Blog Dentalclean
Musicoterapia no consultório: técnica relaxa o paciente

Musicoterapia no consultório: técnica relaxa o paciente

3.7/5 - (3 votes)

Na Segunda Guerra Mundial, a música era usada para fins terapêuticos com o intuito de auxiliar a reabilitação de soldados feridos em confronto. Atualmente, a musicoterapia tem o objetivo de cuidar das necessidades físicas e psíquicas de um paciente em conjunto com o tratamento tradicional.

A música age diretamente no cérebro na região responsável pelas emoções. As canções ainda são capazes de aumentar a produção de endorfina, um neuro-hormônio que causa a sensação de prazer. O resultado é comprovado cientificamente. Estudos da área da medicina mostram que a música clássica influencia os batimentos cardíacos e ajuda a regular a pressão arterial, além de diminuir o estresse e causar relaxamento.

Música na odontologia

Na área da odontologia a música também tem se mostrado eficiente. Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou que a música como estratégia de distração é uma prática possível no controle da ansiedade em crianças durante o atendimento odontológico. A técnica ainda tem a vantagem de ser segura, de fácil execução e com baixo custo.

A música usada no atendimento odontológico ainda ameniza a sensação de desconforto dos pacientes. O barulho dos aparelhos, como o da caneta de alta rotação, costuma ser causa de medo e apreensão. Com a música, esse desconforto é aliviado, o que dá ao paciente mais segurança e tranquilidade para um possível retorno.

Diante de tantos benefícios, é válido tentar aplicar essa técnica no seu consultório. O repertório pode ser do seu gosto e o volume não deve ser muito alto. Se você tem mais proximidade com seu paciente e conhece o gosto pessoal dele, é interessante escolher músicas com as quais ele se sinta confortável e confiante.

O que você deve evitar é a utilização de sons estimulantes, como ritmos muito animados. Procure músicas que despertam a sensação de relaxamento. E claro, peça a opinião dos seus pacientes e veja se a técnica está agradando. Eles também podem te ajudar a encontrar o repertório perfeito.

Já testou esse método no seu consultório? Comente aqui e conte sua experiência!

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.