Blog Dentalclean
Elástico ortodôntico

Qual a função do elástico ortodôntico no tratamento?

4.3/5 - (24 votes)

O elástico ortodôntico, mesmo estando presente apenas nas fases finais do tratamento, é popular por causar tanto desconforto quanto o percebido no período de adaptação ao aparelho. Eles exercem força sobre os dentes e osso mandibular e maxilar, o que causa dor, amenizada após um período do uso. Eles devem ser usados em boa parte do dia e da noite, sendo retirados apenas para a higienização e alimentação.

Função

O elástico ortodôntico tem o objetivo de corrigir a má-oclusão dos dentes, ou seja, melhora o encaixe entre a parte superior e inferior da mordida. Orientado por um especialista, eles podem ser usados em diversas posições, dependendo do resultado esperado e do problema que precisa ser corrigido.

Geralmente os elásticos ficam presos nos ganchos do aparelho e auxiliam para evolução rápida do tratamento. É como se o dentista ativasse diariamente o aparelho, fazendo com que os resultados apareçam com muito mais velocidade. Por isso é tão importante usar o elástico com regularidade.

Quanto mais tempo o paciente usar o elástico, mais rápido passaremos para próxima fase do tratamento, para em seguida passarmos para remoção do aparelho ortodôntico.

Como usar o elástico ortodôntico

Os elásticos devem ser usados em tempo integral, podendo ser retirados apenas para comer ou escovar os dentes. Também é importante que eles sejam trocados diariamente para que não percam a elasticidade e o poder de movimentar os dentes.

Para o sucesso do tratamento, os elásticos devem ser presos no local correto, indicado pelo especialista. Se mal posicionados, podem desencadear o movimento indesejado de um dente, atrasando o tratamento. Qualquer alteração deve ser comunicada imediatamente ao seu ortodontista.

Recomendados em fases finais do tratamento, os elásticos ortodônticos não são usados durante muito tempo. No entanto, o incômodo causado por eles, que acontece especialmente nos primeiros dois dias, pode te desencorajar a colocá-los. Mas, apesar do desconforto, seguir com o uso é essencial para acelerar o processo e conquistar um sorriso mais bonito e saudável antes do imaginado.

Que tal conhecer mais sobre o jeito #Dentalclean de melhorar sua higiene oral? Descubra qual o produto mais indicado para você!

Acesse nosso site e conheça toda a linha de produtos Ortodônticos:

Deixe seu comentário ↓

Verena Barbosa

Ortodontista, especialista em elevar com naturalidade a autoestima. É mestranda em Harmonização Orofacial e professora da ABO.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.