Blog Dentalclean
Quais são os diferentes tipos de cárie?

Dor de dente: principais causas

Rate this post

Quando alguém que não visita o dentista periodicamente aparece em um consultório, a probabilidade do problema ser apenas dor de dente é muito grande. Isso ocorre porque a maioria dessas pessoas, por mais que realizem as higienizações necessárias, não realizam o acompanhamento odontológico.

Entretanto, é muito difícil dizer qual é o tratamento adequado se não temos a principal causa do problema. Por esse motivo, a ida ao dentista é algo tão essencial.

dor de denteÉ possível encontrar a solução para o problema, garantindo, além disso, um bom atendimento em casos de emergência.

O importante é buscar pela ajuda de um profissional para que não haja nenhum tipo de agravamento do problema por meio de buscas na internet por meio do marketing odontológico ou até mesmo achismo, já que nada substitui uma avaliação com o dentista por meio do convênio odontológico.

Principais causas da dor de dente

Independentemente de qual seja o problema específico, a principal causa das dores de dente é, geralmente, uma higienização bucal deficiente. Existe outra questão além de não realizar as três escovações recomendadas por dia e fazer o uso do fio dental diariamente, que pode ser, por exemplo, a ausência ao consultório odontológico.

A higienização bucal e a ação de passar o fio dental são essenciais para que os resíduos de alimentos que ficam na boca sejam retirados em sua grande maioria, evitando a formação da placa bacteriana. 

O dentista torna-se importante por auxiliar nesse processo de limpeza especializada de remoção total das placas, que mesmo com a escovação, acabam se alojando na boca. 

Entretanto, as dores de dente podem ser causadas por questões anatômicas, como são os casos de nascimento do dente do siso, que normalmente causam problemas por não ter espaço na boca; assim como estresse e ansiedade, como é o bruxismo. Além, é claro, de traumas dentários que ocorrem por conta de acidentes.

Cárie

As cáries são orifícios que se formam na superfície dos dentes. São causadas por conta da desmineralização que ocorre devido às substâncias ácidas que as bactérias existentes na boca produzem ao alimentar-se dos resíduos de açúcares e carboidratos que ficam entre os dentes.

Atualmente, a cárie atinge a maior parte dos brasileiros. Apesar de crianças serem as que mais sofrem com esse problema pelo alto teor de açúcar que consomem, além da pouca higienização bucal que propiciam a sua saúde bucal, muitos adultos também acabam tendo cáries, podendo levar à perda do dente quando não é devidamente tratado.

Doenças gengivais

Também causada pela má higienização bucal, a gengivite é uma inflamação que normalmente é silenciosa até atingir um estágio mais avançado. Por esse motivo, é essencial que os dentistas 24h sejam visitados regularmente para que possam combater às doenças logo no começo, sendo um tratamento menos complicado.

Os principais sintomas da gengivite são:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Sangramento.

A gengivite consiste na inflamação e infecção da gengiva, especificamente nos tecidos que dão sustentação aos dentes. Normalmente, é o resultado de um acúmulo da placa bacteriana a longo prazo. 

Quando não é devidamente tratada, a doença pode evoluir para um quadro mais grave, como é o caso da periodontite. Nesse momento, a inflamação passa para os ligamentos e ossos que dão suporte ao dente. A perda desse suporte faz com os dentes fiquem moles e muitas vezes acabam caindo.

Sendo assim, ao menor sinal de inflamações e infecções, os dentistas 24h devem ser prontamente procurados para que os procedimentos necessários sejam feitos, evitando que a doença provoque maiores consequências.

Imagine o que a extração de um dente não pode causar, alterando toda a formação da arcada dentária e deixando um espaço que antes não existia, podendo provocar problemas de fala, mastigação e respiração, além da provável movimentação dos demais dentes.

Dente do siso

Os dentes do siso — ou os terceiros molares — nascem tardiamente, normalmente entre os dezesseis e vinte anos, e muitas vezes não encontram espaço na boca. Por esse motivo, é tão comum sua extração, pois evita maiores problemas.

Muitas vezes, quando começam a despontar na gengiva, causam muita dor, sendo um dos maiores motivos para visitas aos dentistas 24h ocorrerem. Se os dentes nascem, é possível que ocorra um mau posicionamento, causando muitas vezes o apinhamento. Nesses casos, a higienização fica ainda mais difícil de ser realizada, dando abertura para a proliferação de bactérias. 

Acesse o site:

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.