Blog Dentalclean
alimentos aparelho ortodôntico

Quais os alimentos indicados para quem usa aparelho ortodôntico?

3.7/5 - (23 votes)

O aparelho ortodôntico pode trazer diversos incômodos. Principalmente se você usa há pouco tempo ou passou pelo dentista e ele ajustou o aparelho. No início, não é fácil mesmo. Os dentes ficam sensíveis, doloridos e atividades básicas parecem mais difíceis do que normalmente. Escovar os dentes dói, passar fio dental é desconfortável e até mastigar se torna um sofrimento. Por isso é tão importante dar uma atenção especial à alimentação durante o tratamento ortodôntico. Pensando nisso, preparamos uma lista de alimentos que podem ser consumidos com o objetivo de minimizar o incômodo causado pelo aparelho.

Sopa

Nos primeiros dias do tratamento, é quase impossível mastigar algum alimento, já que os dentes ficam extremamente doloridos. Diante disso, a sopa é a melhor alternativa para driblar a fome sem se sentir torturado. A refeição também é super prática e vai te ajudar até se acostumar com o aparelho.

Carnes

Mesmo após o tempo de adaptação, mastigar alimentos duros causa incômodo. Por isso, prefira sempre carnes macias e sem osso, como frango e peixe.

Quando preparar a refeição, cozinhe bem a carne e evite morder puxando o alimento. Aliás, é melhor esquecer o hábito de puxar os alimentos com os dentes, já que isso pode danificar alguma parte do aparelho.

Macarrão

Os variados tipos de massas são uma ótima pedida para quem está nessa fase inicial pós montagem do aparelho ou pós manutenção ortodôntica. Adicione molhos como de tomate ou quatro queijos e tenha uma refeição apetitosa e sem dor.

Frutas

Morder uma maçã é um hábito para se esquecer. O mais indicado é cortar o alimento em pedacinhos antes de consumí-lo. E assim deve ser feito com a maioria das frutas. Primeiro porque você corre o risco de quebrar um bráquete (aquela pecinha que fica presa no dente) e também porque o alimento tende a ficar grudado nos vãos do aparelho. Outra dica é amassar a fruta na hora de comer.

Legumes e verduras

Por serem alimentos macios, são recomendados para os que sofrem com o desconforto do aparelho ortodôntico. Vale ressaltar que o legumes mais duros, como a cenoura, devem ser cozidos para evitar dor na mastigação.

Vitaminas e sucos

Quando a dor está insuportável, fica difícil se alimentar. Até mesmo a sopa, se cozida com alimentos inteiros, é uma refeição que causa dor. Diante disso, as vitaminas e os sucos naturais vão suprir a necessidade de nutrientes e saciar sua fome.

Iogurte

Este é outro alimento que contém nutrientes e vai matar sua fome, além de ser um ótimo lanche entre as refeições. E o mais importante, a consistência do iogurte deixa a ingestão fácil e confortável para os que sofrem com a dor provocada pelo uso do aparelho ortodôntico.

Você usa aparelho? Conte-nos como faz para amenizar o desconforto.

Veja também: 3 acessórios simples que podem te ajudar na higiene do aparelho

Clique aqui e descubra todos os jeitos #Dentalclean de melhorar sua higiene ortodôntica!

Deixe seu comentário ↓

Verena Barbosa

Ortodontista, especialista em elevar com naturalidade a autoestima. É mestranda em Harmonização Orofacial e professora da ABO.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.