Blog Dentalclean

Saiba como clarear os dentes

5/5 - (4 votes)

Descrevemos aqui quais são as principais técnicas para clareamento dental

Quem não quer dentes brancos estilo ator ou atriz de Hollywood? Apesar de não significar necessariamente saúde, essa é a impressão que fica quando nos deparamos com um sorrisão brilhante. E por isso o clareamento dental é tão desejado.

Antes de entendermos as formas de clareamento, é preciso conhecer as causas de dentes amarelos e mudar os hábitos se for preciso. Afinal, não adianta clarear os dentes se não abandonarmos os vilãos do amarelamento.

Eliminação das causas

Existem dois tipos de manchas dentárias, as extrínsecas e as intrínsecas. As primeiras são externas e geralmente causadas pelo consumo excessivo de substâncias com poder de pigmentação, como cigarro, café, chá verde, refrigerante, vinho tinto, chimarrão e cenoura.

A má higiene bucal e, consequentemente, a formação de placa bacteriana também é um fator de amarelamento extrínseco dos dentes. Assim como o uso de alguns materiais para tratamento ortodôntico.

O segundo tipo de mancha é interna, resultante de mudanças na estrutura ou na composição do dente. Ela pode ser causada por fatores genéticos – quando os dentes já nascem com a tonalidade mais amarelada -, doenças, alterações hormonais, traumas com hemorragia, entre outros.

Alguns antibióticos, medicamentos e a idade também entram na lista de adversários dos dentes brancos. Conforme envelhecemos, o esmalte do dente vai se desgastando e expondo a dentina, uma estrutura inferior geralmente amarelada.

Formas de clareamento

Resumimos aqui as principais opções de clareamento dental existentes no mercado classificando elas em técnicas por oxidação e por abrasão. Alguns dentistas recomendam a aplicação de uma em complemento da outra.

Abrasão

Na maioria dos casos, as manchas dentárias extrínsecas podem ser clareadas com o uso caseiro de escovas e géis abrasivos. Esses géis são formados por partículas polidoras e por algum ácido em baixa concentração, capazes de remover as manchas superficiais do dente.

Quando falamos em abrasão, é importante aplicação de produtos corretos para evitar o desgaste excessivo do esmalte dentário. A Dentalclean desenvolveu o Whitening Max, um gel dental aprovado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e que oferece resultados seguros já na segunda semana de uso. Experimente!

Caso as manchas extrínsecas estejam muito concentradas, é necessária a aplicação de métodos mais fortes realizados em consultório para eliminação do amarelamento, como raspagem e alisamento do dente.

Oxidação

Diferente da abrasão, esse método atua modificando quimicamente a estrutura das moléculas para clarear os dentes. Existem dois tipos de clareamento dental por oxidação: o caseiro e o de consultório.

No primeiro método, o paciente usa uma moldeira e um gel específico em casa. No segundo, o dentista aplica em consultório uma substância mais concentrada diretamente no dente do paciente. O resultado em consultório é mais rápido, mas ambos geram efeitos satisfatórios de clareamento.

Mesmo sendo aplicado em casa, o método caseiro também exige o acompanhamento de um profissional. E pode ser aplicado como um complemento do clareamento dental de consultório, conforme recomendação do dentista. Saiba mais sobre esses dois métodos aqui.

Consulte o seu dentista e veja qual a técnica mais indicada para você!

clareamento-dental-conheca-tecnicas-utilizadas

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.