Blog Dentalclean
sorriso perfeito

6 dicas valiosas de como ter um sorriso perfeito

5/5 - (2 votes)

Todo mundo gosta de ter um sorriso perfeito, não é? Ou pelo menos dentes branquinhos e um hálito saudável deveria ser um objetivo para todo mundo. Afinal, os dentes são importantíssimos para as relações pessoais e até mesmo para a vida profissional. 

Mas como ter um sorriso perfeito? A verdade é que você deve ter bons hábitos de higienização bucal no dia a dia. Usar o fio dental e escovar os dentes após as refeições são atividades essenciais para cuidar da boca. 

Entretanto, não é o que uma boa parte da população costuma fazer. 

Para ter uma ideia, apenas 44% dos brasileiros afirmaram que visitam o dentista ao longo dos 12 meses do ano. De acordo com um levantamento da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), quanto maior o nível de instrução escolar, mais elevada a proporção de visita ao dentista, variando de 36% (sem instrução ou com fundamental incompleto) a 67% (superior completo). 

Os dados são alarmantes. Afinal, tal descuido pode desencadear problemas bucais de diversos tipos, como cáries, gengivite, até a perda de dentes. 

Então, se você quer ter o sorriso perfeito, recomendo mudar hoje mesmo sua rotina de cuidados com os dentes. 

Para ajudá-lo nessa tarefa, separei algumas dicas valiosas para colocar em prática hoje mesmo. Continue a leitura e confira as sugestões de quem entende do assunto.

Mas afinal, como seria um sorriso perfeito?

Ao contrário do que muita gente pensa, um sorriso perfeito não é necessariamente simétrico e uniforme. Em um sorriso bonito e natural, os dentes estão alinhados a uma linha imaginária que divide o rosto ao meio (linha média). Os dentes incisivos superiores têm um traço mais dominante e os inferiores não aparecem muito. 

O sorriso perfeito deve ter pelo menos metade da largura do rosto. A parte da direita e esquerda dos lábios devem ser simétricas e igualmente volumosas – a gengiva também tem importância na classificação, tendo que aparecer sutilmente e ter um tom pálido, o que indica ser saudável.

Vale lembrar que em um sorriso perfeito é necessário levar em conta o tamanho e cor dos dentes, espessura dos lábios, aparência da gengiva e formato do rosto. Ou seja, deve-se atentar em relação a harmonia entre a estética facial e a composição dos dentes. 

Chegou a hora de saber 6 dicas para um sorriso perfeito

Nada de apelar para as receitas caseiras milagrosas. Algumas técnicas são bem melhores para deixar os dentes bonitos e o sorriso perfeito. Bora conferir algumas dicas? Acompanhe!

#1 – Capriche na higiene bucal

Pense sempre que as bactérias podem aderir em todas as superfícies dos dentes, e que tudo isso deve ser removido em cada escovação. Se você deixar algo para trás, essa placa bacteriana (conhecida no meio acadêmico como biofilme dental) vai aumentar de espessura, podendo causar problemas como cáries e gengivite.

Pasmem, em média, removemos 50% da placa bacteriana durante uma escovação. Ou seja, a metade fica para causar problemas. Por isso, vejo muitos pacientes que, apesar de escovarem os dentes 3 vezes ao dia, ainda têm cáries, gengivite e mau hálito.

Portanto, não é a quantidade e sim a qualidade da sua escovação que faz toda a diferença!

Assim, eu recomendo uma escova macia, um bom fio dental (ou fita) e um creme dental funcional (é aquele que possui uma função como, excelente atividade antimicrobiana, ou remineralização, ou anti sensibilidade, dentre outras) específico para você.

Além disso, vá ao seu dentista e peça uma instrução de higiene para que ele lhe oriente a fazer uma boa escovação. A maioria das pessoas acha que sabe escovar os dentes corretamente, mas não sabe. Por isso, peça ajuda para o cara de jaleco que recebeu formação para isso.

Para finalizar, uma visita semestral ao dentista para fazer uma limpeza é essencial. Por melhor que seja sua escovação, vai ter sempre um tártaro para ser removido 🙂 Além do dentista realizar uma limpeza mais profunda que a sua, a visita semestral propicia a solução de problemas bucais bem no início. Se colocar no lápis, você estará economizando dinheiro.

Ah! Lembre-se de escovar a língua e de não forçar a escova para não machucar as gengivas!

