Blog Dentalclean
tratamentos dentários

Quais são os tratamentos dentários mais comuns?

Rate this post

Que a odontologia mudou de cenário não é novidade. No passado, existiam poucas opções de tratamentos dentários para deixar o sorriso mais bonito, harmônico e saudável. Hoje em dia, existem diversos procedimentos odontológicos que ajudam na saúde e melhoram a estética do sorriso. 

Mas é importante contar com o apoio de um especialista para garantir uma boa saúde bucal. Além disso, com os tratamentos dentários é possível elevar a autoestima e ter mais qualidade de vida. 

Mas e você, conhece tudo o que os tratamentos dentários têm a oferecer? Continue a leitura do nosso artigo para conhecer as áreas da odontologia e que os principais procedimentos que elas podem oferecer. Vamos lá?

Mas afinal, quais são os tratamentos odontológicos mais comuns?

O mercado odontológico deve movimentar cerca de 35 milhões de dólares até o final de 2023. A alta se deve pela procura por cuidados de higiene bucal, além da crescente busca por procedimentos estéticos. Mas afinal, quais são os procedimentos dentários que o público mais procura?

Abaixo, listamos os principais para conhecer e os problemas específicos para tratar. Acompanhe! 

Profilaxia dentária

A profilaxia nada mais é do que a limpeza profissional nos dentes. Ou seja, aquela feita em consultório com produtos especiais. Dessa forma, é possível remover a placa bacteriana, tártaro, manchas e até problemas maiores em estágios iniciais. 

A limpeza profissional é um dos tratamentos dentários mais simples. Sendo assim, ela pode ser indicada para todas as pessoas que precisam melhorar a saúde bucal. 

Por isso, vale procurar um clínico geral a cada seis meses para realizar a profilaxia dentária. Para quem usa aparelho, o tratamento deve ser feito de três em três meses. 

Além da profilaxia dentária, o clínico geral também pode fazer:

  • Restaurações;
  • Aplicação de flúor;
  • Tratamento de canal;
  • Tratamento de bruxismo;
  • Cirurgias dentárias simples;
  • Aplicação de selante.

Tratamento ortodôntico

O tratamento dentário para correção dos dentes tortos é chamado de ortodôntico. Uma das especialidades mais populares, a ortodontia também corrige problemas de assimetrias, mordida torta e disfunções temporomandibulares (ATM). 

Os benefícios de um tratamento ortodôntico são tanto funcionais quanto estéticos. Afinal, a partir do procedimento realizado, é possível deixar as arcadas dentárias no lugar certo, evitando desgastes e sobrecargas. Além disso, o sorriso fica mais bonito com os dentes alinhados e totalmente harmônicos. 

É recomendado o acompanhamento minucioso de um profissional especializado. Isso porque ao colocar aparelho ortodôntico, algumas pessoas podem sentir dificuldade para mastigar e alterações na respiração. 

Odontopediatria

As crianças precisam de cuidados dentários, certo? Na odontopediatria, são realizados diversos tratamentos para evitar o aparecimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais. Sendo assim, é recomendado levar os pequenos com regularidade ao consultório do odontopediatra. 

É importante lembrar que o odontopediatra é responsável por tratar crianças, adolescentes e até mesmo mamães no pré-natal. Então, de maneira geral, o “dentista de criança” tem um atendimento lúdico para transformar o consultório em um lugar confortável. 

Implantodontia

Como o próprio nome sugere, a implantodontia é uma área especializada em tratamentos com instalação e manutenção de implantes dentários – que servem de sustentação para os dentes. 

Sendo assim, os tratamentos desta especialidade servem para devolver aos pacientes a funcionalidade e estética do sorriso. Além disso, contribui para uma melhora da autoestima e garante um aspecto melhor ao sorriso. 

Portanto, os tratamentos dentários com próteses são excelentes para quem perdeu a dentição em um acidente ou devido à falta de cuidados. 

Assim como os outros tratamentos odontológicos, os implantes também devem ser realizados sob supervisão médica. 

Periodontia

A periodontia é responsável por garantir que os tecidos da boca estejam saudáveis. Sendo assim, neste tipo de tratamento dentário, é  analisado as gengivas, ligamento periodontal e os ossos alveolares. 

Uma das doenças mais comuns tratadas na periodontite é a gengivite. A inflamação nas gengivas é causada devido à negligência na higiene bucal. O problema começa aos poucos e evolui para os tecidos mais profundos da boca. 

Os tratamentos da periodontia são para preservar os tecidos que servem como base de sustentação para os dentes. Quando essa área é comprometida, existe o risco de perda do elemento dentário. Afinal, não é possível sustentar os dentes na boca. Por isso, é muito importante contar com o acompanhamento profissional.

Clareamento dentário

Dentre os principais tratamentos dentários para estética, é possível dizer que o clareamento dental é um dos mais populares. Isso porque o objetivo é clarear a tonalidade do esmalte do dente, eliminando manchas e o escurecimento – algo que prejudica o sorriso e incomoda muitas pessoas. 

É possível realizar clareamento em todos os dentes da boca ou apenas em alguns. Este último caso é indicado para quem teve algum problema na polpa, como hemorragia ou fez tratamento de canal. 

Na hora de escolher uma clínica para realizar clareamento, é importante estar atento na reputação do estabelecimento. Procure saber sobre o profissional e pesquise por avaliações na internet. 

Ah, e uma dica importante: se você já se perguntou se clareamento caseiro funciona, a resposta é NÃO. Muito pelo contrário, algumas receitas caseiras podem prejudicar ainda mais o esmalte dentário. 

Facetas ou lentes de porcelana

O dente de porcelana é um tipo de lâmina ultrafina, com cerca de 1 mm de espessura, que pode ser aderido aos dentes. O objetivo é deixar o sorriso mais harmônico e uniforme, além de minimizar o desgaste dos dentes e reduzir a placa bacteriana. 

Confira os casos que são indicados o uso da faceta de porcelana:

  • Fechar diastemas;
  • Melhorar o tamanho dos dentes;
  • Alterar a cor em dentições manchadas;
  • Harmonizar a aparência.

Por se tratar de um tratamento dentário estético, colocar as facetas de porcelana pode sair um pouco caro. Geralmente, a unidade do acessório custa em torno de R$ 1.500 a R$ 3.000. Isso sem falar nas manutenções constantes. 

Então, sendo assim, para evitar os gastos altíssimos com tratamentos dentários, é importante cuidar da saúde bucal em casa. Uma boa opção para evitar os dentes amarelos, por exemplo, é com o Gel Whitening Max, da Dentalclean. O produto possui ação clareadora que melhora a aparência do sorriso com apenas algumas semanas de uso. 

E aí, curtiu saber mais sobre tratamentos dentários? Aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir mais dicas de saúde bucal. 

Deixe seu comentário ↓

Dra Michelle Carregosa

Graduada pelo Centro Universitário Ages
Pós-Graduada em Saúde Pública
Pós-graduanda em Ortodontia
Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor
Mestranda em Odontologia

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.