Blog Dentalclean
quantos dentes temos na boca

Quantos dentes temos na boca e anatomia do dente: tudo sobre o assunto

4.5/5 - (2 votes)

Os dentes são essenciais para executar diversas funções no dia a dia. Eles cumprem um papel fundamental na execução da fala, na mastigação dos alimentos e ainda compõem a estética facial, garantindo uma parte da autoestima dos seres humanos. Mas você sabe quantos dentes temos na boca? E mais, sabe como é a anatomia do dente?

A verdade é que conhecer essas informações ajuda a aprimorar a saúde bucal. Quando se está bem informado, fica mais fácil cuidar dos dentes da maneira correta ou até mesmo explicar um problema que está acontecendo para o dentista. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo completo que fala sobre quantos dentes temos na boca e tudo sobre anatomia dentária. Dessa forma, você vai enriquecer sua bagagem de conhecimentos e ainda evitará problemas maiores com a saúde bucal, como cáries e gengivite. Continue a leitura com a gente!

Mas afinal, quantos dentes temos na boca?

O número oficial que uma pessoa adulta possui é de 32 dentes (16 em cima + 16 em baixo). Já nas crianças, são apenas 20 dentes decíduos – ou seja, os dentes de leite – sendo 10 em cima e 10 embaixo. A quantidade de dentes que temos na boca pode variar por causa de alguns fatores, como doenças, idade e até mesmo evolução humana. 

A maioria dos indivíduos atinge o conjunto completo de dentes na fase da adolescência. 

Para os adultos, é válido lembrar que, dos 32 dentes, os sisos estão contados. E em muitos casos, eles acabam sendo retirados por problemas de má oclusão dentária. Por isso, é normal ter menos dentes na boca do que o “número oficial”. 

Além disso, existem diversos casos de pessoas que não desenvolveram alguns dentes. Isso se deve à evolução e às consequentes mudanças de hábitos dos seres humanos. 

Sendo mais, é normal ter entre 28 e 32 dentes na boca. Mas pode ter gente que apresenta menos dentes ainda, devido ao avançar da idade e propagação de doenças que levam à queda dos dentes.

Quais são os nomes dos dentes?

Agora que você já sabe quantos dentes temos na boca, chegou a hora de conhecer o nome dos dentes e suas respectivas funções. Dessa forma, você vai entender melhor o papel que cada dente desempenha na sua arcada dentária. Confira abaixo:

Dentes incisivos: são os localizados na parte da frente do sorriso. Ou seja, aqueles que enxergamos logo de cara. A principal função deles é cortar os alimentos no ato da mordida e dar sustentação aos lábios. 

Caninos: são os dentes de “vampirinho” que servem para rasgar e cortar os alimentos em pedaços pequenos. Eles atuam com os dentes incisivos ajudando a formar as palavras. 

Pré-molares: dentes com duas pontas na superfície que tem a função de esmagar e moer os alimentos. Os pré-molares são essenciais para mastigar tudo aquilo que comemos – quase nada passa despercebido por eles. 

Molares: devido às suas várias pontas na superfície, os dentes molares também trituram os alimentos. Eles estão localizados bem no canto da boca. Por isso, sempre empurramos a comida para lá ao mastigar. 

Siso: os últimos molares, ou terceiros molares, são os sisos. Eles são os últimos dentes molares que crescem na arcada dentária, ocupando os lados superiores e inferiores do maxilar. Em muitos casos é recomendado extraí-los devido a sua posição e para evitar desalinhamentos nos dentes. 

E as suas numerações?

A numeração dos dentes é um sistema utilizado pelos dentistas para facilitar a identificação de um dente em particular. Sendo assim, usar a numeração dentária auxilia a identificar de maneira mais fácil um problema que está acontecendo com determinado dente. Dessa forma, a comunicação com os profissionais odontológicos se torna mais simples e assertiva. 

Os dentes são divididos em quadrantes: 1º, 2º, 3º e 4º. Cada quadrante, possui um total de 08 dentes:

  • Dentes incisivos centrais superiores (11 e 21)
  • Dentes incisivos centrais inferiores (31 e 41)
  • Incisivos laterais superiores (12 e 22)
  • Incisivos laterais inferiores (32 e 42)
  • Caninos superiores (13 e 23)
  • Caninos inferiores (33 e 43)
  • Primeiros pré-molares superiores (14 e 24)
  • Segundos pré-molares superiores (15 e 25)
  • Primeiros pré-molares inferiores (34 e 44)
  • Segundos pré-molares inferiores(35 e 45)
  • Primeiros molares superiores (16 e 26)
  • Segundos molares superiores (17 e 27)
  • Segundos molares inferiores (13 e 47)
  • Sisos superiores (18 e 28)
  • Sisos inferiores (38 e 48)

Anatomia do dente: qual é a sua estrutura?

O dente é uma estrutura altamente complexa. Sua anatomia é formada por uma coroa, a parte superior do dente que determina a sua função, linha de junção dos dentes de gengiva e uma raiz, que está dentro do osso e mantém o dente fixo na estrutura facial.

Além disso, o dente possui o esmalte (tecido duro e mineralizado que pode ser danificado devido à falta de higienização), a dentina, onde ficam os milhões de túbulos que levam a polpa (tecido mole situado no centro do dente onde se encontram o nervo e os vasos sanguíneos). 

Importância de cuidar do sorriso

Como comentamos no início deste conteúdo, os dentes são importantíssimos para diversas tarefas do cotidiano. Sem eles, não teríamos como falar e comer. Isso sem falar nas outras funções que os dentes desempenham um papel importante, como respirar e sorrir. 

Então, agora que você já sabe quantos dentes temos na boca, não deixe de cuidar de toda a sua anatomia dentária. 

Sendo assim, é indispensável retirar os restos de alimentos com um fio dental. Em seguida, a escovação deve ser feita para remover toda a placa bacteriana e prevenir doenças periodontais. Com isso, você também consegue prevenir o aparecimento das tão temidas cáries. 

Por fim, não se esqueça do enxaguante bucal. Ele vai garantir um hálito fresco e protegido por mais tempo. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre quantos dentes temos na boca é só deixar nos comentários! 

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.