#2 – Use o fio dental, ele é indispensável

O fio dental é um item indispensável para um sorriso perfeito. Na minha opinião, o fio dental é desvalorizado e subestimado. Este acessório tem a capacidade de remover a placa bacteriana e os restos de alimentos que ficam grudados entre os dentes. Embora não pareça, existe muita superfície dental entre os dentes e se o fio dental não limpar, a escova não vai.

Daí já viu, sobra placa bacteriana para causar problema. Pela minha experiência, como você não enxerga entre os dentes, a placa que você não removeu vai causar cárie e quando doer já será tarde demais, terá de fazer tratamento de canal. Por isso, o fio dental é tão importante quanto a escova de dentes e deve ser usado logo após cada escovação.

Vale lembrar que usar o fio dental previne a gengivite – uma doença periodontal que causa vermelhidão, inchaço e sangramento do tecido gengival, principalmente ao escovar os dentes. Quando não tratada, a gengivite pode se agravar para a periodontite e acometer os tecidos de suporte dos dentes.

Por isso, recomenda-se usar um enxaguante para gengivite – o produto contém uma fórmula especial que previne doenças. 

#3 – Finalize a higienização com enxaguante bucal 

E por falar em enxaguante, que tal deixar o hálito mais fresco no final da sua higienização bucal? 

O antisséptico bucal contém componentes químicos que ajudam a manter a boca mais saudável. Sendo assim, é uma excelente opção para complementar a higienização mecânica e deixar o sorriso mais bonito.

Quando escovamos os dentes, liberamos as bactérias (que estavam aderidas nos dentes) na saliva. Imediatamente após a escovação, as bactérias soltas na saliva voltam a aderir aos dentes e a formar a placa bacteriana. Ou seja, começa tudo de novo! Aí entra o enxaguante bucal com atividade antimicrobiana. Ele irá reduzir drasticamente o número dessas bactérias e atrasar esse recomeço.
Vale ressaltar que o enxaguante bucal sozinho não minimiza o mau hálito. Se não houver uma boa higiene bucal anterior ao uso dele, logo o mau hálito volta.

#4 – Faça tratamento ortodôntico

O maior inimigo de um sorriso perfeito são dentes desalinhados. É recomendado fazer tratamento com aparelho ortodôntico ao notar qualquer espaçamento, mordida ou dentes tortos. O ortodontista é o profissional mais indicado para avaliar o seu caso. 

Caso já tenha aparelho dentário, é importante estar ciente que alguns alimentos devem ser evitados. Estou falando de chicletes, pirulitos e alimentos duros ou grudentos. Tudo isso pode ficar no seu aparelho e prejudicar a beleza do sorriso, além de atrasar o tratamento.

#5 – Aposte nas lâminas de porcelana

O dente de porcelana é uma restauração que tem ganhado força nos últimos tempos. Isso porque ele deixa o sorriso perfeito, promovendo uma transformação positiva para revestir os dentes, tornando a arcada dentária mais harmônica. 

Ele é indicado para diversos casos, como:

  • Diastemas;
  • Dentes pequenos;
  • Dentição manchada;
  • Estética geral.

Entretanto, é necessário escolher bem o profissional que fará a aplicação e que cuidará das manutenções posteriores. Por isso, recomenda-se procurar um odontólogo especializado em estética para instalar e cuidar dos seus dentes de porcelana.

#6 – Utilize o Kit Extreme Ice, da Dentalclean

O Kit Extreme Ice, da Dentalclean, é ideal para você que almeja o sorriso perfeito e não abre mão de refrescância ao longo do dia.

A escova com cerdas macias e ultrafinas garante uma higienização completa, sem agredir o esmalte dentário e eliminando a placa bacteriana. Dessa forma, você garante uma escovação ideal, a atividade mais importante para um sorriso perfeito.

Já o gel dental Extreme Ice tem sabor de Menta Extraforte, ideal para prevenir o mau hálito durante o cotidiano e eliminar as bactérias causadoras de doenças. 

E, para uma higiene bucal ainda mais completa, recomenda-se utilizar o Fio Dental Extreme Ice para remover todos os restos de alimentos entre os dentes.

A linha completa conta com enxaguatório bucal Extreme Ice que elimina até 99.9% dos germes. Com um sabor refrescante, o antisséptico bucal promove um hálito fresco por muito tempo.

Agora que você já sabe como ter um sorriso perfeito, saiba onde comprar os produtos da Dentalclean e garanta a saúde bucal de toda a sua família. 

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.