dentes no dia a dia. Esse kit pode servir para o uso em casa, mas é útil também para quem passa o dia fora trabalhando, estudando ou até mesmo se divertindo ou praticando atividades físicas.

O kit ajuda a manter os dentes limpos, pois conta com:

  • Escova de dentes;
  • Creme dental;
  • Fio dental;
  • Enxaguatório bucal.

Com esses itens, é possível manter os dentes limpos e conseguir aquele sorriso perfeito que você sempre sonhou. Contudo, é válido atentar-se a alguns pontos na escolha desses produtos, como a escova de cerdas macias e a pasta de dente com flúor. 

Outro ponto positivo é que os kits de higiene bucal ajudam a inserir os cuidados com a higiene bucal na rotina das crianças. Assim, fica mais fácil fazer a limpeza dos dentes dos pequenos também. 

Viu só como é fácil manter a limpeza nos dentes mesmo em casa? Aproveite para conhecer outros produtos da Dentalclean. Temos certeza que você vai encontrar algo para as suas necessidades. 

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.