Blog Dentalclean
Sinais de que você precisa usar aparelho

7 sinais de que você precisa usar aparelho

5/5 - (1 vote)

Diversos problemas podem indicar a necessidade de usar um aparelho ortodôntico. Além dos fins estéticos, dificuldades na fala, mastigação e respiração estão relacionados à recomendação do tratamento. Caso você perceba alguma disfunção que pode ser decorrente do mau posicionamento dos dentes ou simplesmente identificar que eles estão desalinhados, procure um dentista. Mas antes disso, conheça alguns sinais de que você precisa usar aparelho:

1.Dentes apinhados (ou tortos)

É importante prestar atenção se você possui dentes deitados, projetados ou sobrepostos um ao outro. O sinal mais comum são dentes muito próximos. Para identificá-los, tente passar fio dental, caso seja difícil limpar entre os dentes, é provável que eles estejam próximos demais. Este problema, por impedir a limpeza correta dos dentes, pode causar desgaste no esmalte, cáries e desencadear doenças na cavidade bucal e gengivas.

2. Dentes afastados

O problema pode acontecer por conta da arcada dentária ser pequena demais para comportar a quantidade de dentes, pela extração ou não nascimento destes. Isso pode prejudicar a sua mordida e mandíbula, além de afetar a estética do sorriso.

3. Mordida profunda

A mordida profunda é caracterizada pelo encobrimento excessivo dos dentes inferiores. Neste problema, os dentes de cima chegam a esconder os de baixo. Também chamado de sobremordida, caso a disfunção não seja resolvida, pode causar graves complicações, comprometendo os dentes, a musculatura e as articulações da face.

4. Mordida aberta

Na mordida aberta os dentes superiores e inferiores não têm contato. Em alguns casos é possível notar um espaço grande entre os dentes de cima e de baixo. O problema pode acontecer tanto na parte da frente, como no fundo da arcada dentária.

5. Mordida cruzada

O paciente pode apresentar o problema na formação dos dentes, quando estes crescem tortos e se posicionam para fora da arcada. No entanto, quando há deslocamento mandibular para a direita ou esquerda, o problema pode ter origem esquelética. Na mordida cruzada os dentes inferiores se encaixam pelo lado de fora dos superiores, o que pode ocasionar assimetria na face e disfunções articulares.

6. Retrognatismo

O retrognatismo mandibular acontece devido ao mal desenvolvimento da mandíbula, a qual, por causa do problema, se posiciona posteriormente à maxila. As pessoas que apresentam essa disfunção possuem o queixo para trás, de forma que o nariz pareça proeminente. Nesses casos, a correção inicial é feita pelo ortodontista e ele irá avaliar o melhor momento para você procurar um cirurgião buco-maxilo-facial.

7. Prognatismo

Neste caso, ocorre o contrário do retrognatismo. A mandíbula cresce em excesso e ultrapassa a maxila. Quem possui este problema apresenta o queixo grande e a face côncava, tendo o lábio inferior com maior volume que o superior. As principais causas, tanto para o retrognatismo, quanto para o prognatismo, estão relacionadas a fatores genéticos, endócrinos, funcionais e ambientais.

Se você identificar qualquer um desses problemas, procure um dentista. Ele saberá fazer o diagnóstico correto e conduzir o tratamento mais indicado.

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.