Blog Dentalclean
dente inflamado

Dente inflamado: como identificar e o que fazer

Rate this post

O dente inflamado pode causar uma série de desconfortos. Desde o rosto inchado até as dores constantes, são sintomas comuns da infecção dentária. Por isso, é muito importante investigar a dor de dente – por menor que seja – e tomar todos os cuidados com a higiene bucal, além de visitar um dentista, é claro. 

Vale lembrar que o dente inflamado pode causar mais do que dores. A complicação, quando não tratada, tende a evoluir para situações mais graves, como cáries, gengivite e muito mais. 

Para que você fique bem informado sobre o assunto, preparamos este artigo especial sobre dente inflamado. Aqui, você vai saber o que é, sintomas e como cuidar. Acompanhe a leitura com a gente!

O que é um dente inflamado?

É uma condição chamada pulpite, ou seja, uma inflamação na polpa dentária – a parte mais interna do dente. Geralmente, a inflamação dentária surge com dores fortes. Afinal, a região é composta por diversos vasos sanguíneos e nervos responsáveis pelas funções vitais da arcada dentária. 

A dor causada pela pulpite pode ser bem desconfortável, sendo ainda mais intensa em períodos de mastigação e ingestão de alimentos muito frios ou muito quentes. 

Quando não tratado, o dente inflamado pode formar bolsas de pus na raiz do dente. Com isso, aumentam-se as chances de atingir outras partes do corpo, como mandíbula, seios nasais e até o cérebro. 

Em outros casos, quando a polpa é bastante comprometida, por conta do processo de degeneração, não é possível recuperar o dente. Nestes casos, cabe a avaliação do dentista para selecionar a melhor forma de tratamento. 

Dente inflamado: sintomas para ficar de olho

Por se tratar de uma inflamação no tecido da polpa dentária, o sintoma mais perceptível é a dor. Isso acontece devido a pressão feita pela polpa dentária durante o processo inflamatório. Além disso, existem outros sintomas de dente inflamado, são eles:

  • Dor que irradia dos dentes para o maxilar e pescoço;
  • Dente com coloração escura;
  • Vermelhidão das gengivas;
  • Febre;
  • Inchaço na bochecha;
  • Sensibilidade a estímulos;
  • Dores de cabeça;
  • Sensação de boca amarga;
  • Mau hálito;
  • Inchaço dos gânglios do pescoço.

Ao negligenciar os sintomas, você traz uma série de prejuízos para a sua saúde bucal – sendo que alguns danos podem ser irreversíveis. Por isso, é muito importante procurar atendimento odontológico especializado em dente inflamado. 

O que causa dente inflamado?

Na maioria das vezes, o dente inflamado acontece por conta da exposição da dentina (gengiva retraída) e pela evolução das cáries. Isso porque as complicações facilitam o acesso das bactérias à região central dos dentes, podendo gerar o quadro de inflamação pulpar. 

Sendo assim, podemos dizer que a causa mais comum para o dente inflamado é o acúmulo de bactérias. O que indica falta de adesão aos bons hábitos de higiene: limpeza após as refeições, com o uso de fio dental e enxaguante. 

Neste sentido, vale evitar alimentos e bebidas muito açucaradas que tendem a deixar resíduos na dentição. Dessa forma, as bactérias não conseguem se proliferar e liberar toxinas com tanta facilidade. 

Estou com o dente inflamado: o que fazer?

O primeiro passo para tratar o dente inflamado é entender o diagnóstico da pulpite e o grau que ela foi detectada. 

Por isso, é tão importante procurar atendimento especializado. Um dentista geral ou estomatologista são os profissionais certos para garantir um diagnóstico preciso. 

Quando reversível, será feito o tratamento de dente inflamado por meio de capeamento pulpar indireto e restauração dentária. Com isso, é removido o agente causador da doença (ou seja, a cárie). 

Já em casos irreversíveis de pulpite crônica, o tratamento é mais invasivo. Costuma-se fazer a pulpectomia – remoção da polpa dentária – e tratamento de canal. Além disso, também pode ser indicado o processo de desvitalização do dente (endodontia), quando a lesão pulpar possui uma extensão considerável e não pode ser coberta. 

De todo modo, é importante ter em mente que a inflamação dentária tem cura e pode ser solucionada pelo tratamento odontológico profissional. 

Descubra o que é bom para dente inflamado

Chegou a hora de saber o que é bom para dente inflamado. O primeiro passo é rever seus cuidados diários com a higiene bucal. 

Por exemplo, utilizar uma escova de cerdas macias ajuda a evitar a retração gengival. Além disso, também é importante fazer movimentos circulares, sem aplicação de força excessiva. O uso do fio dental e enxaguante também é indispensável para evitar a proliferação de bactérias que podem deixar o dente inflamado. 

Outra dica é utilizar o Gel Regenerador Sensitive, da Dentalclean. A cada uso, o produto repõe os minerais do esmalte dentário e ajuda a regenerar cáries em estágios iniciais. Sendo assim, atua nos sinais invisíveis da erosão.

Além disso, outros benefícios são:

  • Recuperar a superfície dos dentes;
  • Aliviar a sensibilidade;
  • Aumentar a resistência do esmalte dentário;
  • Manter a boca livre de bactérias por até 13 horas. 

Com todas essas vantagens, fica difícil ficar com os dentes inflamados.

O Gel Regenerador Sensitive foi desenvolvido com base em estudos e pesquisas com mais de 2 mil pacientes, sendo aprovado pela Associação Brasileira de Odontologia. 

Quando aliado com bons hábitos de alimentação, as boas práticas têm ainda mais resultados. Então, procure manter uma dieta balanceada, beber bastante água e cuidar de todo o organismo. Dessa forma, temos certeza que você não ficará com o dente inflamado ou qualquer outro problema bucal grave. 

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.