Blog Dentalclean
Kit higiene bucal

Kit higiene bucal: importância e como montar o seu

5/5 - (1 vote)

Como vai a saúde do seu sorriso? Para melhorar, um kit de higiene bucal pode ser de grande ajuda

Não é novidade que bons hábitos de higiene bucal são extremamente importantes no dia a dia. Deixar de lado esses cuidados pode resultar não só em cáries e mau hálito, mas, também, em complicações maiores, como dor de dente e doenças periodontais. Isso sem falar no lado estético, que também pode ficar bastante comprometido.

Por outro lado, a gente entende que diante das tarefas do dia a dia é difícil manter os cuidados essenciais com a boca. Em meio ao trabalho, faculdade e família, essa tarefa pode acabar passando despercebida, o que é um erro gravíssimo quando o assunto é higiene bucal.

Se você se identifica com tudo isso, está na hora de montar um kit higiene bucal com tudo que você precisa para não se esquecer de escovar os dentes, passar o fio dental e manter o hálito sempre fresco. Ficou curioso para saber mais? Então, continue a leitura deste artigo.

O que é um kit de higiene bucal?

O kit higiene bucal é um conjunto de produtos que ajudam a garantir uma limpeza excelente dos dentes e da boca. Esse kit pode servir para uso em casa, mas é ainda mais útil para quem passa o dia fora, seja trabalhando, estudando ou até mesmo se divertindo ou praticando atividades físicas.

Ao carregar o kit de higiene pessoal, você consegue garantir o cuidado do seu sorriso em qualquer momento do dia. Isso porque os itens mais essenciais podem estar sempre ao seu alcance seja onde for.

Dessa forma, é possível controlar o biofilme, removendo a placa bacteriana imediatamente, evitando a proliferação de bactérias causadoras de doenças com a cárie e gengivite, mantendo o sorriso saudável.

Quais produtos de higiene bucal são mais importantes?

Não é difícil ter seu próprio kit de higiene bucal. Seu dentista pode montar de acordo com suas prioridades, mas você também consegue escolher os produtos mais importantes para ter com você. Normalmente, são eles:

  • Escova de dentes;
  • Creme dental;
  • Fio dental;
  • Enxaguatório bucal.

Com esses itens, é possível conseguir aquele sorriso perfeito que você sempre sonhou. Contudo, é válido atentar-se a alguns pontos na escolha desses produtos.

Por exemplo: a escova de dentes precisa ser de cerdas macias ou medianas. Isso porque escovas de cerdas duras podem danificar o seu esmalte dentário, devido a força aplicada durante a escovação. Não se esqueça que escovar os dentes deve ser feito com calma, com pelo menos dois minutos de duração em todas as superfícies e de todos os lados, (30 segundos em cada quadrante).

Já a pasta dental deve ser com flúor, incluindo crianças (obs: creme dental linha infantil). Exceto para crianças menores de oito anos. Esse elemento químico é essencial para auxiliar na remineralização dos dentes e garantir a proteção contra as bactérias.

O fio dental também não deve ser esquecido, pois faz muita diferença na hora de retirar partículas de alimentos presos em lugares que a escova não alcança(faces interdentais). Além disso, o uso do fio dental é uma maneira mais eficiente de retirar a placa bacteriana — o acúmulo pode levar a doenças que atacam a gengiva.

Por fim, mas não menos importante, o enxaguante bucal encerra com chave de ouro a rotina de cuidados com os dentes. Esse produto contém componentes químicos que ajudam a manter a boca mais saudável, eliminando bactérias e promovendo o hálito mais fresco.

Quais são os benefícios de ter um kit de higiene bucal?

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 80% dos brasileiros sofrem com algum problema relacionado à saúde bucal e não sabem. Dentre os problemas mais comuns, está o tártaro (cálculo dentário): placa bacteriana que calcifica na superfície dos dentes e da gengiva e pode levar a complicações sérias, como a cárie e gengivite.

O dado mostra a importância de cuidar do sorriso, pois você pode desenvolver algum problema bucal sem saber. Quando se tem uma higiene oral deficiente, isso pode se tornar uma dor de cabeça ainda maior.

É neste momento que entra o kit de higiene bucal como um aliado da sua rotina de cuidados diários. Afinal, ele pode ser levado para qualquer lugar, como reuniões do trabalho, churrasco com os amigos, viagens, academia e muito mais.

Outros benefícios de ter um kit de higiene bucal:

  • Dentes limpos e livres de resíduos dos alimentos;
  • Gengiva menos sensível;
  • Hálito fresco por mais tempo.
  • Facilidade para transportar de forma discreta.

Outro benefício é que os kits de higiene bucal ajudam a inserir os cuidados com os dentes na rotina das crianças. Nestes casos, vale montar um conjunto com produtos voltados para os pequenos. A linha Peppa Pig, por exemplo, da Dentalclean, tem tudo para crianças a partir dos três anos.

É sempre importante buscar a orientação de um dentista para direcioná-lo com os cuidados com os dentes.

Kit mulher maravilha: uma opção completa para higiene bucal

O kit higiene bucal Mulher Maravilha, da Dentalclean, foi desenvolvido especialmente para levar para onde você quiser. O estojo é para fãs de todas as idades, sendo uma homenagem para uma das heroínas mais famosas dos quadrinhos e do cinema.

Para garantir o seu cuidado diário, o kit de higiene bucal WW84 vem com uma escova de dentes macia e de design compacto, gel dental refrescante com proteção anticáries e o poderoso fio dental com micro fios entrelaçados que não desfiam e deslizam melhor entre os dentes.

Essa é uma excelente opção para guardar na mochila e levar para todos os lugares. Dessa forma, você garante a higiene bucal mesmo fora de casa.

Caso queira adquirir ou conhecer o seu kit higiene bucal com outros heróis da Liga da Justiça, é só clicar no link.

Há mais de 25 anos no mercado de saúde bucal, a Dentalclean é uma das gigantes da indústria brasileira de higiene oral e cuidados ortodônticos, sendo uma das cinco maiores do segmento. Conte com essa experiência na hora de cuidar dos seus dentes!

Kit higiene bucal personalizado: uma opção para presentear e fortalecer sua marca


Além dos kits de higiene bucal tematizados, a Dentalclean também oferece a opção de personalizar com sua marca ou tema desejado. Para isso é necessário encomendar os kits em maior número de unidades, comprando no atacado. É uma ótima opção para empresas que desejam zelar pela saúde de seus colaboradores no ambiente de trabalho ou mesmo como kit boas vindas. Entre em contato conosco para saber mais sobre essa opção.

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.