Blog Dentalclean
sorriso gengival solucao

Sorriso gengival: qual a solução?

5/5 - (3 votes)

É muito provável que você já tenha notado alguém que quando sorri mostra excessivamente a gengiva. Contudo, se o problema não está acompanhado de uma má-oclusão, ele não atinge negativamente a saúde bucal, mas pode causar desconforto e insegurança de quem convive com a condição, já que confere desarmonia ao rosto e tende a chamar atenção de outras pessoas.

Para diagnosticar a característica, é usado um padrão de exposição de até 85% dos dentes no sorriso, de maneira que apenas a gengiva entre os dentes fique aparente. No entanto, o que mais importa é qual o padrão entre as pessoas e se isso incomoda o paciente.

Causas do sorriso gengival

A causa do sorriso gengival pode ser a hiperplasia, caracterizada pelo crescimento exacerbado da gengiva. Algumas situações contribuem para o problema, tais como o uso de medicações, a respiração e higiene oral incorreta. No entanto, essa condição pode ser resolvida com uma cirurgia que remove o excesso que cobre os dentes. Por outro lado, existem pessoas que têm também a altura do osso da maxila maior. Nesses casos, além da parte gengival, é necessária a intervenção cirúrgica para remoção de parte do osso.

Os músculos também são importantes no momento do sorriso, o tipo de movimento feito por eles define se seu sorriso vai ser grande ou pequeno. Se os músculos têm uma abertura ampla, é mais provável que você tenha uma exposição grande das gengivas. Esses casos podem ser resolvidos com aplicação de botox.

Outra causa comum é quando o lábio superior é mais curto ou fino. Quem convive com o problema tem dificuldade em manter a boca fechada com naturalidade, ou seja, não consegue encostar o lábio superior ao inferior quando está em repouso. Ainda que o problema seja mais difícil de solucionar, existe a possibilidade de correção por meio do reposicionamento labial.

Correção do sorriso gengival

Além da queixa feita pelo paciente, o odontologista vai olhar os aspectos do sorriso e avaliar o que deve ser feito. São diversas as intervenções disponíveis, essas visam a melhora da estética e do bem-estar do paciente.

Na cirurgia, o objetivo é aumentar o comprimento dos dentes por meio da remoção de parte da gengiva. Em uma das técnicas, conhecida por gengivoplastia, a recuperação é mais rápida pois não utiliza sutura. Quando também é necessária a retirada de parte do osso, a cirurgia é chamada de gengivectomia, essa exige sutura e pode ter uma recuperação demorada. Se o cirurgião-dentista achar apropriado, as duas técnicas podem ser aplicadas em um único paciente.

Em casos mais complexos de crescimento do osso do maxilar, a indicação é a cirurgia ortognática, que deve ser realizada em ambiente hospitalar. Nela é feita a separação da arcada superior, retirada do osso, seguida da fixação por meio de pinos e placas metálicas.

Em uma outra possibilidade, há como fazer um reposicionamento do lábio superior. Nessa técnica, o profissional reposiciona a parte interna do lábio mais próxima aos dentes, de modo que permite um travamento dos músculos usados no sorriso, fazendo com que os lábios não subam tanto, expondo a gengiva. O interessante dessa técnica é que seu resultado se mantém estável por um longo tempo.

Já outra alternativa tem prazo de validade e deve ser refeita de três em três meses em média. É a toxina botulínica, ou o chamado botox. A técnica é indicada para os casos em que a hiperatividade muscular é a responsável pela gengiva aparente no sorriso. A substância age impedindo que o músculo se contraia, minimizando o efeito da exposição da gengiva.

Você dentista recebe muitas queixas de pacientes com sorriso gengival?

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.