Blog Dentalclean
entortar após o uso do aparelho

Os dentes podem entortar após o uso do aparelho?

5/5 - (2 votes)

Depois de anos usando o aparelho, receber a notícia de que chegou a hora de retirá-lo traz uma imediata sensação de alívio. Mas logo surge a dúvida: será que os dentes podem voltar a entortar? A resposta é sim, com o tempo, os dentes tendem a voltar na posição natural, no entanto, existe uma forma de evitar que isso aconteça.

Por que eles se movem depois do aparelho?

No tratamento ortodôntico o organismo é forçado a dar uma nova posição aos dentes. Contudo, o corpo humano é dinâmico e está em constante transformação, por isso, mesmo após a retirada do aparelho, ele pode regressar e fazer com que os dentes voltem a entortar. Uma das explicações é que o ligamento periodontal tem uma espécie de memória, ou seja, é como se ele não esquecesse qual era a posição inicial dos dentes. O problema também pode acontecer porque a mordida não está bem ajustada ou quando a formação óssea não está completa.

Como evitar essa movimentação?

Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento ortodôntico não termina quando o aparelho é retirado. Para que os dentes estabilizem, é preciso o uso da contenção, que pode ser móvel ou fixa. No primeiro situação, é indicado o aparelho móvel, aquele em que pode ser retirado durante as refeições ou durante a escovação. Já na segunda opção, geralmente usada nos dentes inferiores, é colocada um contenção fixa por dentro dos dentes. No entanto, tudo depende de cada paciente e o ortodontista é quem vai determinar a melhor contenção.

Mas o papel do paciente também é muito importante. Já que o sucesso do tratamento depende muito do uso frequente da contenção. Não é raro o paciente deixar de usar a contenção por alguns dias e perceber depois que ela já não serve mais, abandonando todo o tratamento.

Diante disso, respeitar o tempo e a frequência de uso da contenção evita gastos desnecessários com uma nova intervenção com o aparelho fixo e garante resultados mais precisos e duradouros. Por isso, lembre-se que a contenção é tão importante quando os anos de tratamento com aparelho fixo. Você não quer ver seus dentes tortos novamente, não é mesmo?

Você está usando aparelho ou a contenção? Deixe um comentário contando em que fase do tratamento está e como cuida do seu sorriso.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.