Blog Dentalclean
Hábito de usar o fio dental

Como criar o hábito de usar fio dental?

5/5 - (1 vote)

A má higiene bucal pode causar inúmeros problemas de saúde, além de deixar a pessoa exposta a diversas situações constrangedoras. Imagina sair para almoçar, encontrar um amigo e conversar horas com ele até que, ao chegar em casa, perceber que um alface estava preso no dente o tempo todo. Que atire a primeira pedra quem nunca passou por isso. Para evitar que o constrangimento se repita, não há como fugir, é preciso realizar a higiene completa e da forma correta.

Não se esqueça do fio dental

O fio dental não serve somente para remover os resíduos de alimentos que se depositam entre os dentes, o fio dental é imprescindível para remover a placa bacteriana formada nas superfícies entre os dentes. Lá, a escova não consegue chegar.

Agora pense em um dente do fundo (um molar), ele tem 5 faces, duas delas estão entre os dentes e, consequentemente, a escova não limpa. Assim, se você escovar os dentes e não passar fio dental, deixará 2 faces sem limpar, ou seja, 40% das superfícies ficarão sujas após sua higiene bucal. Entendeu a importância do fio dental?

A permanência da placa bacteriana entre os dentes pode desencadear doenças periodontais e cáries entre os dentes (cáries interproximais), prejudicando ainda mais a busca pelo sorriso saudável.

As cáries entre os dentes são silenciosas e perigosas, pois elas não são visíveis facilmente, fazendo com que você só procure tratamento quando tiver dor. Além disso, essa dor já pode ser canal, justamente porque você não procurou tratamento à tempo.

Vale ressaltar que a escovação também faz parte do processo de uma boa higiene bucal. No entanto, o fio e a escova são complementares, de modo que usar apenas um ou outro é deixar espaço para a formação da placa. O motivo é que a escova realiza uma limpeza geral e o fio entra nos espaço em que a escova não alcança. Por isso é tão importante utilizar os dois todos os dias.

Como incluir esse hábito na sua rotina?

  • Ainda que passar o fio também limpe parte dos dentes, a sensação de refrescância da escovação traz uma ideia maior de limpeza. Por isso, o melhor é passar o fio dental antes da escova. Assim, a chance de abandonar o processo por já se sentir com a boca limpa é menor.
  • Escreva em um post-it colorido que deve passar o fio dental e cole no espelho do banheiro. Dessa forma, toda vez que for ao banheiro escovar os dentes, vai lembrar que é necessário realizar a limpeza com o fio primeiro.
  • Não adianta achar que vai começar passando o fio dental um dia e no dia seguinte terá o hábito para sempre. Contudo, inserir o processo aos poucos pode ajudar. No primeiro dia passe o fio em apenas um dente. No dia seguinte em dois e assim por diante. Ainda que limpar apenas um ou dois dentes não seja suficiente, ir devagar irá te auxiliar a criar um hábito saudável e duradouro.
  • Tenha sempre um na bolsa. Com isso, mesmo quando você for comer fora, não terá desculpa para deixar o fio dental de lado. O produto é prático e cabe em qualquer espaço sem pesar.
  • Lembre-se dos benefícios que uma boa higiene bucal traz. Você se protege de doenças como cáries, periodontite e gengivite. Além disso, fica livre do mau hálito e de possíveis constrangimentos.

Como passar o fio dental corretamente?

  • Após as refeições, aguarde 30 minutos para realizar a higiene. Esse é o tempo que a saliva leva para agir e neutralizar a acidez dos alimentos na boca. Depois disso, você pode cumprir sua rotina normalmente.
  • O ideal é pegar um fio longo e passar uma parte em cada área. Ou seja, a mesma parte do fio não deve ser aplicada em mais de um espaço, já que assim você corre o risco de levar as bactérias de um lugar para o outro.
  • Passe o fio dental com movimentos suaves de frente para trás e de baixo para cima, como se estivesse polindo um sapato.
  • Uma dica; se o fio dental desfiar ou arrebentar, significa que tem alguma suferfície pontiaguda, ou seja, pode ser uma cárie e você precisa visitar um dentista antes que esta cárie evolua para um canal.

E você, tem o hábito de passar fio dental? Deixe um comentário e conte-nos como insere esse processo na sua rotina.

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.