Blog Dentalclean
doenças na gengiva

Doenças na gengiva: quais são os sintomas e como tratar?

2/5 - (3 votes)

Você consegue reconhecer doenças na gengiva? É importante estar de olho nas características que podem comprometer a sua saúde gengival. Afinal, um sorriso saudável vai muito além da estética – é um grande indicativo de cuidados com a higiene. 

Para se ter uma ideia, doenças periodontais afetam cerca de 15% da população mundial. O dado reflete a consequência da escovação inadequada, mau uso do fio dental e falta de consultas periódicas com o dentista. Além disso, outras atividades, como tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, também aumentam os riscos de inflamações na gengiva e doenças bucais. 

Neste sentido, vale prestar atenção ao aspecto do seu sorriso. A aparência da mucosa dá muitos sinais de que algo não está certo, guiando o dentista para um diagnóstico mais preciso e eficaz. Sendo assim, o tratamento profissional é indispensável. 

Mas afinal, como podemos cuidar melhor da saúde bucal e evitar doenças na gengiva? Para conhecer melhor os sintomas das doenças mais comuns, continue a leitura do nosso artigo. Vamos esclarecer tudo sobre o tema. Bora lá?

Quais são as principais causas de doenças na gengiva?

A principal causa para o desenvolvimento de doenças gengivais é o acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes. Isso significa que uma película pegajosa e incolor se forma constantemente nos dentes. Se não removida por meio da escovação, as bactérias começam a atacar a dentição com toxinas prejudiciais. 

Com isso, formam-se bolsas periodontais que irritam os tecidos, principalmente na linha entre os dentes e as gengivas. Além disso, outros fatores contribuem para as doenças gengivais ou aumentam a probabilidade do desenvolvimento. Confira abaixo:

  • Fatores genéticos;
  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Alterações hormonais;
  • Estresse. 

Sendo assim, é de extrema importância cuidar da higienização para evitar (ou pelo menos controlar) o aparecimento de doenças na região da gengiva. 

Descubra os sintomas das doenças gengivais

É importante destacar que as doenças na gengiva podem apresentar uma série de sintomas. Neste sentido, vale observar os sinais para um diagnóstico precoce – o que facilita o tratamento e evita complicações maiores.

Então, fique de olho nos seguintes sintomas das doenças na gengiva:

  • Tecido gengival inchado;
  • Sangramento durante a escovação;
  • Inflamação recorrente;
  • Mau hálito;
  • Retração gengival;
  • Sensibilidade nos dentes;
  • Mobilidade dentária (dentes soltos);
  • Abscessos gengivais. 

Ao notar qualquer um dos sintomas, é muito importante procurar por atendimento profissional. Dessa forma, o dentista indicará os melhores tratamentos dentários para você. 

Doenças da gengiva mais comuns: entenda melhor

Agora que você já sabe as principais causas e sintomas, confira as doenças na gengiva mais comuns. Lembrando que algumas das doenças abaixo impactam outras regiões do organismo, além das gengivas. Continue para entender melhor o que estamos falando!

Gengivite

A gengivite é uma forma leve de doença gengival. Ela é reversível com o tratamento e higienização adequada. 

A doença é causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes e ao redor das gengivas. Os principais sintomas são gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis, além de sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. 

Se não tratada, a condição pode avançar para formas mais graves de doença periodontal.

Periodontite

A periodontite é a forma avançada de doença gengival – que ocorre quando a gengivite não é tratada ou controlada. 

Neste caso, pode acontecer danos aos tecidos de suporte dos dentes, incluindo ossos, ligamentos e gengiva. Os sintomas da periodontite incluem gengivas inflamadas, retração gengival, sangramento, mau hálito, sensibilidade dental e mobilidade dentária. 

A periodontite pode levar à perda dos dentes quando não tratada.

Periodontite agressiva

A periodontite agressiva é uma forma menos comum de doença na gengiva, mas com grande poder destrutivo. 

Isso porque a condição progride rapidamente e resulta em perda óssea significativa, além de mobilidade dentária em um curto período de tempo. 

A periodontite agressiva pode ser mais comum em pessoas com predisposição genética.

Periodontite necrosante

A periodontite necrosante, também conhecida como doença periodontal necrosante (DPN), é a forma mais grave de doença gengival. 

Isso porque acontece a morte de tecido, levando a dor intensa, mau hálito, desenvolvimento de úlceras e perda das gengivas. 

O risco da condição fica ainda mais grave com o tabagismo, estresse, imunossupressão e má nutrição.

Sífilis

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Embora a sífilis não seja uma doença gengival em si, ela pode afetar as gengivas como parte de sua progressão.

Quando a doença atinge a fase secundária, que ocorre algumas semanas após a infecção inicial, pode haver o desenvolvimento de problemas nas gengivas. Com isso, surgem sintomas como inflamações, sensibilidade e dificuldade para escovar os dentes. 

É importante ressaltar que a gengivite sifilítica é reversível com tratamento adequado. Após a medicação, os tecidos tendem a voltar ao aspecto normal. 

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células do sangue e da medula óssea. É importante notar que a leucemia em si não causa diretamente problemas nas gengivas. No entanto, certos efeitos colaterais do tratamento da leucemia, ou a própria condição subjacente, podem ter impacto na saúde bucal, incluindo as gengivas.

Com o sistema imunológico comprometido, pode aumentar o risco de infecções nas gengivas – tornando-as inchadas, vermelhas e sensíveis. 

Sem dúvidas, é indispensável que os pacientes com leucemia recebam os cuidados dentários adequados para evitar complicações na boca. 

Dicas para evitar as doenças na gengiva

Para evitar o desenvolvimento de doenças na gengiva, o primeiro passo é rever os seus cuidados com os dentes. A escovação deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, principalmente após as refeições. Por isso, vale utilizar um gel dental que mantém o sorriso saudável

Outro ponto é não esquecer do uso do fio dental e do enxaguante. Dessa forma, é possível alcançar lugares onde a escova não chega. 

Ah, e não se esqueça de cuidar da alimentação, evitar o fumo e controlar o estresse, tá bom? Essas atividades, quando aliadas às boas práticas de higiene, tendem a garantir um sorriso muito mais saudável e sem doenças na gengiva

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.