Blog Dentalclean
aparelho ortodôntico

Saiba como funciona o aparelho ortodôntico

5/5 - (2 votes)

O aparelho ortodôntico foi, sem dúvida, uma revolução na busca de um sorriso mais bonito e saudável. Sabe-se que a correção dos dentes já era uma necessidade desde o antigo Egito, mas de lá para cá, as pesquisas evoluíram muito até chegarmos no aparelho que conhecemos hoje. A técnica mais moderna, com braquetes, só surgiu mesmo em meados década de 70.

Mas você já pensou como o aparelho funciona de verdade? O que acontece quando você vai a uma consulta e sai de lá com os dentes doloridos? Qual é o “milagre” que ao final do tratamento seus dentes estão retos e perfeitos? Vamos descobrir!

Como funciona?

O aparelho tem três principais peças: o fio de aço, os braquetes e as bandas. Os braquetes (aquelas pecinhas que ficam presas nos dentes) servem para encaixar o fio de aço, que por sua vez exercem força sobre os dentes, levando-os para direção correta. O fio fica preso no fundo dos dentes, mais especificamente na banda (um anel de metal), a qual sustenta a estrutura do aparelho.

O especialista é quem vai determinar a direção que os dentes devem se movimentar e, quando os dentes se mostram “folgados”, o dentista coloca mais pressão sobre o aparelho, a fim de atingir o resultado perfeito. Por isso, quando você volta de uma consulta, sente os dentes doloridos, isso porque eles estão sendo literalmente empurrados.

Todo esse processo é possível porque nossos dentes têm uma pequena mobilidade, causada por fibras que envolvem a parte interna do dente, região chamada de espaço periodontal.

Com a pressão exercida pelo aparelho, essas fibras são comprimidas. O organismo, em uma reação de manter o espaço periodontal, produz células que absorvem camadas de osso, de forma que o dente possa se movimentar. Do outro lado, onde as fibras se esticam, o organismo recompõe o osso para que nem o dente, nem o espaço periodontal sejam prejudicados.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de uso do aparelho depende de cada caso, visto que as necessidades de cada pessoa são diferentes. Além disso, o tratamento é determinado levando em conta a fase de vida do paciente, sendo assim, o tempo de um adolescente pode ser diferente de um adulto. Contudo, é possível afirmar que quanto mais grave a má-oclusão, maior será o tempo necessário para a correção.

E você, já conhecia o funcionamento do aparelho ortodôntico?

Leia também: Qual a função do elástico ortodôntico no tratamento

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.