Blog Dentalclean
Erros comuns ao escovar os dentes

5 erros comuns ao escovar os dentes

5/5 - (1 vote)

Escovar os dentes é um processo que está inserido na rotina de todos. De tão corriqueiro, pode parecer simples e não receber a devida atenção. É claro que você sabe que esse hábito é fundamental e deve ser bem executado, já que é a principal forma de manter a saúde bucal. Mas você sabe mesmo escovar os dentes corretamente? Não acha que está cometendo nenhum erro? Se você não tem certeza dessas respostas, veja a seguir 5 hábitos errados que você pode fazer na hora de usar a escova dental.

1. Colocar muita força

É claro que na escovação é importante remover os possíveis restos de comida e manchas que ficaram nos dentes. No entanto, é necessário ir com calma. Não precisa exagerar e aplicar pressão demais, assim você evita que o esmalte – responsável exatamente pela proteção dos dentes – se desgaste. Ao escovar, o ideal é fazer movimentos suaves, visto que é mais importante como se escova e não a força que se aplica.

2. Escovar rápido demais

Escovar os dentes não pode ser visto como uma obrigação. É interessante que seja um hábito para uma boa saúde bucal. Quando a pessoa faz desse hábito uma obrigação, acaba por não concluir a tarefa adequadamente. O tempo médio para escovar os dentes da forma correta deve ser de pelo menos dois minutos. Menos que isso é bem provável que os restos de alimentos, as manchas e a placa continuem na boca.

3. Escovar de forma errada

Os movimentos na hora de escovar devem ser sempre de cima para baixo. Do contrário, você corre o risco de empurrar a gengiva para cima, o que pode ocasionar a exposição da raiz e a sensibilidade nos dentes. Para facilitar o processo, você pode dividir a boca em quatro partes e começar pelo lado superior esquerdo, na sequência o direito. Após isso, escove a parte inferior esquerda e, então, a direita. Fique pelo menos 30 segundos em cada parte, assim você conclui a escovação nos dois minutos recomendados.

4. Escovar imediatamente após as refeições

Escova Dental Romero Britto - 5 erros comuns ao escovar os dentesÉ bem comum encontrarmos pessoas que almoçam e já correm para o banheiro escovar os dentes. Contudo, isso não é o mais recomendado. O melhor é esperar meia hora para realizar a escovação. A explicação é que esse é o tempo ideal para a saliva neutralizar os ácidos dos alimentos que você ingeriu – ao espalhar esses ácidos durante a escovação você pode causar a erosão dentária – e também é o tempo limite para a placa começar a se instalar.

5. Exagerar na frequência

Se por um lado muitas pessoas não se importam com a escovação, por outro há quem exagere. Não existe um número perfeito na frequência diária, porém, a escovação deve ser feita após as refeições. Então, se você toma café da manhã, almoça e janta, escove os dentes três vezes ao dia. No entanto, lembre-se que a qualidade é mais importante que a quantidade. Não precisa escovar muitas vezes ao dia, foque em realizar o processo sempre da forma correta.

Tem mais dúvidas sobre a escovação? Curta a página da Dentalclean no Facebook, lá compartilhamos muitas dicas.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.