Blog Dentalclean
higiene bucal na gestação

A importância de manter a higiene bucal na gestação

5/5 - (3 votes)

Durante a gravidez é recomendado que a mulher visite certos especialistas para o pré-natal, entre eles, o dentista. O motivo está nas mudanças no corpo feminino provocadas pelos hormônios da gestação. Essas transformações podem prejudicar a saúde bucal da grávida e causar complicações na mãe e no bebê, podendo ocasionar até um parto prematuro. A boa notícia é que é possível prevenir tais problemas e ter uma gestação mais tranquila e saudável, veja como a seguir.

Prevenção

Escova Dental Extreme Ice - A importância de manter a higiene bucal na gestaçãoÉ normal que a grávida fique com o organismo mais vulnerável, consequência das alterações hormonais, que afetam o corpo de uma forma geral, inclusive a boca. São os hormônios também que podem facilitar inflamações da gengiva, um quadro conhecido como gengivite gravídica, problema que se manifesta principalmente pelos sinais de sangramento e dor no uso do fio de dental. Por isso, o cuidado deve ser redobrado com essa região. A Dentalclean possui em sua linha de produtos a escova dental Extreme Ice, com cerdas ultrafinas e macias que proporcionam limpeza profunda, sem agredir a gengiva.

A melhor forma de prevenção ainda é a higiene bucal. A grávida precisa ficar atenta e não esquecer de usar o fio dental. É ele que vai chegar nas regiões em que a escova não conseguiu, evitando a formação da placa e das consequências que ela pode causar. A rotina de higiene deve acontecer durante toda a gravidez, especialmente no início, quando a mulher costuma ter mais enjoos, o que deixa a boca ácida e pode prejudicar o esmalte dos dentes. Quando a indisposição passar, o ideal é usar um enxaguante bucal ou fazer bochechos com água para diminuir a acidez da boca.

Complicações

Todo esse cuidado tem um motivo: os problemas bucais poderiam causar o nascimento prematuro do bebê. A área da odontologia já conta com pesquisas que comprovam como a ação de moléculas inflamatórias e outras toxinas presentes nas bactérias da periodontite e da gengivite chegam à placenta da mãe. Esse acontecimento ocasiona a liberação de prostaglandinas e citocinas, substâncias que induzem o parto, podendo levar ao nascimento do bebê antes da hora desejada.

Tratamentos

A qualquer mudança na boca, seja dor, sangramento ou outro sintoma, o melhor é procurar um especialista o mais rápido possível. Se houver necessidade de um tratamento, o dentista saberá como proceder de forma segura e evitar complicações que afetem o bebê.

A anestesia é um exemplo de como os tratamentos odontológicos são seguros para as grávidas. A composição do anestésico é especial para mulheres nessa condição e não causa o estreitamento de vasos sanguíneos, algo que poderia prejudicar o bebê. Caso você esteja grávida e vá a um consultório para realizar algum procedimento, não esqueça de informar ao profissional sua condição, assim o especialista irá agir da forma ideal..

Você está grávida? Conta aqui como cuida da sua saúde bucal!

Leia também: Dos dentes de leite ao permanente: tudo sobre os dentes da criança

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.