Blog Dentalclean
mancha branca na gengiva

O que pode ser uma mancha branca na gengiva?

5/5 - (11 votes)

Ao escovar os dentes, é muito importante reparar nos detalhes ao longo do processo. Notar uma mancha branca na gengiva não é um bom sinal, por exemplo. Afinal, a mudança na coloração pode ter vários motivos e necessita de um diagnóstico profissional. 

Além do acompanhamento especializado, é importante conhecer melhor sobre as causas da mancha branca na gengiva. Dessa forma, você consegue ter uma troca de informações mais rica com o seu dentista. 

Aproveite para conferir neste artigo todas as causas da mancha branca na gengiva e como cuidar melhor do tecido gengival. Bora lá?

Mancha branca na gengiva: descubra as causas

As causas para uma mancha branca na gengiva são diversas: traumas, inflamações, falta de higiene bucal e por aí vai. 

Por isso, é muito importante procurar um dentista para entender o diagnóstico correto e as melhores opções de tratamento. 

Aqui, vamos listar as principais causas para você ficar bem informado antes da sua consulta. Acompanhe: 

Leucoplasia

A leucoplasia é uma lesão que afeta o tecido gengival, sendo bastante comum na borda lateral da língua e mucosa das bochechas. A doença é caracterizada pela formação de uma placa esbranquiçada que não causa um desconforto mais grave.

Geralmente, as manchas brancas da leucoplasia não são removidas através de uma escovação normal, e podem ser ligeiramente elevadas, com aparência aveludada ou enrugada.  

É muito importante ressaltar que, apesar de silenciosa, a leucoplasia é uma lesão potencialmente maligna que pode ocorrer em qualquer parte da mucosa oral, incluindo as gengivas.

Candidíase oral

As manchas brancas na gengiva são um dos sintomas da candidíase oral. Elas podem aparecer como pequenas manchas esbranquiçadas ou placas espessas e elevadas. 

Em casos mais graves, as manchas podem se espalhar para outras áreas da boca, como a língua, as bochechas e o palato.

Além das manchas brancas na gengiva, outros sintomas comuns da candidíase oral incluem dor, sensação de queimação, vermelhidão e inchaço na boca. 

Líquen plano oral

O líquen plano trata-se de uma inflamação crônica na mucosa da boca. Os principais sintomas são lesões, feridas brancas ou avermelhadas, sensação de queimação ou descamação das gengivas. 

O tratamento do líquen plano oral envolve o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como corticosteroides tópicos ou orais, e medicamentos imunossupressores em casos mais graves. 

Traumas na gengiva

Você sabia que traumas podem causar uma mancha branca na gengiva? Isso normalmente acontece após uma mordida ou pequenos acidentes. 

As manchas brancas causadas por traumas não representam uma condição grave e podem desaparecer em poucos dias. No entanto, se as manchas persistirem por mais de duas semanas ou se houver outros sintomas, como dor ou inchaço, pode ser necessário procurar um dentista. 

Deficiência nutricional

A falta de vitaminas e nutrientes na alimentação pode afetar a nossa saúde bucal, incluindo a gengiva. 

A deficiência de nutrientes essenciais, como a vitamina C, D, cálcio e ferro, pode levar a uma série de problemas bucais, incluindo a mancha branca na gengiva.

Além disso, outros problemas podem ser causados pela falta de vitaminas: cáries, gengivite e periodontite são alguns exemplos. Por isso, é fundamental manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes. 

Doença de Wegener

Essa é uma doença autoimune rara que afeta os vasos sanguíneos e os tecidos do corpo, incluindo a gengiva. A doença de Wegener pode levar a uma inflamação crônica dos vasos sanguíneos e dos tecidos, o que resulta em uma série de sintomas, incluindo as manchas brancas na gengiva.

A doença de Wegener é uma condição grave que requer atenção médica imediata. O tratamento inclui medicamentos imunossupressores para ajudar a controlar a inflamação e prevenir danos aos tecidos e órgãos. 

Uso de medicamentos

O consumo de certos medicamentos pode causar manchas brancas na gengiva – principalmente corticoides, antifúngicos, antidepressivos e antibióticos. 

Entretanto, nem todas as pessoas que tomam esses medicamentos têm manchas brancas na gengiva. Mas, caso aconteça, vale conversar com o médico para entender se aquele remédio está relacionado ao efeito colateral das manchas. 

Estomatite

A estomatite é caracterizada pela inflamação da mucosa oral, podendo afetar a gengiva, língua, bochechas e outras áreas da boca. 

A estomatite aftosa causa pequenas úlceras na gengiva e em outras áreas da boca. Essas feridas são dolorosas e podem ser cercadas por uma borda branca ou amarela. Em certos casos, a estomatite aftosa pode afetar somente a gengiva, causando manchas. 

Gengivite e periodontite

Por fim, mas não menos importante, é importante lembrar que a mancha branca na gengiva pode ser um sintoma de gengivite e periodontite – doenças causadas por infecções bacterianas que afetam o tecido gengival e ao redor dos dentes. 

A gengivite é uma forma menos grave de doença periodontal, caracterizada por gengiva inflamada e sangramento. Já a periodontite, é a forma mais agravada da inflamação, podendo causar danos permanentes aos tecidos que suportam os dentes. 

Em ambos os casos, as manchas brancas podem ser sinais das doenças, juntamente com o mau hálito, gengiva retraída e dentes soltos. 

Previna mancha branca na gengiva e outras complicações

O primeiro passo para evitar o surgimento de uma mancha branca na gengiva é intensificar os cuidados com a saúde bucal. Procure escovar sempre os dentes após as refeições com uma escova de cerdas macias, que não agrida a sua gengiva. Além disso, o uso do fio dental e do enxaguante são indispensáveis para manter a boca saudável. 

Durante a atividade, você pode utilizar um gel dental que ajuda na cicatrização e prevenção de aftas. O Gel Dental Oxypro, da Dentalclean, por exemplo, reduz até 99,9% dos microorganismos – deixando a boca livre de complicações. 

Aproveite para garantir esse diferencial para sua saúde bucal! Dessa forma, você diminui as chances de desenvolver uma mancha branca na gengiva

Deixe seu comentário ↓

Dra. Adriana Freitas dos Santos Rodrigues

Dra. Adriana Freitas dos Santos Rodrigues
Cirurgiã dentista formada pela Unisa (1999)
Especialista em implantes dentário

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.