Blog Dentalclean
dente com cárie

Dente com cárie: o que é, sintomas e como tratar

Rate this post

Dente com cárie: o inimigo da sua saúde bucal

Você sabia que a cárie é a segunda doença mais comum em todo mundo, perdendo apenas para o resfriado? O levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sugere que cerca de 90% das crianças sofrem com cárie dental, o que pode afetar na aprendizagem escolar. Já os adultos entre 65 e 74 anos, já não possuem sequer dentes naturais.

No Brasil, dente com cárie é uma realidade para milhões de brasileiros. De acordo com o Conselho Regional de Odontologia em São Paulo, 90% dos brasileiros possuem cáries devido à falta de higiene bucal.

Entre os fatores de risco mais associados às cáries estão dietas pouco saudáveis, tabagismo, abuso de álcool e uma má higiene oral.

O problema é que a cárie, em seus estágios iniciais, não tem sintomas e se manifesta de maneira silenciosa. Porém, aos poucos, se não tratada, ela pode evoluir e causar sérios danos ao sorriso.

Então, o primeiro passo para cuidar de um dente com cárie é entender as causas do problema. Continue a leitura para saber mais sobre a doença e como tratá-la.

Cárie no dente: o que é e como surge?

A cárie é uma deterioração da estrutura dentária causada por tipos específicos de bactérias que produzem ácidos que desmineralizam o esmalte do dente e, em casos extremos, corroem a camada debaixo dele: a dentina.

A doença acontece devido ao acúmulo de sujeiras e bactérias na boca. A placa bacteriana forma-se principalmente em fóssulas e fissuras, ao redor de próteses, linha da gengiva e entre os dentes.

As bactérias presentes na boca transformam o açúcar dos alimentos em ácidos. Esses ácidos desmineralizam o esmalte que cobre a coroa do dente, podendo chegar à polpa dentária e as fibras nervosas.

Tipos de cáries

Existem três tipos de cáries, são eles:

  • Cárie coronária: é a mais comum. Ocorre tanto em adultos quanto em crianças e se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.
  • Cárie radicular: esse tipo de cárie ataca as raízes do dente, áreas que se deterioram facilmente. Pode acontecer à medida que envelhecemos e a gengiva se retrai.
  • Cárie recorrente: pode acontecer em volta das restaurações e coroas existentes — essas áreas costumam acumular placa, o que acaba levando à deterioração.

Sintomas de dente com cárie

A cárie pode ser uma doença silenciosa. Quando precoce, ela quase não apresenta nenhum sintoma – são tão pequenas que quase não se pode vê-las a princípio. O problema é que, com o tempo, a cárie acaba corroendo o esmalte dentário, deixando os dentes mais sensíveis a bebidas e alimentos quentes ou frios.

Além disso, em estágios mais avançados o principal sintoma do dente com cárie é a dor. Você pode analisar outros sintomas, como:

  • Dor ao comer algo doce;
  • Pequenos furinhos em um ou mais dentes;
  • Manchas marrom ou brancas na superfície;
  • Sensibilidade ao tocar num dente;
  • Gengiva inchada e dolorida.
  • Incômodo ao morder.

Caso tenha percebido algum desses sintomas nos dentes, procure imediatamente um dentista que possa fazer o diagnóstico correto.

Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente?

Em um só ano a cárie pode passar da dentina a polpa e infectar uma área muito maior. Todo o processo pode levar entre 2 a 3 anos. Por isso, é tão importante procurar um dentista o quanto antes assim que desconfiar de um dente com cárie. Além disso, visitas regulares ao dentista são fundamentais, pois somente os profissionais com instrumentais e conhecimentos são capazes de realizar uma identificação precoce de uma lesão caridosa.

Cáries nos dentes das crianças

Dentes com cáries costumam ser frequentes nos baixinhos. Isso porque o surgimento da doença logo na infância está relacionado ao consumo da mamadeira e tudo aquilo que o pequeno ingere com açúcar, como balas, chicletes, biscoitos recheados e muito mais.

Por outro lado, a alimentação não é o único problema das cáries em crianças. A falta de incentivo a higiene bucal por parte dos pais também é algo que merece ser abordado. Afinal, o cuidado bucal deficiente facilita o surgimento das lesões.

Por isso, incentive o seu filho a escovar os dentes após as refeições e, se for o caso, procure um odontopediatra para avaliar o melhor tratamento para as cáries infantis.

Como é o tratamento de um dente com cárie?

Caso tenha descuidado da sua saúde bucal e uma cárie apareceu, a única forma de tratá-la é fazendo uma consulta com o dentista. Neste caso, não existe tratamento caseiro para eliminar o problema.

Muitos dentistas utilizam da tecnologia para identificar o dente com cárie. As radiografias podem revelar pequenas cavidades ou em processo de formação, especialmente entre os dentes. Lasers também são capazes de detectar as cavidades e a deterioração.

Quando a cárie é identificada, começa o processo de restauração. Primeiro o dentista remove a parte do dente que está danificada, com a ajuda de uma broca. Em seguida, limpa o dente cariado com um pequena cureta ou raspa a região com o motorzinho, capaz de remover todo o tecido amolecido, ao qual chamamos de cárie ativa. Por fim, o dentista preenche a cavidade com uma substância chamada resina composta, capaz de restaurar a estrutura dentária, devolvendo sua anatomia e função.

Quando o dente está com cárie profunda e as lesões atingem a polpa dentária, pode ser necessário fazer o tratamento de canal, também conhecido como obturação – um tratamento prolongado que exige várias sessões até a restauração final do dente afetado.

Melhor remédio para cárie no dente: prevenção

O melhor caminho para evitar um dente com cárie é cuidando da saúde bucal. Escovar os dentes, passar o fio dental e usar um enxaguante bucal são algumas práticas para reduzir o nível de bactérias que causam as cavidades.

Lembre-se que a escovação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, assim como o uso do fio dental para remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.

Outro ponto importante é uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Procure ingerir esses alimentos apenas nas refeições e não como um lanche. Isso vai minimizar as chances do seu dente ser exposto ao ácido.

Além disso, você pode utilizar produtos de higiene dental que contenham flúor. Esse é o caso do Gel Regenerador + Sensitive da Dentalclean – o produto possui fórmula exclusiva que repõe os minerais do esmalte dentário, atuando na regeneração e regredindo cáries em estágio inicial. Isso sem falar no poder contra a gengivite e o mau hálito.

Por fim, as avaliações regulares no dentista são fundamentais para garantir a saúde da sua boca.
Agora que você já sabe tudo sobre dente com cárie, aproveite para conhecer mais sobre a Dentalclean. Temos uma linha completa de produtos para cuidar da saúde bucal de toda a família. Acesse o site e confira!

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.