Blog Dentalclean
Destaque - Fluorose dental - água e outros alimentos que contêm flúor podem prejudicar

Fluorose dental: água e alimentos que contêm flúor podem prejudicar?

4.6/5 - (5 votes)

Saiba como identificar a fluorose e evitar as manchas esbranquiçadas nos dentes

Diversos fatores podem influenciar na coloração dos dentes. Hábitos como o tabagismo, ingestão de determinados alimentos, entre outras coisas, contribuem para a alteração da pigmentação dentária. Um dos problemas mais comuns relacionados a estas mudanças na coloração é a fluorose dental, caracterizada pelo excesso de flúor no esmalte do dente.
Os efeitos são estéticos, pois a superfície torna-se mais porosa, dando um aspecto opaco e causando manchas, cuja tonalidade varia de acordo com a gravidade do quadro. Podem ser esbranquiçadas ou acastanhadas e marrons, em casos mais severos. As manchas não desaparecem naturalmente e é necessário tratamento adequado.

Importância do flúor

O flúor é um elemento químico encontrado na natureza, na forma mineral. É utilizado para fins odontológicos, pois se concentra nos dentes, ajudando a endurecer o esmalte e a prevenir a cárie dentária. Atua também nos processos de desmineralização e remineralização, que ocorrem naturalmente na boca.
Tem ainda ação bactericida e é aplicado, inclusive, no tratamento de água, por diversos serviços públicos de saneamento, que distribuem água fluoretada à população.

Flúor na alimentação

Alguns alimentos também são ricos em flúor. Entre eles, destacam-se o arroz, feijão, cebola, alho, frutos do mar e peixes, em geral, fígado bovino e folhas verdes. Além de alimentos industrializados, que têm água fluoretada na composição. Por isso, deve haver atenção aos hábitos alimentares, procurando equilibrar doses saudáveis da substância, para evitar a ocorrência da fluorose.

Fluorose em crianças

A fluorose, na maioria dos casos, é desenvolvida na infância. Ocorre durante o período de formação e troca dos dentes decíduos, os chamados dentes de leite, pelos permanentes. Nesta fase, que vai, geralmente, de 0 a 6 anos de idade, devido à ingestão de grandes quantidades de flúor, o esmalte dentário pode apresentar manchas esbranquiçadas.
Por isso, é necessário controlar o consumo de flúor. A substância é fundamental para uma higienização bucal adequada e completa, ajudando a prevenir contra a cárie, porém, em excesso é prejudicial. Não há um consenso sobre o tema, portanto, é preciso consultar um dentista para avaliar o uso ou não de creme dental com flúor na higienização bucal das crianças.

Tratamento

O diagnóstico da fluorose pode ser feito em exame clínico realizado pelo dentista. Apesar de apresentar sintomas visíveis pelo próprio paciente, o profissional é quem deverá avaliar a existência do problema, pois as manchas brancas podem ser indícios de uma cárie em estágio inicial. Caso seja constatada a fluorose, o tratamento irá variar de acordo com a gravidade.
Em casos mais brandos é realizada a microabrasão. Este procedimento consiste em lixar o esmalte danificado, para chegar à camada onde há pigmentação natural, polir e aplicar flúor para auxiliar a remineralização. Já quando a estética e a estrutura dos dentes são danificadas, em casos de maior gravidade, outros tratamentos, como facetas de porcelana, lentes de contato ou clareamento podem ser realizados.

Como evitar

Gel Dental Extreme Ice - Fluorose dental: água e alimentos que contêm flúor podem prejudicar?Para prevenir a fluorose tanto em crianças, quanto em adultos, a melhor alternativa é o controle da ingestão de flúor. Ter em mente que ele está presente em diversos alimentos, na água e em cremes dentais e, assim, balancear o consumo. A Dentalclean possui em sua linha de produtos o gel dental Extreme Ice, que não contém flúor e é indicado a pacientes que tenham desenvolvido a fluorose.

E você, sabe de algum outro alimento que contém flúor? Já sofreu de fluorose dental? Comente aqui!

Leia mais: 8 mitos e verdades da saúde bucal

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.