Blog Dentalclean
dentes amarelados

Como lidar com dentes amarelados: 5 dicas valiosas para sua saúde bucal

Rate this post

Um sorriso branco transmite a verdadeira sensação de uma boa saúde bucal, não é? Por outro lado, dentes amarelados podem ser sinônimo de falta de higiene, o que impacta até mesmo as relações sociais. 

O que muitos não sabem é que os dentes amarelados podem surgir por diversos fatores. É claro que negligenciar a higiene bucal é um deles, mas fatores genéticos e o consumo de determinados alimentos também podem prejudicar a coloração dos dentes. 

O problema é algo que incomoda milhares de pessoas. Para se ter uma ideia, cerca de 30% da população brasileira já procurou por tratamentos de clareamento dental, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). 

Isso significa que dentes amarelados podem incomodar, principalmente no lado estético. Se você quer se livrar do problema de uma vez por todas, recomendamos continuar a leitura deste conteúdo. Vamos explicar melhor as causas dos dentes amarelos e como evitá-los. Bora conferir?

O que causa dentes amarelados?

Uma das maiores razões para dentes amarelados é o déficit em higiene bucal. Quando falta esse hábito, naturalmente ocorre o acúmulo de placa bacteriana e até de restos de alimentos que atacam o esmalte dos dentes.

À partir de então, surgem manchas nos dentes que tiram sua coloração natural. Isso sem falar na possibilidade de desenvolver outros problemas mais sérios, como o tártaro.

Vale lembrar que o tártaro é a calcificação da placa bacteriana, que geralmente precisa ser removida pelo dentista. O problema pode evoluir para gengivite, cáries e outras doenças bucais. 

Além da falta de higiene bucal, os dentes amarelados podem ser causados por fatores, como:

  • Consumo de certos alimentos, como vinho tinto, café, chás e molhos;
  • Hábito de fumar;
  • Características genéticas passadas de pais para filhos;
  • Envelhecimento do esmalte dentário;
  • Uso de medicamentos.

Diante de todos os fatores listados acima, fica claro que é essencial manter o acompanhamento como o dentista para que qualquer problema possa ser prevenido ou tratado. Aliás, um bom profissional odontológico deve orientar que você preserve sua saúde bucal para evitar não só dentes amarelados, mas também outros problemas bucais.

Conheça 5 dicas valiosas para lidar com dentes amarelados

Nada de recorrer ao clareamento caseiro, hein? Temos algumas dicas realmente eficazes para lidar com os dentes amarelados. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto. 

#1 – Tenha uma rotina de cuidados com a saúde bucal

Práticas do cotidiano, como escovar os dentes, passar o fio dental e usar o enxaguante, podem ajudar muito na situação de dentes amarelados. 

Além de evitar as cáries e a placa bacteriana, uma boa escovação também elimina o mau hálito. 

A maneira certa de praticar a atividade é posicionando a escova em um ângulo de 45 graus e realizando movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes. Com movimentos circulares, você deve escovar a face voltada para a bochecha, a parte interna dos dentes e a superfície da mastigação.

O ideal é que a higienização seja feita após as refeições. Entretanto, o mínimo recomendado é de duas vezes ao dia. Também vale usar uma escova de dente com cerdas macias, de preferência. 

Já para alcançar todas as áreas onde a escova não chega, o fio dental elimina os restos de alimentos entre os dentes, prevenindo a formação de tártaro. 

Para finalizar, o enxaguante bucal é indispensável para completar a higienização, eliminar todas as bactérias e ainda promover um hálito fresco. 

#2 – Evite alimentos muito pigmentados

Outra dica essencial para lidar com dentes amarelados é tomar cuidado com o consumo excessivo de alimentos muito pigmentados e que podem prejudicar o esmalte dos dentes. Estamos falando de:

  • Vinhos;
  • Refrigerantes;
  • Molhos;
  • Café;
  • Frutas vermelhas;
  • Chá preto;
  • Bebidas alcoólicas;

#3 – Consuma alimentos que ajudam na saúde bucal

Por outro lado, existem alimentos que funcionam como uma barreira protetora para dentes amarelados. Anota aí para comprar na próxima vez que ir ao supermercado:

  • Chá-verde;
  • Leite e seus derivados;
  • Brócolis.
  • Peixe;
  • Castanha-do-pará;

#4 – Visite o dentista

Dependendo do nível de dentes amarelados, a situação só melhora após medidas realizadas pelo dentista. As técnicas aplicadas pelo profissional odontológico complementam os cuidados da rotina, promovendo um efeito mais eficaz para a estética e saúde do sorriso.

Uma das formas de acabar com os dentes amarelados de uma vez por todas é realizando um clareamento com o dentista. Essa é a forma mais segura de realizar o procedimento. Vale lembrar que a escolha do profissional é essencial para que tudo dê certo. 

#5 – Use pastas adequadas para clareamento

Os géis dentais com ação clareadora são excelentes aliados para eliminar as manchas superficiais em dentes amarelados. Eles realizam uma abrasão saudável no esmalte, removendo os resíduos acumulados e revelando a tonalidade natural da dentição.

Caso queira colocar isso em sua rotina, a dica é conferir o gel dental Whitening Max, a melhor pasta de dentes para um sorriso sempre branquinho.

A fórmula Whitening Max do gel dental da Dentalclean tem partículas polidoras que removem desde manchas mais superficiais até outras mais profundas causadas por bebidas e alimentos. 

Dessa forma, o produto recupera a cor natural dos dentes. Em até 14 dias de uso, é possível ter dentes mais brancos e protegidos contra 99% das bactérias que podem causar problemas bucais, como a gengivite e cárie. 

Veja o vídeo explicativo abaixo de como o Gel Whitening Max funciona:

Viu só os inúmeros benefícios? Para saber onde comprar a melhor pasta de dente para dentes amarelados é só acessar o link. Vamos mostrar os endereços mais próximos da sua casa que vendem o gel dental Whitening Max.

Conte com a gente sempre na hora de cuidar do seu sorriso e de toda a família. A Dentalclean é 100% brasileira e uma das referências em saúde bucal. Os produtos são de qualidade e atendem as necessidades do cliente. Conte com essa experiência para se livrar de dentes amarelados!

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.