Blog Dentalclean
dente siso nascendo

Dente siso nascendo: saiba sintomas e o que fazer

5/5 - (1 vote)

Calma, vamos te ajudar com esse dente siso nascendo! 

Os dentes de leite começam a nascer por volta dos seis meses de vida. Porém é só na idade adulta que temos o sorriso completo. Os últimos dentes a surgirem na boca são os sisos, que podem aparecer por volta dos 18 anos de idade e causam muitos incômodos, além de provocarem problemas bucais.

Com o dente siso nascendo, podem surgir diversas dúvidas, como: é preciso extrair? Vai entortar os outros dentes? Como aliviar a dor? 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o dente do siso. Aqui, você vai saber o que fazer assim que os sintomas aparecerem. Bora conferir?

O que é dente do siso?</h2>

Os dentes sisos, chamados de terceiros molares, são os últimos dentes a despontar em nossas bocas. Ele erupciona ou “nasce” normalmente entre os 17 e os 21 anos de idade, mas é comum que eles apareçam após esse intervalo de idades. O siso é popularmente chamado de “dente do juízo”, uma alusão à maturidade atingida durante essa fase da vida. 

Por serem os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente na boca para acomodar os dentes do siso. Isto pode fazer com que eles fiquem inclusos. Ou seja, presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso, levando a dor. 

Acesse o conteúdo do nosso blog para entender melhor sobre numeração dos dentes e ver onde o dente do siso está posicionado. 

Está na dúvida se o dente do siso está nascendo? Saiba os sintomas

Os seguintes sintomas podem indicar que um dente siso nascendo. Lembrando que nestes casos, devem ser removidos da boca antes que se tornem um problema para arcada dentária. 

  • Dores fortes;
  • Infecção na boca;
  • Inchaço facial;
  • Inchaço da gengiva, podendo ser na parte de trás da boca.

Preciso mesmo tirar meu dente do siso?

A resposta da pergunta mais comum sobre o dente do siso é: depende. Algumas pessoas têm uma arcada dentária que comporta todos os dentes e o nascimento do siso não prejudica o alinhamento dos outros. Contudo, o dentista irá avaliar o caso e proceder da melhor forma para garantir a saúde do paciente.

Por outro lado, pode acontecer do resto dos dentes entortarem. Caso não haja espaço para erupcionar, o siso vai empurrar os outros dentes, deixando-os desalinhados. Mas, como falamos, nem sempre isso acontece, varia de pessoa para pessoa. 

Lembrando que há pessoas que têm os quatro, outras que não tem nenhum e algumas que tem apenas um, dois ou três. Se seus sisos ainda não erupcionaram, é possível descobrir quantos você tem por meio de um raio-x com o dentista. 

3 dicas valiosas para aliviar a dor de dente siso nascendo

Antes de tentar receitas caseiras para diminuir o desconforto com os dentes, considere visitar o consultório odontológico. Somente o dentista poderá avaliar a presença de complicações, indicar os cuidados diários ou prescrever os tratamentos mais adequados nos casos de dor muito severa.

Acompanhe algumas ações rápidas que você pode tomar em casa para aliviar a dor por um tempo:

Faça compressas quentes ou frias

Compressas ajudam e muito quando o dente siso está nascendo, mas é importante entender qual opção aplicar. 

A compressa quente é uma boa alternativa para promover o relaxamento, aliviar a dor e minimizar a sensação de latejante dos terceiros molares. Você pode usar bolsas de gel quente, tomando muito cuidado para não colocar peso excessivo sobre a região dolorida.

Se a dor for local e sua gengiva estiver com sinais de inflamação, inchaço ou até mesmo sangramento, faça compressas frias imediatamente. Coloque na bochecha três vezes ao dia durante 15 minutos.

Cuide da higiene

Mesmo com dor, é importante não deixar de higienizar o local onde o dente siso está nascendo. Isso pode te prejudicar ainda mais e gerar uma inflamação, já que restos de comida ficam presos na região, aumentando o risco da proliferação de bactérias. 

Escolha uma escova com cerdas macias e higienize o local com cuidado, sempre de maneira delicada para não forçar. Se as cerdas incomodarem ou ferir a gengiva, enxágue com água fria e limpa.

Atente-se quanto à alimentação

Enquanto o dente siso está nascendo, procure consumir alimentos macios ou pastosos em forma de purê, e evite alimentos crocantes ou duros. Isso pode te prejudicar na hora da mastigação. 

Outros alimentos também devem ser cortados, como as frutas cítricas e condimentos picantes, como pimenta, que podem irritar o tecido que está cobrindo o dente do siso. Comidas muito quentes também podem ser vilãs durante o processo, evite-as.

Agora, é o momento de abusar do sorvete e muita água para diminuir a inflamação, tá bom?

Use a linha Clinexidin no seu pós operatório e tenha uma recuperação mais rápida

Você sabia que a Dentalclean tem uma linha completa de produtos para pacientes em tratamentos especiais? Isso mesmo, você pode usá-los no pós operatório do dente do siso. 

O creme dental da linha Clinexidin possui fórmula com 0,12% de Clorexidina, que contribui para uma higienização mais profunda. Além disso, tem ação antisséptica, evitando a proliferação de bactérias nesse momento de higienização dificultada.

Além disso, temos enxaguante e escova pós cirúrgica que proporciona uma escovação delicada com suas cerdas ultramacias, e cabo com design antibacteriano indicado pelos dentistas, o que colabora para uma recuperação mais rápida dos tratamentos.

Agora que conhece sobre a linha com digluconato de clorexidina, aproveite para conhecer todos os produtos da Dentalclean. Temos diversas opções para toda a família, incluindo produtos para as crianças e profissionais da área odontológica, como é o caso da linha Clinexidin.

Viu só? Não precisa ficar assustado com o dente siso nascendo. Estamos aqui para facilitar a sua recuperação. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o dente siso nascendo é só deixar nos comentários que vamos ajudar! Um abraço e até o próximo post!

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.