Blog Dentalclean
higiene bucal para crianças

Saiba como cuidar da higiene bucal para crianças

5/5 - (1 vote)

A higiene bucal para crianças é uma atividade que deve ser vista de perto pelos pais. Afinal, os pequenos não sabem como cuidar adequadamente dos próprios dentinhos. Mais do que isso: não conhecem a importância da saúde bucal no funcionamento do organismo e bem-estar. 

Um dado curioso: mais de 1 milhão e 600 mil crianças têm cáries aos 12 anos de idade. Isso mostra que, apesar do avanço da tecnologia odontológica, muitas famílias ainda não têm acesso aos métodos preventivos de saúde bucal infantil. 

Além das cáries, a falta de higiene bucal para crianças também pode trazer problemas nas gengivas, tártaro e mau hálito. Isso sem falar nos danos irreversíveis que podem prejudicar para sempre a arcada dentária dos futuros adultos. 

Por isso, é muito importante saber como cuidar da higiene bucal para crianças. Por exemplo: você sabe as técnicas recomendadas? O que fazer em caso de complicações?

Para que você se livre de todas as dúvidas, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Continue a leitura e saiba como melhorar a higiene bucal para as crianças. 

Importância da higiene bucal para crianças

Assim como para os adultos, a higiene bucal para crianças é importante por uma série de motivos. Os principais, são:

  • Prevenção das cáries;
  • Saúde dos dentes de leite;
  • Desenvolvimento adequado da fala e linguagem;
  • Autoestima e confiança;
  • Prevenção de problemas de saúde a longo prazo;
  • Hábitos saudáveis para o futuro;
  • Melhoria no bem-estar. 

Em suma, a higiene bucal promove a saúde geral do organismo das crianças. Isso é ainda mais importante durante a infância – quando a imunidade ainda está em fase de desenvolvimento.

E quando a saúde bucal infantil é negligenciada?

Quando não há o suporte adequado para a higiene bucal infantil, seja por questões sociais ou problemas familiares, as crianças podem ficar em risco. Isso porque algumas complicações podem surgir, como:

  • Cárie dentária;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Mau hálito;
  • Infecções bucais;
  • Dificuldade alimentares;
  • Má oclusão dentária;
  • Problemas de fala;
  • Impacto na autoestima. 

Portanto, é importante desde cedo oferecer e ensinar sobre saúde bucal infantil. Assim, é possível evitar doenças e promover uma vida saudável e feliz. 

Confira 5 dicas de como cuidar da higiene bucal para crianças

Você garante um futuro melhor para o seu filho ao cuidar da higiene bucal dele. Caso não saiba a melhor forma de fazer, confira nossas dicas abaixo:

#1 – Comece desde cedo

A primeira dica é iniciar os cuidados com a higiene bucal infantil desde os primeiros meses de vida. É muito importante limpar as gengivas do bebê após as mamadas, por exemplo. 

Quando os primeiros dentinhos aparecerem (por volta dos seis meses) comece a escovar com uma escova de cerdas macias e uma quantidade pequena de creme dental. 

Dessa forma, você já acostuma o pequeno com a sensação de escovar os dentes e ficar com a boca limpa. 

#2 – Supervisione e seja o exemplo

Assim como em outras atividades infantis, a higiene bucal também deve ser supervisionada. Afinal, os pequenos ainda não tem habilidade para escovar adequadamente seus próprios dentes. 

A dica é que um adulto acompanhe e supervisione até os seis ou sete anos. Mas não é regra! Vale acompanhar o desenvolvimento e decidir o momento certo de deixar eles se virarem sozinhos. 

Outra dica é ser o exemplo. Já notou como as crianças adoram copiar tudo o que os adultos fazem? Então, muito provavelmente eles também vão imitar o seu hábito de cuidar do sorriso. 

#3 – Ensine como funciona a higiene bucal para crianças

O seu filho precisa aprender como escovar os dentes corretamente. Por isso, estabeleça o hábito pelo menos duas vezes ao dia: de manhã e antes de dormir. Durante a noite, a atividade é ainda mais importante para eliminar os resíduos de alimentos e bactérias causadoras de doenças. 

Neste sentido, vale ensinar o processo de escovar adequadamente: com movimentos circulares, sem muita pressão. Além disso, aproveite para mostrar como funciona o fio dental e até o enxaguante bucal infantil

Ah, também vale tornar o momento divertido e interativo. Utilize escovas coloridas e dos personagens que as crianças adoram. Colocar músicas e contar histórias também podem ser boas pedidas nas atividades de higiene bucal infantil. 

#4 – Cuide da alimentação e do consumo de água

Além dos cuidados específicos com a higiene bucal para crianças, evite inserir açúcares e alimentos muito pigmentados na rotina do seu filho. 

Isso porque eles aumentam as chances de cáries, manchas dentárias e mau hálito. 

Vale montar uma dieta balanceada e saudável para as crianças. Ovos, carnes, frutas e o clássico arroz com feijão não podem faltar no prato!

Além disso, não esqueça de incentivar a hidratação. Uma garrafinha de água bem colorida pode ajudar no objetivo de beber bastante água no dia a dia. 

#5 – Utilize um Gel Regenerador na rotina de higiene bucal para crianças

Existem produtos específicos para incentivar os cuidados dentários em crianças. 

É o caso do Gel Regenerador Sensitive Kids, da Dentalclean. Ele foi desenvolvido com a fórmula bioativa REFIX® que se liga ao mineral do dente. Esse complexo forma uma camada híbrida contendo hidroxiapatita enriquecida com silício, capaz de fortalecer o esmalte dentário – evitando a sensibilidade e as complicações das cáries. 

Outro benefício é que o produto é indicado para o tratamento de HMI (Hipomineralização Molar Incisivo), que atinge cerca de 1 a cada 5 crianças no mundo todo. 

Além disso, as crianças adoram! Já que a embalagem é toda colorida e o produto tem gosto de tutti-frutti. 

Sem dúvidas, o Gel Regenerador Kids será um excelente aliado da sua rotina de higiene bucal para crianças. Clique no link e saiba onde comprar

Deixe seu comentário ↓

Dra. Meryellen Barbosa

Cuido do sorriso das crianças com diversão
Especializada em Odonpediatria/Ortodontia
Cirurgiã dentista
Habilitação e capacitação em Sedação oral consciente
Habilitação e capacitação em Odontologia hospitalar
Habitação em Odontologia Hospital
Profissional e Self coaching - PSC/IBC Lisboa

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.