Blog Dentalclean
o que é ATM

O que é ATM: TUDO o que você precisa saber sobre o assunto

Rate this post

Tudo o que você precisa saber sobre o que é ATM e as opções de tratamento para as disfunções temporomandibulares

Dores de cabeça, dificuldade para abrir e fechar a boca e zumbidos no ouvido podem indicar um problema maior. Estamos falando de uma disfunção na articulação temporomandibular, também conhecida como ATM, umas das articulações mais importantes do corpo humano. 

Mas afinal, o que é ATM e quais os verdadeiros problemas que uma anomalia nesta região podem trazer? Para ter uma ideia, dependendo do caso, podem ocorrer inflamações, degeneração e até dificuldade para falar. 

Se você está passando por algum dos sintomas, como enxaqueca e dores na região da mandíbula, recomendamos procurar um profissional especializado para tratar a ATM. Afinal, sofrer com isso pode prejudicar bastante a rotina e a qualidade de vida. 

Para que você fique por dentro do assunto e possa explicar tudo ao profissional, preparamos este conteúdo completo sobre ATM. Além disso, vamos dar algumas dicas de como aliviar os desconfortos. Continue a leitura para entender melhor!

O que é ATM?

ATM é uma sigla para “Articulação Temporomandibular”. É uma das articulações mais importantes da face humana, sendo responsável por ligar diretamente o osso da mandíbula ao osso do crânio. Por isso, os músculos relacionados à ATM são importantes para morder, mastigar, bocejar, falar e executar muitas outras tarefas. 

Em outras palavras, os músculos da ATM são responsáveis por qualquer movimentação no maxilar. A articulação é bastante flexível, formada por cartilagem e ligamentos, o que permite diversos movimentos nas partes da cabeça, boca e pescoço. 

Quando acontece qualquer disfunção na ATM – chamada de Disfunção Temporomandibular (DTM) – é essencial consultar um profissional especializado. Do contrário, o problema pode se agravar e causar bastante dor, prejudicando ações básicas do cotidiano. 

Quais são os sintomas de uma disfunção na ATM?

Agora que você já sabe o que é ATM, vamos explicar quais são os sintomas das disfunções temporomandibulares (DTM). Assim como qualquer articulação, a região também está sujeita a dores, inflamações e até mesmo degeneração. Saiba alguns sintomas para ficar de olho:

  • Dores na região da cabeça: testa, fundo dos olhos e têmporas;
  • Dores e zumbido nos ouvidos;
  • Dificuldade para mastigar alimentos duros;
  • Tonturas e vertigens;
  • Barulho ao abrir e fechar a boca;
  • Desgaste dentário;
  • Travamentos na mandíbula. 

Conheça os fatores que podem levar à DTM

A ATM é uma parte do corpo muito específica e interligada. Por exemplo, quando se move a articulação direita, a esquerda também se move. Por sua vez, a articulação temporomandibular tem uma relação direta com os dentes. Portanto, algumas causas que podem levar à DTM, são:

  • Mordida torta;
  • Falta de dentes;
  • Próteses mal colocadas ou com desgaste;
  • Bruxismo;
  • Hábito de morder objetos. 

Além dos problemas dentários, existem outros fatores que podem levar à disfunção temporomandibular, como: traumatismo na face e pescoço, artrites e artroses, estresse emocional, cirurgias de siso e muito mais. 

Quais são os riscos do problema na ATM?

Não tratada, a DTM pode levar a problemas seríssimos de saúde. A dor é um dos maiores riscos – alguns pacientes chegam a relatar dor no pescoço, ombros e olhos. Isso sem falar nas dificuldades para executar tarefas simples do dia a dia, como mastigar e até mesmo bocejar. Tudo isso pode prejudicar bastante o cotidiano. 

Imagina o pesadelo de não conseguir falar em uma reunião do trabalho ou conversar com a família nos momentos de lazer?

Além das dores, o transtorno pode trazer consequências graves para saúde bucal, podendo levar aos problemas articulares na boca, doenças degenerativas e consequentemente alterações na mordida e na fala. Em casos mais extremos, os dentes podem se desgastar e sofrer fraturas. 

3 opções de tratamento para a ATM

Para evitar os riscos e outras complicações maiores, é fundamental procurar ajuda médica com clínicos especializados e cirurgiões dentistas devidamente habilitados para cuidar da ATM. As nossas dicas para tratar o problema são apenas de caráter informativo. Confira:

#1 – Uso de placas de mordida

As placas de estabilização ou placa de oclusão são bastante utilizadas para o tratamento da DTM. Isso porque elas atuam relaxando a musculatura, deixando a articulação estabilizada e protegendo os dentes. O uso dos componentes devem ser orientados após a avaliação do dentista.

Geralmente, as peças são desenvolvidas em acrílico sob medida, sendo indicadas principalmente para quem tem bruxismo – o hábito de ranger os dentes que provoca desgaste dentário e dores na ATM. 

#2 – Fisioterapia e técnicas de relaxamento

A fisioterapia pode ser uma excelente aliada para curar as disfunções temporomandibulares. Os exercícios são importantes para diminuir a inflamação, aumentar a força e estabilidade da articulação e promover um melhor funcionamento da ATM. A partir da avaliação do caso, o fisioterapeuta pode indicar sessões de osteopatia, estimulação elétrica, vibração de ultrassom e terapias com calor ou frio. 

Além disso, você pode optar por técnicas de relaxamento para minimizar a dor na ATM. Sendo assim, invista em atividades como meditação, acupuntura, leitura e tudo mais que traga a sensação de bem-estar. Neste sentido, vale procurar auxílio de um psicoterapeuta ou psicólogo para ajudar no tratamento. 

#3 – Cirurgia

Reservada para casos mais específicos e graves, a cirurgia é uma das opções de tratamento para disfunção temporomandibular. Geralmente, ela é indicada quando há uma fratura ou existência de uma grande deformidade na ATM. 

Vale ressaltar que a cirurgia é somente indicada quando não houve nenhuma melhora com o tratamento clínico, o que acontece somente em situações raras. 

DICA EXTRA: Cuide da sua saúde bucal durante o tratamento na ATM

Como você pode notar, as disfunções temporomandibulares podem causar uma série de problemas, inclusive na saúde bucal. Sendo assim, é essencial estar atento quanto aos hábitos de higiene, principalmente durante o tratamento. 

Não se esqueça de escovar os dentes com uma escova de cerdas macias após as refeições, passar o fio dental e usar o enxaguante. Dessa forma, você evita a proliferação de bactérias nessa região que já está dificultada devido aos problemas na ATM. 

Conte com a Dentalclean para cuidar da sua higiene bucal. Somos uma marca com experiência no mercado e oferecemos uma série de produtos para cuidar do sorriso de toda a sua família. Clique aqui e confira as opções.

Agora que você já sabe o que é ATM e como tratar a DTM, aproveite para ler outros conteúdos no nosso blog sobre saúde bucal para adultos e crianças. 

Deixe seu comentário ↓

Dr. Cláudio Romagnoli

Dr. Cláudio Romagnoli é dentista especializado em Reabilitação Oral e Estética Dental, clínico em tempo integral, atende em Londrina- PR.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.