Blog Dentalclean
consulta ao dentista para crianças

Como fazer da consulta ao dentista uma boa experiência para as crianças

5/5 - (1 vote)

Nem sempre é simples convencer uma criança de que a visita ao consultório odontológico pode ser algo bom. Por vezes, a figura do dentista provoca medo nos pequenos, já que certos desenhos, vídeos e outras mídias criam uma imagem errada do profissional, fazendo com que a criança tema a consulta. O ambiente do consultório também tende a assustá-los – convenhamos que o barulho do “motorzinho” não é muito agradável. No entanto, é possível fazer dessa experiência algo positivo para os pequenos, de forma que ficará cada vez mais fácil convencê-los a sair de casa para ir ao dentista.

Em casa

Sempre antes de uma consulta, explique por que ele precisa ir, tomando cuidado para que seja de uma forma que a criança entenda. Se for uma consulta de rotina, tranquilize-a e diga que vai ser rápido e que não vai doer (esse é o principal medo das crianças). Quando ela voltar do consultório e perceber que realmente não sentiu dor, vai passar a confiar mais no dentista e em você. Caso contrário, vai dizer que você mentiu e vai ser mais difícil levá-lo para a próxima consulta.

Assim como você deve preparar a criança antes de sair de casa, é importante não colocar o dentista como uma punição para o pequeno. Dizer que se ele não se comportar, vai levá-lo ao dentista, só vai fazer ele pensar que o profissional é algo ruim e isso deve dificultar muito a abordagem do especialista.

No consultório

A postura dos pais é fundamental para manter a criança calma. É preciso demonstrar confiança no profissional e estar ciente de que o pequeno está seguro para não ceder às investidas dele para escapar da cadeira. Se o procedimento não dói, os pais devem orientar a criança de que o dentista é um amigo que vai o ajudar.

Buscar um odontopediatra é importante para deixar o pequeno mais à vontade durante a consulta. Ele é o profissional especializado no atendimento a crianças e sabe bem como lidar com elas. Além disso, possuem um ambiente voltado para o universo infantil, com o uso de objetos coloridos, brinquedos, personagens, desenhos na TV e outras técnicas que criam um espaço lúdico e que vai conquistar o pequeno.

Quanto mais cedo, melhor

Lembre-se que levar a criança desde muito pequeno ao dentista melhora o relacionamento dele com o profissional e diminui a chance dele desenvolver medo das consultas. Além disso, o acompanhamento é primordial para a saúde bucal da criança, já que nessa fase ela passa por muitas transformações. Sendo assim, não adie a primeira consulta e não desista das visitas quando ela falar que não gosta de ir ao dentista. A rotina de acompanhamento odontológico evita muitas doenças e, se alguma surgir, será descoberta no início, o que aumenta as possibilidades de um tratamento sem dor.

Queremos saber de você, seu filho também dá trabalho quando o assunto é ir ao dentista?

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.