Blog Dentalclean
enxaguante bucal infantil

Criança pode usar enxaguante bucal infantil?

O enxaguante bucal infantil pode ser um grande aliado na rotina de cuidados com os dentes do seu filho. Isso porque o produto atua junto a escovação e o fio dental, ajudando na prevenção de doenças bucais e permitindo um hálito sempre fresquinho, além de muitos outros benefícios. 
Saiba mais no nosso blog.

3.3/5 - (12 votes)

Saiba agora tudo sobre enxaguante bucal infantil e como incentivar as crianças a usá-lo

O enxaguante bucal infantil pode ser um grande aliado na rotina de cuidados com os dentes do seu filho. Isso porque o produto atua junto a escovação e o fio dental, ajudando na prevenção de doenças bucais e permitindo um hálito sempre fresquinho, além de muitos outros benefícios. 

Na rotina dos adultos, o enxaguante bucal já é conhecido. Mas e na das crianças? Será que elas podem usar esse tipo de produto? Existe algum enxaguante bucal infantil apenas para os baixinhos?

Para ajudá-lo a cuidar melhor do seu filho, preparamos este conteúdo completo sobre enxaguante bucal infantil. Aqui, vamos responder todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá? 

Mas afinal, criança pode usar enxaguante bucal infantil?

Sim, desde que tenham controle para fazer o bochecho e, logo em seguida, cuspir o produto. Antes disso, não é recomendado que as crianças usem enxaguante bucal infantil. 

Geralmente, crianças antes dos seis anos de idade, por exemplo, ainda não têm controle sobre o reflexo e deglutição para cuspir o líquido que está na boca. Isso significa que elas podem engolir um pouco do enxaguante e passar mal. Portanto, até essa idade, não recomendamos. 

Após aproximadamente os seis anos, e quando é possível garantir que a criança é capaz de cuspir com eficiência, o enxaguante é recomendado. Entretanto, procure os que não tenham álcool na composição. Isso porque os princípios ativos podem causar diversos efeitos colaterais quando ingeridos acidentalmente. É possível que a criança tenha enjoos, diarreia, dor de estômago e até inflamações. 

Vale lembrar que o enxaguante bucal infantil não é indicado para os casos de alta atividade de cárie e doenças gengivais profundas. Nessas situações, é recomendado procurar um odontopediatra para avaliar as melhores opções de tratamento, incluindo bochechos com produtos específicos.

Quais são os benefícios de usar enxaguante bucal infantil?

O enxaguante bucal para crianças oferece muitos benefícios. Afinal, esse tipo de produto tem todos os componentes químicos que ajudam a manter a boca saudável, mas sem prejudicar a saúde dos pequenos. 

Vale lembrar que o enxaguante bucal infantil funciona como um complemento da higienização mecânica. Ou seja: a escovação, o uso do fio dental e a limpeza da língua. O composto ajuda a remover as bactérias da boca

Mas lembre-se sempre: o enxaguante bucal é apenas um complemento! Ele nunca vai substituir a escovação, apenas somará pontos nos benefícios.  

E por falar em benefícios, o enxaguante bucal infantil oferece um monte! O produto previne que as bactérias se instalem no sorriso das crianças. Dessa forma, é possível minimizar as cáries e outros problemas bucais tão comuns na infância. 

É importante ressaltar que o seu filho está sujeito a desenvolver cárie infantil a qualquer momento, devido ao consumo de doces e refrigerantes, além de outros alimentos com açúcar e ácidos. 

Os enxaguantes bucais infantis oferecem outros benefícios. Confira:

  • Elimina o mau hálito;
  • Evita a gengivite;
  • Protege contra placa bacteriana;
  • Promove uma limpeza rápida;
  • Reduz a sensibilidade.

Qual é o melhor enxaguante bucal infantil?

Se você quer deixar a rotina de cuidados com o seu filho ainda mais completa, recomendamos conhecer a linha completa Peppa Pig, da Dentalclean. 

Produtos com os personagens favoritos da molecada são boas opções para incentivar os cuidados com a saúde bucal sem deixar a diversão de lado. Afinal, as crianças adoram fazer as atividades ao lado dos seus desenhos preferidos, não é? 

Isso não é diferente com a nossa linha Peppa Pig! Os produtos possuem embalagens especiais para estimular as crianças. Além disso, os componentes foram desenvolvidos por especialistas em cuidados infantis. Dessa forma, seu pequeno não corre nenhum risco. 

O enxaguante bucal infantil é sem álcool e com sabor tutti frutti, o que agrada as crianças. Assim, fica fácil completar a higienização. E não precisa se preocupar, seu filho estará seguro contra as principais doenças bucais.

Para deixar a atividade ainda mais prazerosa, você também pode escolher uma escova de dente Peppa Pig e fio dental para uma higienização ainda mais completa. 

Como incentivar o uso do enxaguante bucal infantil?

É dever dos pais incentivar os cuidados com a saúde bucal. Desde cedo, é importante alertar sobre a escovação, o uso do fio dental e o enxaguante. Afinal, as crianças estão mais suscetíveis ao aparecimento de doenças bucais, principalmente as cáries, devido ao alto consumo de alimentos açucarados. 

O que muitos pais não sabem é como incentivar… 

Um dos primeiros passos é despertar o interesse nos pequenos sobre o assunto. Procure explicar a importância – aproveite que a molecada é curiosa sobre as coisas e explique o funcionamento da boca e o que pode acontecer com os dentes que não são saudáveis. 

Você pode recorrer aos vídeos do YouTube e livros ilustrativos. As crianças adoram!

Também vale tornar a atividade mais prática e prazerosa para as crianças. No banheiro, esteja atento se a criança não está com dificuldade para escovar os dentes. Também vale cantar uma música para tornar tudo mais divertido e agradável. 

Uma dica é montar um kit higiene bucal com os produtos que as crianças mais precisam. Dessa forma, é possível manter os cuidados em qualquer lugar: escola, creche, clube e por aí vai. 

Caso queira comprar o nosso enxaguante bucal infantil, não deixe de conferir onde comprar. Os nossos produtos vão ser fundamentais para manter a saúde bucal do seu filhote sempre em dia. 

Somos uma empresa 100% brasileira de saúde bucal. Estamos há mais de 26 anos no mercado e somos consolidados no segmento de higiene pessoal, oferecendo produtos de qualidade com preços competitivos que atendam as necessidades e expectativas do cliente.

Aproveite para garantir hoje mesmo o enxaguante bucal infantil ideal para o seu filho! 

Deixe seu comentário ↓

Samantha Sousa

Dra. Samantha Sousa é dentista especializada em odontopediatria e pós graduada em pacientes especiais. Mestra e Doutoranda da UNB.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.