Blog Dentalclean
Motivos para você usar enxaguante bucal

Enxaguante Bucal: 5 Motivos para você usar

5/5 - (1 vote)

Hábitos como escovar os dentes, usar fio dental e se consultar regularmente com um dentista são essenciais para a saúde bucal. No entanto, é possível fazer mais para manter os dentes bonitos e um sorriso saudável. O uso do enxaguante bucal pelo menos uma vez por dia auxilia na redução de bactérias e previne doenças periodontais, como a gengivite. Se você ainda tem alguma dúvida dos benefícios do enxaguante bucal, veja 5 motivos para usá-lo.

Antisséptico Extreme Ice - 5 Motivos para você usar enxaguante bucal

1. Usar enxaguante é rápido

Após usar o fio dental e realizar a escovação, basta colocar 20 ml no copo medidor e fazer bochechos de 30 segundos. O uso do enxaguante bucal é rápido e causa uma sensação instantânea de refrescância e boca limpa.

2. Enxaguante bucal previne a cárie

As bactérias presentes na boca transformam os restos de alimentos em ácidos. Esses, ocasionam um processo de fermentação, corroendo o esmalte do dente e provocando a cárie. O enxaguante bucal tem substâncias que combatem essas bactérias e, dessa forma, previne o surgimento das cáries.

3. Enxaguante evita a placa bacteriana

A placa bacteriana é uma película que se adere aos dentes, formada por restos de alimentos, células descamadas e microrganismos. Caso a limpeza da boca não seja feita da maneira correta, a placa fica amarelada e se transforma no tártaro, dificultando ainda mais sua remoção e a higiene bucal. A prevenção deve ser feita por meio da higiene diária e o enxaguante ajuda a evitar o problema.

4. Combate o mau hálito

A má higiene bucal é um dos principais fatores que causam o mau hálito. Deixar de escovar os dentes após uma refeição, por exemplo, permite que restos de alimentos fiquem na boca, propiciando a ação de bactérias que liberam uma substância com um odor desagradável. O uso do enxaguante auxilia na melhora do hálito, já que o produto combate essas bactérias.

5. Protege da gengivite

A gengivite é causada pela placa bacteriana, que se instala entre os dentes e a gengiva e, se não for removida, as bactérias podem avançar pela gengiva. O problema desencadeia inflamação, sensibilidade e até sangramento, características da gengivite. Os enxaguantes bucais também têm ação contra essas bactérias, ajudando a proteger sua boca dessa doença.

Vale ressaltar que o enxaguante bucal não substitui a escovação. Ele deve ser usado como um complemento da rotina diária de higiene oral, que inclui o uso do fio dental e da escova.

Aprenda mais sobre enxaguante para gengivite neste conteúdo.

Deixe seu comentário ↓

Dr. Cláudio Romagnoli

Dr. Cláudio Romagnoli é dentista especializado em Reabilitação Oral e Estética Dental, clínico em tempo integral, atende em Londrina- PR.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.