Blog Dentalclean
Medo de dentista como superar

Medo de dentista? Saiba como superar

5/5 - (1 vote)

Se alguém te perguntar: Você gosta de ir ao dentista? Provavelmente sua resposta será não. E essa é a resposta da maioria das pessoas. Isso porque é difícil encontrar alguém que se sinta confortável quando precisa ir a uma consulta odontológica. Mas em algumas situações esse desconforto pode ser mais do que um simples incômodo e começar a atrapalhar a saúde bucal, fazendo a pessoa adiar a visita ao dentista, o que dá espaço para um problema se agravar ainda mais.

Se suas mãos já começam a suar frio, o coração dispara e a boca seca só de pensar em marcar uma horário para cuidar dos dentes, separamos dicas para você enfrentar esse medo. Vamos lá?

Escolha bem seu dentista

Sentir-se confortável durante a consulta e o tratamento é essencial para manter a tranquilidade e diminuir a própria ansiedade. Por isso, procure um profissional no qual você confie e tenha segurança. Uma dica é pedir indicações de profissionais para amigos e familiares. E não precisa escolher o primeiro, marque mais de uma consulta, vá em todas e veja com qual deles você mais se identifica.

Fale sobre seus medos

Expor os seus medos para o profissional pode fazê-lo te ajudar a enfrentar o problema. Por isso é tão importante sentir-se à vontade com o especialista. Tente explicar para seu dentista exatamente do que você tem medo e combine um sinal para ele parar quando você sentir necessidade.

Tente focar em outras coisas

Desviar a atenção pode aliviar a ansiedade e o nervosismo. Muitos dentistas usam músicas no consultório ou mantêm a TV ligada. Vale prestar a atenção na música e no som da TV e tentar relaxar. Se você não consegue ficar com os olhos abertos, fechá-los pode ajudar se concentrar em outra coisa senão o “barulho do motorzinho”.

Faça consultas regulares

Se você tem medo, provavelmente espera até o último minuto para agendar uma visita ao dentista. No entanto, quanto mais você adia essa consulta, mais o seu problema pode se agravar, o que tende a tornar o tratamento mais complicado e demorado. Por isso, pense que o quanto antes você criar coragem para enfrentar o medo, menor a chance de ter que passar por tratamentos invasivos e dolorosos.

Pense nos benefícios

Mentalize que você está dedicando um tempo para cuidar da sua saúde e beleza. E que o resultado do processo pode fazer você melhorar sua qualidade de vida e sua autoestima. Olhar para os pontos positivos ajuda a minimizar o medo de visitar o dentista.

Procure um tratamento especializado

Se o seu medo é excessivo, algo que não passa e te deixa quase apavorado, a ponto de atrapalhar sua saúde, então é melhor buscar um tratamento mais profundo. O atendimento psicológico é capaz de ajudar você a entender de onde vem esse medo e enfrentá-lo. Em algumas situações os medicamentos relaxantes também podem contribuir para o controle da ansiedade.

E então? Vamos agendar um horário no dentista?

Se você sofre com esse problema, comente aqui embaixo como faz para driblar a tensão antes de uma consulta.

Veja também:

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.