Blog Dentalclean
bactérias da boca

Como eliminar bactérias da boca de uma vez por todas!

4.6/5 - (5 votes)

Em nossa boca habita cerca de 1 bilhão de bactérias quando há um descontrole da microbiota ou da higiene oral ocorre o aumento de doenças bucais, como gengivite, placa bacteriana, cáries e muito mais. É importante estar atento, visitas regulares ao dentista e com a higiene oral em dia para não ter prejuízos maiores e danificar a beleza do seu sorriso.

Vale ressaltar que os problemas bucais aumentaram consideravelmente em 2020. Segundo uma pesquisa da Kantar, 58% dos entrevistados afirmaram não terem visitado um consultório de abril a junho e 62% de julho a setembro. As consequências são relatos de sangramentos, cáries, problemas gengivais, desgaste dos esmaltes dentários e hipersensibilidade.

Sendo assim, é essencial eliminar as bactérias da boca para evitar complicações maiores. Por outro lado, a cavidade oral abriga uma vasta comunidade microbiana, com bactérias que se fixam na mucosa, línguas, tecidos gengivais e superfície dos dentes.

 Ah, e quando os microrganismos se acumulam, além de acarretar problemas bucais, as bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea e causar outros problemas graves, como endocardite bacteriana ou até mesmo pneumonia.

Para que você possa entender melhor o que estamos falando, preparamos um artigo especial sobre bactérias da boca. Por aqui, vamos dar dicas para você ficar de olho e como cuidar no dia a dia com os produtos certos. Vamos lá? Acompanhe a leitura conosco.

Doenças causadas por bactérias da boca

O acúmulo de bactérias da boca pode causar uma série de complicações tanto em adultos quanto crianças. Boa parte dessas infecções pode ser evitada com higienização bucal adequada, além de visitas periódicas ao dentista. Do contrário, a comunidade bacteriana começa a liberar toxinas que ativam a resposta do corpo e propiciam o aparecimento de uma série de problemas.

Listamos algumas doenças causadas por bactérias da boca. Conheça abaixo:

Cárie

Causado pela bactéria streptococcus mutans, o dente com cárie acontece devido ao acúmulo de restos de alimentos e comunidades bacterianas na boca e o ácido produzido por essas bactérias desmineraliza o esmalte dentário. O biofilme forma-se principalmente em fóssulas e fissuras ao redor de próteses, linha da gengiva e entre os dentes.

As bactérias transformam o açúcar dos alimentos em ácidos. Com isso, o esmalte dentário é desmineralizado quando não higienizamos corretamente para recuperar o ph da boca, deixando a coroa do dente exposta e podendo chegar às fibras nervosas (polpa dentária).

Os principais sintomas da cárie são dor ao mastigar, pequenos furinhos em um ou mais dentes, manchas marrons na superfície, sensibilidade e gengiva inchada.

Gengivite e doenças periodontais

A gengivite é o primeiro estágio da doença periodontal. Esse problema tende a resultar em vermelhidão, inchaço e sangramento do tecido gengival, principalmente na hora de escovar os dentes.

Em muitos casos, a gengivite aparece devido a um déficit na frequência e através de uma limpeza bucal inadequada – bactérias se alimentam de restos de alimentos presentes na boca e se multiplicam, fixando-se na superfície dos dentes, dando origem à placa bacteriana. Quando não removida pela ação mecânica da escovação, prejudica o tecido gengival, causando a sua inflamação.

Vale lembrar que, quando não removida, a placa bacteriana da gengivite pode evoluir para a periodontite, levando ao risco de doença pulmonar crônica.

Aftas

Apesar de não ser um problema ocasionado por bactérias, as feridinhas das aftas costumam atrair microorganismos que habitam a cavidade oral. Essa infecção agrava o estado inflamatório. Como o tecido da boca é repleto de terminações nervosas, a situação acaba gerando ardência, dor e outros incômodos, além de dar aquele aspecto esbranquiçado típico das aftas.

 Ocorre também que quem tem uma alteração no ph da boca tem mais predisposição a ter afta, qualquer trauma na boca vira uma afta.

Se você sofre com esse problema, a dica é evitar condimentos que irritam a boca, como alimentos apimentados e bebidas ácidas.

Use os produtos certos e elimine as bactérias da boca

A linha Extreme Ice da Dentalclean vai eliminar as bactérias da sua boca de maneira completa, segura e eficiente. Sem dúvidas, os produtos certos para a higienização bucal de toda a família. Continue a leitura para conhecer mais.

O Kit Extreme Ice Dentalclean é essencial para você que almeja uma boca saudável e não abre mão da refrescância máxima durante o dia todo.

A escova com cerdas macias e ultrafinas garante uma limpeza profunda de verdade, sem agredir o esmalte dos dentes e eliminando todas as bactérias da boca. Dessa forma, você garante uma higienização mecânica completa, a atividade mais importante para uma boa saúde bucal.

Já o gel dental Extreme Ice possui o sabor de Menta Extraforte, ideal para prevenir o mau hálito durante o dia e ainda proteger os dentes das cáries e placa bacteriana. E, para uma higiene bucal ainda mais completa, você pode utilizar o Fio Dental Extreme Ice para remover todos os restos de alimentos entre os dentes.

Vale lembrar que a linha completa ainda possui enxaguatório bucal Extreme Ice com fórmula especial que elimina até 99.9% dos germes. Com o sabor refrescante, o antisséptico bucal promove um hálito fresco por muito tempo.

E o cuidado não é somente para dentro de casa, também possuímos um spray bucal que melhora o hálito instantaneamente em qualquer lugar: viagens, academia, balada e trabalho.

A linha de produtos é recomendada por dentistas do Brasil todo. Aproveite a tecnologia inovadora dos produtos para eliminar de uma vez por todas as bactérias da sua boca e toda a família. Temos certeza que seus resultados serão animadores!

Atuando fortemente no segmento de higiene pessoal, a Dentalclean oferece produtos de qualidade com preços competitivos que atendem às suas necessidades e expectativas. Clique no link para saber onde comprar.

Agora que você já sabe tudo sobre bactérias da boca, aproveite para navegar pelo blog e conferir outras dicas de saúde bucal. 

Deixe seu comentário ↓

Verena Barbosa

Ortodontista, especialista em elevar com naturalidade a autoestima. É mestranda em Harmonização Orofacial e professora da ABO.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.