Blog Dentalclean
gengiva retraída

Gengiva retraída: o que é, o que causa e como tratar

5/5 - (1 vote)

A Gengiva retraída (ou retração gengival) afeta milhares de pessoas – sendo que algumas delas nem sabem que vivem com a alteração. Entretanto, o problema pode afetar diversos dentes simultaneamente e causar uma série de complicações bucais, como o aparecimento de cáries nos dentes. 

Vale lembrar que a gengiva é um elemento importantíssimo da estrutura dentária. O tecido é responsável por revestir o osso e sustentar os dentes. Sendo assim, quando acontece a retração gengival, aumenta-se as chances de ocorrer um comprometimento negativo nesta parte da boca. 

A gengiva retraída é um problema que ocorre lentamente. Por isso, é importante cuidar das gengivas com as práticas adequadas para se livrar da complicação e de outros problemas bucais. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre o tema para você aplicar no dia a dia. Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre a gengiva retraída e como cuidar desse tecido tão importante da estrutura bucal. 

O que é gengiva retraída?

É um quadro caracterizado pela diminuição da porção de tecido que recobre os dentes. A gengiva retraída deixa a raíz dentária exposta, dando um aspecto “descarnado” que também é associado a uma perda de osso alveolar que dá suporte aos dentes. Pode acontecer em apenas um dente ou toda a arcada dentária. 

De maneira geral, o retraimento gengival ocorre quando há perda do tecido periodontal e a porção terminal do tecido gengival se afasta do colo do dente em direção à sua raiz. 

O que causa gengiva retraída?

Há muitos fatores que fazem a gengiva retrair. Entretanto, o problema não é caracterizado como uma doença, como a periodontite e gengivite. Na realidade, trata-se de uma sequela da destruição do osso e dos ligamentos responsáveis por fixar as gengivas nos dentes.

Esse dano pode acontecer por fatores distintos, como:

  • Traumatismo por escovagem incorreta;
  • Doenças periodontais;
  • Trauma oclusal;
  • Procedimento odontológicos, como implantes e clareamento;
  • Mau posicionamento dos dentes;
  • Tabagismo;
  • Idade avançada;
  • Alterações hormonais durante a gravidez;
  • Bruxismo.

É sempre importante buscar acompanhamento com um profissional odontológico para verificar o que está causando a gengiva retraída, além de verificar outros possíveis problemas bucais. 

Quais são os sintomas?

Por destruir a camada de revestimento dos dentes e acabar expondo a dentina, a gengiva retraída causa sensibilidade, além de comprometer bastante a estética do seu sorriso – o que pode afetar a autoestima. 

É importante ficar atento aos seguintes sintomas, pois eles são bastante comuns no caso de retração gengival:

  • Sangramento;
  • Raiz exposta;
  • Mau hálito;
  • Sensibilidade excessiva;
  • Bolsas gengivais. 

Quais são os ricos da retração gengival?

Se não tratada, a retração das gengivas pode levar às cáries e até mesmo perda dos dentes. Isso sem falar nos problemas estéticos, que podem incomodar muitas pessoas, além de afetar as relações pessoais. 

Vale lembrar que a recessão gengival é um processo que pode ser lento e progressivo – com o tempo, a gengiva vai se retraindo de uma forma mais leve ou mais marcada. Ou seja, de uma hora para outra podem surgir diversos problemas bucais que podem se agravar ainda mais se não forem devidamente cuidados. 

Nestes casos, é indispensável procurar um dentista para acompanhar o seu caso de perto. 

Gengiva retraída: é possível tratar o problema?

Sim, com certeza!

O primeiro passo para o tratamento de retração gengival é identificar quais fatores estão contribuindo para o agravamento da complicação. Por exemplo, em casos de dentes tortos é possível fazer o alinhamento, assim como o uso de tabaco exige melhores métodos de higiene bucal.

Além disso, uma das melhores medidas para tratar a gengiva retraída é buscando uma boa escova de dentes, preferencialmente com cerdas macias. Além disso, você deve tomar cuidado na hora de escovar os dentes – evite movimentos fortes e bruscos, principalmente ao se aproximar das gengivas. 

Aqui, temos os erros mais comuns ao escovar os dentes, vale a pena conferir se você suspeita ter a gengiva retraída. 

O dentista pode solicitar uma limpeza profunda com instrumentos especiais para remover a placa bacteriana e o tártaro da raiz. O tratamento no local onde a gengiva está retraída é conhecido como alisamento radicular. 

Outra opção para tratar a gengiva retraída é fazendo um enxerto com um tecido saudável do palato (céu da boca) da própria pessoa. Esse procedimento costuma ser realizado por um periodontista, profissional especializado no tecido gengival. 

Em situações mais graves, pode ser necessário regeneração óssea. Neste caso, é colocado um material regenerativo na área de perda para ajudar a regenerar o osso e o tecido. 

Dicas e cuidados que você deve ter no dia a dia com suas gengivas

Muita gente se esquece, mas os cuidados com a gengiva no dia a dia são essenciais para manter uma boca saudável. A falta de limpeza pode ter consequências seríssimas, como retração gengival, aparecimento de cáries e muito mais. 

Neste sentido, para cuidar das gengivas é indispensável o uso do fio dental. Existem alguns pontos entre os dentes que a escova não alcança, por isso, a limpeza com ela não é o suficiente. 

Ao usar os fios e fitas da Dentalclean, por exemplo, você consegue remover os resíduos de alimentos que ficam presos nos dentes, diminuindo o acúmulo de placa bacteriana que pode gerar tártaro no dente

Além disso, outros cuidados essenciais com as gengivas, são:

  • Escovar os dentes regularmente após as refeições;
  • Complementar a higienização com enxaguantes bucais;
  • Evitar o cigarro;
  • Não esquecer de escovar a língua;
  • Tomar cuidado com a alimentação, principalmente os açúcares. 

Agora que você já sabe o que é gengiva retraída, aproveite para ler mais conteúdos no nosso blog. Aqui, você encontra tudo que precisa para cuidar da saúde bucal de toda a sua família. Se ficar com alguma dúvida é só deixar nos comentários!

Deixe seu comentário ↓

Dra. Meryellen Barbosa

Cuido do sorriso das crianças com diversão
Especializada em Odonpediatria/Ortodontia
Cirurgiã dentista
Habilitação e capacitação em Sedação oral consciente
Habilitação e capacitação em Odontologia hospitalar
Habitação em Odontologia Hospital
Profissional e Self coaching - PSC/IBC Lisboa

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.