Blog Dentalclean
A importância de cuidar dos dentes de leite

A importância de cuidar dos dentes de leite

4.2/5 - (23 votes)

Os dentes de leite, apesar de serem temporários, devem receber tantos cuidados quanto os dentes permanentes. São eles que preparam a criança para receber os dentes definitivos, assim como executam funções essenciais na infância.

Quando surgem?

A dentição humana se divide em duas etapas. A primeira se inicia perto dos seis meses, quando surgem os incisivos centrais inferiores. A fase dos dentes de leite vai até os seis ou sete anos, idade em que eles começam a ser substituídos pelos permanentes. Os últimos permanentes só surgem entre 11 e 12 anos – com exceção dos sisos que só aparecem por volta dos 18 anos.

Funções

Nos primeiros meses de vida o bebê não possui nenhum dente e sua alimentação tem como base o leite materno e outros líquidos. Ao passo que a criança começa a crescer e com o aparecimentos dos dentes, alimentos mais sólidos são inseridos na alimentação.

Após os dentes posteriores despontarem a criança passa a compartilhar a mesma refeição dos adultos. E os dentes se tornam responsáveis pela mastigação, ato que faz com que o pequeno exercite a musculatura da face e desenvolva o rosto de forma harmônica, o que diminui a possibilidade de problemas ortodônticos.

Além de possibilitar a mastigação e auxiliar no desenvolvimento facial, os dentes são essenciais para os avanços na fala. Enquanto os dentes de leite se formam, a criança desenvolve simultaneamente um dos aspectos mais essenciais da comunicação. Perder algum dente antes do previsto pode comprometer a fala da criança nesse momento de aprendizado, já que são eles que ajudam na articulação dos fonemas.

Os cuidados com os dentes de leite são necessários ainda pela função de preparo para chegada dos permanentes. Eles mantêm o espaço para o posicionamento correto dos dentes definitivos e evitam problemas estéticos no futuro.

Higiene

A higienização deve começar assim que aparecer o primeiro dente. Para isso, existem dedeiras e escovas específicas para essa fase. Com a formação completa dos dentes de leite, é preciso manter o hábito de escová-los, aplicando uma pequena quantidade de creme dental, além de ensinar a criança a importância dessa rotina para a prevenir as cáries.

Uma alimentação saudável com pouco açúcar também diminui as chances do aparecimento de cáries na infância. Vale ressaltar ainda a necessidade do acompanhamento de um dentista desde o início da formação dos dentes de leite.

Você tem filhos pequenos e está com dúvidas em relação aos dentes de leite? Deixe uma pergunta, iremos te responder!

Leia também: Dos dentes de leite ao permanentes: tudo sobre os dentes das crianças

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.