Blog Dentalclean
Destaque - Preparado para Torcer - 5 dicas para manter a saúde bucal mesmo longe de casa

Preparado para torcer? 5 dicas para manter a saúde bucal mesmo longe de casa!

5/5 - (3 votes)

E aí. Você costuma assistir aos jogos do Timão em casa, no bar? Saiba o que fazer para não sair da rotina de higiene oral

Em época de Copa Mundo, América, Campeonato Brasileiro, a rotina da maioria das pessoas se transforma. Isso inclui a saúde bucal, que pode acabar ficando de lado em meio à euforia dos jogos. Então, separamos 5 dicas para você torcer, mas sem se esquecer da saúde bucal.

1. Tenha um kit sempre por perto

Se você vai para a Rússia, lembre-se de colocar na mala o kit completo para viagem, que inclui: escova de dentes, antisséptico bucal, gel e fio dental. Com estes itens, você irá garantir uma higienização completa.

Existem escovas compactas, que podem ser levadas a qualquer lugar. Caso você não vá viajar, mas pretende assistir aos jogos na casa de amigos ou em um bar, por exemplo, dá para levar uma escova de dentes no bolso mesmo. No intervalo do jogo, é só ir ao banheiro mais próximo e escovar os dentes. Assim, você não perderá nenhum lance e ainda garante uma boca livre de bactérias.

2. Beba muita água

A água é uma excelente aliada da higiene bucal. Em situações extremas, quando por algum motivo, você não tem como escovar os dentes, fazer um bochecho apenas com água, pode ser uma alternativa. A água ajudará a eliminar restos de comida da boca, evitando a proliferação de bactérias até a próxima escovação.

3. Coma frutas e alimentos detergentes

As opções de petiscos para acompanhar os jogos são infinitas. Batata frita, isca de frango, de peixe, salgadinhos, entre outros alimentos. Porém, esse tipo de comida contém muitas gorduras e condimentos que podem causar mau hálito. Portanto, se você não pretende parar para fazer a higienização bucal imediatamente após comê-los, pense em outro cardápio.

Já ouviu falar em alimentos detergentes? São alimentos saudáveis e que auxiliam na limpeza dos dentes. Frutas como maçã e pêra têm essas características. São frutas fibrosas, que aumentam a produção de saliva e ajudam a controlar o ph da saliva. Isso impede que as bactérias se multipliquem na boca. Assim que você morde uma maçã, por exemplo, é possível sentir a superfície do dente mais limpa.

Cenoura e pepino, quando mastigados, também ajudam na remoção de resíduos superficiais. E contra o mau hálito, a dica é o limão, que possui poder adstringente, e gengibre, que proporciona frescor e estimula alguns processos digestivos.

4. Evite consumir muito açúcar

O consumo exagerado de açúcar é um dos principais inimigos da saúde bucal. É fator de risco para doenças como a cárie, mesmo quando a higienização é feita corretamente, pois o açúcar serve como alimento para as bactérias que causam o problema.

Os alimentos que contêm açúcares industrializados são ainda mais nocivos, porque grudam nos dentes e produzem ácidos que podem corroer a estrutura mineral deles.

Por isso, o ideal é que o consumo de açúcar seja equilibrado. Principalmente longe de casa, onde a higienização poderá ficar limitada.

5. Tenha disciplina

Seja em casa ou em qualquer lugar, a saúde bucal deve ser levada a sério. Esquecer de escovar os dentes ou passar o fio dental é algo que não pode se tornar um hábito. A disciplina é fundamental na higienização, mesmo em clima de Copa.

Escove os dentes, no mínimo, de duas a três vezes ao dia e utilize o fio dental, pelo menos, uma vez – especialmente, antes de dormir.

Afinal, depois que a Copa acabar, você não vai querer ficar sofrendo com doenças dentárias que poderiam ter sido facilmente evitadas, não é mesmo?

E você, onde vai assistir aos jogos do Timão? Conta para a gente aqui nos comentários.

Leia mais: 7 Hábitos que prejudicam a saúde bucal

Acesse o site e conheça: Toda a linha de higiene Oral Dentalclean

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.