Blog Dentalclean
Cirurgia odontológica

Cirurgia odontológica: TUDO o que você precisa saber sobre o assunto

Rate this post

Nem sempre os procedimentos do dentista são relacionados ao uso de aparelho ortodôntico, clareamento dental ou remoção de tártaro, por exemplo. Em certos casos, é necessário realizar uma cirurgia odontológica, seja com finalidade ou para tratar outros problemas de saúde. 

Para falar bem a verdade, a cirurgia odontológica é mais comum do que a gente imagina. Isso porque uma boa parte dos brasileiros acaba negligenciando os cuidados de saúde bucal, o que torna a boca mais suscetível às complicações orais, como surgimento de cáries e tártaro. 

Seja para extrair o dente do siso ou realizar um procedimento de urgência, a cirurgia odontológica acaba gerando muitas dúvidas nas pessoas: vai doer? Quais são os benefícios? E as contraindicações?

Pensando em ajudá-lo neste processo tão importante e delicado, reunimos um conteúdo completo sobre cirurgias odontológicas. Dessa forma, você fica mais tranquilo e conhece todos os tipos de intervenções existentes. Bora saber mais? Acompanhe com a gente!

Mas afinal, o que é cirurgia odontológica?

É um procedimento cirúrgico realizado em ambiente ambulatorial ou no próprio consultório do dentista e com uso de anestesia local. A cirurgia odontológica contempla diversos tipos de intervenções manuais ou com ajuda de instrumentos para o tratamento de doenças, cáries, fraturas, extrações e muito mais. 

Além da remoção de dentes danificados, as operações dentárias podem ser relacionadas à colocação de implantes, cirurgias gengivais, remoção de cistos, tumores e abcessos. Daqui a pouco vamos explicar melhor sobre os tipos de cirurgias odontológicas, continue aqui com a gente!

A realização de uma cirurgia odontológica depende do diagnóstico do cirurgião dentista – que analisa a cavidade oral e consegue identificar o nível da saúde bucal dos pacientes. 

Quais são os benefícios de realizar uma cirurgia odontológica?

São diversos os benefícios que uma cirurgia odontológica pode trazer. Por exemplo, permite a remoção de tecidos comprometidos por doenças ou traumatismos, além de vantagens estéticas e melhorias incríveis no bem-estar e saúde dos pacientes. 

Além disso, há outros benefícios que podem ser adquiridos através das cirurgias dentárias. Alguns deles, são:

  • Remoção de lesões infecciosas;
  • Contenção e estabilização de fraturas;
  • Inserção de pinos para reposição de raízes;
  • Realização de procedimento de reposição e complementação;
  • Melhoria no bem-estar geral; 
  • Minimização das dores;
  • Benefícios estéticos.

Vale lembrar que negligenciar problemas de saúde bucal pode prejudicar os tecidos adjacentes da boca e até envolver outros órgãos do organismo, aumentando as chances de lesões e até causando doenças mais graves, como leucemia.

Conheça os tipos de cirurgias odontológicas

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios da cirurgia odontológica, chegou a hora de saber os tipos existentes. Vamos?

Cirurgia ortognática

Serve para alterar a posição da mandíbula. Geralmente, a cirurgia ortognática é realizada em adultos que passaram por um tratamento de correção de dentes através de algum tipo de aparelho dentário. 

Sendo assim, este tipo de cirurgia dentária é necessária quando a mandíbula está em posição inadequada – o que pode levar a dores fortíssimas, alterações na mordida, problemas na fala e outras complicações na ATM

Enxertos ósseos para implantes dentários

Bastante comum no ramo da odontologia, os implantes dentários são muito procurados. É um procedimento delicado, pois a estrutura óssea do maxilar precisa de cuidados especiais. Tudo deve estar muito bem posicionado para receber o implante, o que envolve a colocação da coroa e do pino dentário. 

Sendo assim, o enxerto é um procedimento indicado para preparar a boca para receber o implante dentário. Quando os ossos mandibulares são moles e finos, o implante pode ser mais difícil de ser colocado. 

Cirurgias odontológicas gengivais

Doenças periodontais podem ser tratadas com cirurgias odontológicas gengivais. O problema, causado por infecção bacteriana, pode acometer os tecidos gengivais e a estrutura óssea do dente. 

Quando não tratada, a doença causa uma bolsa periodontal – desenvolvida por meio do acúmulo de bactérias abaixo da linha da gengiva. Nestes casos, os dentistas costumam recorrer ao retalho gengival tanto para a limpeza quanto para redução da bolsa e preservação estética. 

Além disso, outro tipo de cirurgia na gengiva é gengivectomia: ou seja, remoção do excesso de gengivas. Neste caso, é feita toda uma remodelagem gengival. 

Remoção de cistos

Os cistos costumam ter origem no desenvolvimento das estruturas bucais, como nos dentes e gengivas. Além disso, podem ter origem congênita, isto é, desde o nascimento. Em ambos os casos, a remoção é necessária por meio deste tipo de cirurgia odontológica.

Apesar da descrição, a retirada do cisto é um procedimento simples. Entretanto, é preciso enviar biópsia para fins investigativos. Dessa forma, é possível descobrir a origem do cisto e do que ele está preenchido, preservando assim a saúde do paciente. 

Cirurgia oral menor

As cirurgias orais menores são cotidianas. Por exemplo: a extração dentária ou extração do siso. Geralmente, este tipo de operação é realizada com o auxílio de anestesia local, sendo aplicada pelo próprio cirurgião dentista. 

A recuperação costuma ser simples, mas tudo depende da disciplina do paciente com os cuidados pós-operatórios.

DICAS IMPORTANTES: cuidados no pós operatório de uma cirurgia odontológica

Cada tipo de cirurgia odontológica requer um cuidado específico na recuperação pós operatória. É sempre importante lembrar que tanto a decisão da cirurgia quanto os cuidados finais são passados pelo profissional, tá bem?

Geralmente, o dentista prescreve alguns medicamentos para o período pós cirúrgico, como analgésicos e antiinflamatórios. Siga sempre as recomendações profissionais, mesmo que tudo pareça estar bem. 

Além disso, é importante tomar cuidado com a alimentação – evite comidas ácidas e prefira texturas macias. Também é indispensável não fumar e cuidar da saúde bucal de maneira delicada.

Também é muito comum os dentistas pedirem para você usar produtos específicos capazes de eliminar as bactérias mas sem agredir a saúde bucal ou prolongar o seu processo de recuperação. 

Um bom exemplo são os produtos com fórmula especial. A linha Clinexidin, da Dentalclean, possui 0,12% de clorexidina – substância que impede a proliferação de bactérias e deixa a boca protegida por mais tempo. Dessa forma, você garante a limpeza completa da cavidade oral, mas sem prejudicar a recuperação da sua cirurgia. 

Caso queira saber onde comprar esse produto especial para quem passou por cirurgia odontológica, é só clicar aqui. Temos certeza que seu pós-operatório será muito mais tranquilo e satisfatório. 
E aí, curtiu saber mais sobre cirurgia odontológica? Aproveite para sugerir outros temas sobre saúde bucal nos comentários!

Deixe seu comentário ↓

Dr. Cláudio Romagnoli

Dr. Cláudio Romagnoli é dentista especializado em Reabilitação Oral e Estética Dental, clínico em tempo integral, atende em Londrina- PR.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.