Blog Dentalclean
Hipomineralização molar incisivo

Hipomineralização molar incisivo: saiba como tratar

Tudo o que você precisa saber sobre a HMI: hipomineralização molar incisivo

Não é novidade que os papais devem ficar de olho na saúde bucal das crianças. Aliás, os cuidados começam antes mesmo dos primeiros dentinhos. Por outro lado, pode ser complicado entender todos os problemas bucais que afetam os pequenos. Afinal, existem uma série de complicações que podem surgir devido à baixa imunidade dos bebês.

Rate this post

Tudo o que você precisa saber sobre a HMI: hipomineralização molar incisivo

Não é novidade que os papais devem ficar de olho na saúde bucal das crianças. Aliás, os cuidados começam antes mesmo dos primeiros dentinhos. Por outro lado, pode ser complicado entender todos os problemas bucais que afetam os pequenos. Afinal, existem uma série de complicações que podem surgir devido à baixa imunidade dos bebês. 

Por isso, trouxemos esse conteúdo completo que aborda a hipomineralização molar incisivo (HMI): o que é, causas e tratamento para a condição. Além disso, vamos sugerir um produto para ajudar a fortalecer a saúde bucal das crianças. 

Continue a leitura com a gente!

O que é hipomineralização molar incisivo (HMI)?

A hipomineralização molar incisivo, também conhecida pela sigla HMI, é uma condição clínica caracterizada por uma hipersensibilidade dentária, manchas brancas ou amareladas nas superfícies dos dentes permanentes. O problema tem como origem fatores sistêmicos, como doenças infecciosas ocorridas de 0 a 3 anos de idade. 

A condição afeta principalmente os molares e incisivos permanentes e é causada por uma falta de minerais no esmalte dentário durante o desenvolvimento dos dentes. Isso pode resultar em uma fragilidade aumentada e um maior risco de cáries e fraturas dentárias. 

A HMI é uma condição genética e ambiental e ainda não há cura, mas existem tratamentos para aliviar os sintomas e prevenir danos adicionais.

Sinais da hipomineralização molar incisivo

Os sintomas da hipomineralização molar incisivo (HMI) podem variar de acordo com a gravidade da condição. Em crianças, os sintomas podem incluir:

  • Manchas brancas ou amareladas nos dentes permanentes, especialmente nos molares e incisivos; 
  • Textura fina e frágil do esmalte dentário;
  • Sensibilidade ao frio, calor e pressão;
  • Risco aumentado de cáries e fraturas dentárias;
  • Dentes com formato anormal;
  • Superfícies lisas ou acinzentadas.

Crianças com HMI também podem apresentar dor ou desconforto durante a mastigação, além de dificuldade ao morder alimentos duros ou crocantes. Alguns pequenos também podem não sentir dor, mas o problema ainda é perceptível na boca. 

É importante levar em conta que estes sintomas podem não se apresentar em todos os dentes, e nem sempre os sinais são facilmente visíveis.

Quais são os riscos da HMI?

Por ser uma condição que afeta diretamente o esmalte dentário, a hipomineralização molar incisivo (HMI) pode causar diversos problemas bucais, incluindo:

  • Cáries: o esmalte dentário fica mais suscetível ao ataque causado pelas bactérias da boca, o que aumenta o risco de cáries.
  • Fraturas: o esmalte do dente também fica mais propenso a fraturas, especialmente quando os dentes são submetidos à pressão durante a mastigação de alimentos duros ou crocantes.
  • Sensibilidade: os dentes com HMI são mais sensíveis ao frio, calor e pressão, o que pode causar dor ou desconforto em certas atividades.
  • Problemas estéticos: os dentes manchados ou com formato anormal podem afetar a aparência dos dentes, o que traz problemas de autoestima e confiança nos pequenos.
  • Problemas com a mordida: devido ao formato anormal do dente com o HMI, surgem dificuldades para se encaixar corretamente com os outros dentes, o que pode causar problemas na mordida e a necessidade de tratamento com aparelho ortodôntico.

É importante notar que, ainda que alguns dentes apresentem as características, o paciente pode não ter sintomas, mas o problema ainda é perceptível na boca, e podem ocorrer as possíveis consequências mencionadas anteriormente. 

Por isso é importante realizar consultas regulares com o dentista para avaliar seus dentes e fazer possíveis tratamentos preventivos.

Quais são as opções de tratamento para a hipomineralização molar incisivo?

Os tratamentos para hipomineralização molar incisivo (HMI) variam dependendo da gravidade da condição e do estado dos dentes afetados. Alguns tratamentos comuns, são:

  • Tratamentos de prevenção: incluem uma boa higiene bucal, uso de flúor e selantes dentais para evitar o desenvolvimento de cáries e manter a saúde dos dentes.
  • Tratamentos conservadores: incluem a aplicação de resina composta, clareamento dental, recobrimento com laminados de porcelana, entre outros. O objetivo desses tratamentos é melhorar a aparência dos dentes e aumentar a resistência às cáries ou fratura.
  • Tratamentos cirúrgicos: envolvem a extração de dentes comprometidos e a colocação de implantes dentários ou próteses fixas. Esses tratamentos são geralmente reservados para casos graves ou avançados de HMI.
  • Tratamentos para a dor: se a criança estiver sentindo dor nos dentes, é importante tratá-los para aliviar os sintomas. Isso inclui a administração de analgésicos, antibióticos e uma dieta mais balanceada.
  • Ortodontia: é necessário esse tipo de tratamento para corrigir a mordida, se os dentes com HMI estiverem desencaixados e afetando funções de mastigação.

É importante lembrar que os procedimentos variam de paciente para paciente e não há uma solução única para todos. O melhor tratamento será determinado pelo dentista de acordo com a avaliação individual do paciente. 

Além disso, os tratamentos geralmente são combinados com ações de prevenção e orientações para evitar novos problemas, principalmente durante a adolescência.

Conte com o Gel Regenerador Kids no tratamento da hipomineralização molar incisivo

Existe um gel dental que pode ajudar a prevenir e tratar a hipomineralização molar incisivo. Estamos falando do Gel Regenerador Kids, da Dentalclean. 

O produto conta com a tecnologia REFIX®, uma camada protetora que restaura a superfície dos dentes e protege contra a erosão dentária. Dessa forma, é possível proteger o seu filho dos incômodos gerados pela sensibilidade da HMI, garantindo uma proteção extra no esmalte dentário. 

Além disso, graças aos componentes, é possível regredir as cáries em estágio inicial, evitando outras complicações no futuro. 

Bora deixar os dentes da molecada mais resistentes? O produto foi desenvolvido após uma série de pesquisas, e temos certeza que será uma ótima opção no tratamento de HMI (hipomineralização molar incisivo). Clique no link para saber onde comprar nossos produtos!

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.