Blog Dentalclean
câncer na gengiva

TUDO sobre câncer na gengiva: fatores de risco e tratamento

3.7/5 - (3 votes)

O câncer na gengiva – mais conhecido como câncer de boca – é uma doença séria e que pode levar à morte. Além dos tecidos gengivais, qualquer outra parte da cavidade oral pode ser atingida pela doença, desde os dentes e lábios até as bochechas. Este tipo de câncer é mais comum entre os homens após os 50 anos. 

O câncer na boca pode surgir na vida das pessoas mais do que você imagina. A doença aparece na 12ª posição entre os tipos mais frequentes no Brasil, sendo o 5º mais comum entre os homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 14 mil casos são registrados no país anualmente. 

Normalmente, o câncer de boca é maligno e pode ser diagnosticado pelo dentista. O câncer na gengiva pode gerar dor em torno de algum dente e mau hálito persistente – além de outros sinais de alerta que vamos explicar ao longo deste conteúdo. 

Para deixá-lo bem informado, preparamos este artigo completo que explica tudo sobre câncer na gengiva, língua, bochecha e estruturas da boca. Continue a leitura para saber mais!

O que é câncer de boca?

É um tumor maligno que pode afetar qualquer estrutura da boca: lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e até a língua (principalmente aos arredores e embaixo dela). O problema também pode ser conhecido como câncer de bochecha, lábio e cavidade oral. 

É bastante comum entre homens após os 40 ou 50 anos, sendo que fatores genéticos podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença. Assim como os maus hábitos de vida, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e higiene bucal inadequada. 

O câncer de boca não acontece de uma hora para outra, mas vai dando indícios que podem passar despercebidos. Por isso, as consultas com o dentista são essenciais para que o profissional possa notar os sinais logo no início.  

E quais os sintomas de um câncer na gengiva e outras partes da boca?

Entre os sinais mais aparentes de um câncer na gengiva é possível citar as feridas e aftas que não cicatrizam, assim como as manchas avermelhadas ou brancas em outras estruturas orais, como língua, lábios e garganta. 

Vale lembrar que os sintomas do câncer de boca podem surgir de maneira silenciosa e indolor. Por isso, em muitos casos, as pessoas podem demorar para procurar o tratamento – o que leva ao diagnóstico tardio e pode dificultar a cura. 

Além dos sinais indicados acima, existem outros sintomas de câncer na gengiva e na boca. Os quadros podem variar de acordo com o grau de desenvolvimento da doença. Confira:

  • Feridas e aftas que não cicatrizam em 15 dias;
  • Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta ou revestimento da boca;
  • Feridas superficiais que não doem ou sangram;
  • Irritações;
  • Dor na garganta e sensação de algo que está “preso” nesta região;

Já em estágios mais avançados, os sintomas podem evoluir para:

  • Dificuldade ou dor ao falar, mastigar e engolir;
  • Aumento das ínguas, o que pode levar aos caroços no pescoço;
  • Dor em torno do dente;
  • Perda súbita de peso;
  • Mau hálito forte e persistente.

Se os sintomas de câncer na gengiva e boca persistirem, a dica é visitar um clínico geral ou dentista o quanto antes para avaliar o problema. Dessa forma, será possível fazer todos os exames, diagnosticar a doença e começar o tratamento o quanto antes. 

8 fatores que podem contribuir com o câncer de boca

O câncer na cavidade oral pode ser causado por algumas situações comuns. Por isso, é tão importante estar de olho nos hábitos do dia a dia que podem levar ao desenvolvimento da doença. Confira alguns dos fatores de risco:

  • Fumar cigarro, cachimbo ou charuto;
  • Consumir álcool excessivamente – mais de 21 doses por semana;
  • Fazer sexo oral sem preservativo;
  • Contrair HPV; 
  • Usar drogas imunossupressoras;
  • Expor-se ao sol;
  • Não cuidar da alimentação;
  • Negligenciar a saúde bucal;

Como você pode notar, existem fatores que podem ser evitados durante o cotidiano, como fumar e consumir álcool excessivamente. Além disso, o avanço da idade também pode trazer câncer na gengiva e outras regiões da boca. 

Câncer na gengiva tem cura? Descubra como é feito o diagnóstico

Sim! O câncer na gengiva tem tratamento. Geralmente, o cirurgião-dentista identifica as lesões do câncer apenas observando a boca e encaminha para o oncologista para dar o diagnóstico. Muitas das vezes o próprio dentista especialista em estomatologia solicita uma biópsia de um pedacinho da lesão para identificar as células cancerígenas.  

Se forem identificadas células tumorais, o profissional de saúde pode pedir tomografias computadorizadas para identificar o nível da doença e ver quais estruturas orais estão danificadas. 

Além disso, um ponto importante é que você mesmo pode fazer o autoexame para identificar possíveis mudanças. Para isso, abra a boca na frente do espelho e olhe para as laterais da cavidade oral. Com a mão limpa, passe dois dedos na parte interna da bochecha. Também tente verificar o céu da boca e a parte debaixo da língua. 

Ao notar qualquer lesão, recomendamos procurar um especialista para ajudar no tratamento. 

Fique atento: dicas de como prevenir o câncer de boca

O câncer na gengiva e outras partes da boca pode ser evitado a partir de práticas simples do cotidiano, como escovar os dentes todos os dias como uma escova macia, usar enxaguante e passar o fio dental. Para isso, existem os produtos da Dentalclean que são excelentes para manter a boca limpa e livre de bactérias. 

Além disso, também é importante:

  • Consumir alimentos saudáveis, como frutas, legumes e cereais; 
  • Usar preservativo em todas as relações sexuais;
  • Não fumar e evitar ficar exposto à fumaça do cigarro;
  • Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Usar protetor labial, principalmente se ficar muito tempo exposto à luz solar. 
  • Visitar o dentista a cada três meses e seguir suas recomendações à risca;

Agora que você já sabe tudo sobre câncer na gengiva e outras regiões da boca, aproveite para ler nosso conteúdo sobre língua geográfica. Aqui, no blog da Dentalclean, você encontra diversas dicas de saúde bucal para cuidar do sorriso de toda a sua família. Navegue e aproveite!

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.