Blog Dentalclean
Tártaro como evitar

Tártaro, como evitar o aparecimento!

4.1/5 - (31 votes)

A boca está suscetível a vários problemas, e esses podem desencadear doenças sérias e até mortais. Entre os problemas bucais mais frequentes, está o tártaro – provavelmente você já notou aquela região amarelada e rígida que não faz parte do seu dente. Ele nada mais é do que a placa bacteriana que não foi retirada e se calcificou.

O tártaro aparece principalmente entre a região de encontro do dente e da gengiva e ocorre pela falta de uma higiene correta. Quando a placa não é eliminada por meio da escovação, ela vai formando camadas sob os dentes e com o tempo torna-se o tártaro. Mas é preciso cuidado, já que essa camada amarela pode causar a gengivite e a periodontite, doenças que ocasionam a perda da inserção gengival e do osso alveolar, além da retração da gengiva e a mobilidade do dente. Ou seja, o dente vai perdendo o osso em volta dele, até ficar totalmente solto e cair. Assim, a periodontite é a principal causa de perda dental no mundo.

Como prevenir o tártaro?

A melhor forma de prevenir o tártaro é manter uma rotina de higiene bucal para evitar a formação da placa bacteriana. Para te ajudar, listei 5 cuidados que vão fazer o tártaro passar longe da sua boca.

1. Escove (todos) os dentes

Na correria do dia a dia é normal nos apressarmos na hora de realizar a higiene bucal. Uma escovação rápida parece ser suficiente para eliminar o mau hálito e os resíduos de alimentos. No entanto, é preciso mais dedicação nesse momento. Escove com cuidado e atenção de forma a limpar todos os dentes. Em média, após uma escovação, limpamos 50% das superfícies dentais, ou seja, sobra a metade suja ainda. Por isso, mesmo escovando os dentes todos dias, algumas pessoas ainda têm cáries e inflamação na gengiva (gengivite e periodontite). Assim, procure seu dentista para receber uma instrução de higiene e escove os dentes com todo o cuidado que as escovas especializadas podem oferecer.

2. Passe fio dental

A placa se instala nos locais em que ficam resíduos de alimentos, principalmente naqueles nos quais a escova não alcança. Por isso, o uso do fio dental é tão importante quanto escovar os dentes: ele permite alcançarmos todos os cantos e assim acabar com a placa entre os dentes. Conheça as possibilidades Dentalclean de estimular esse hábito antes das escovações.

3. Use Enxaguante bucal

O enxaguante bucal também é um aliado na hora da higiene. Ele atinge as áreas mais difíceis de serem limpas pela escova ou mesmo pelo fio dental. Além disso, o enxaguante provoca a sensação de hálito fresco e boca limpa..

4. Vá ao dentista regularmente

Se o tártaro já se instalou, apenas o odontologista é capaz de removê-lo. O processo de raspagem é realizado no consultório e é indolor. Para evitar o acúmulo excessivo do tártaro, a visita ao dentista com regularidade é fundamental, mas não dispensa o cuidado diário. Além disso, o dentista pode lhe ensinar a escovar melhor os dentes e indicar os melhores produtos da DentalClean, específicos para você

5. Evite consumir muito açúcar

A placa bacteriana usa como fonte de energia o açúcar dos resíduos de alimentos que ficam na boca. Contudo, não são apenas os doces que contêm açúcar, mas também os carboidratos, como pães e doces. Por isso, unir o controle no consumo desses alimentos à higiene bucal diária vai te deixar menos suscetível à cárie e ao tártaro. Lembre-se também de reforçar a proteção dental usando o Gel Regenerador Diário!

Você já teve tártaro? O que você faz para evitá-lo? Mesmo escovando os dentes todos os dias, você ainda tem cáries? Deixe um comentário.

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.