Blog Dentalclean
Raio X de dente

Raio X de dente: o que é, para que serve e tipos

5/5 - (1 vote)

Procedimentos cirúrgicos, análises de estruturas e avaliações odontológicas são algumas das atividades que podem pedir um raio X de dente. Muitos dentistas consideram a radiografia odontológica essencial, já que a estrutura bucal do ser humano é complexa e possui muitos nervos, músculos e ossos.

Para realizar o raio x de dente é necessário ter uma solicitação do dentista. Visite o profissional regularmente para avaliar a necessidade de realizar o exame. Caso esteja com a prescrição em mãos, é válido procurar uma clínica especializada neste tipo de exame.

Mas pode ficar tranquilo, pois o raio X de dente é mais tranquilo do que você imagina. Continue a leitura do conteúdo para entender tudo sobre o tema. Vamos lá?

O que é raio X de dente?

A radiografia odontológica é um tipo de exame realizado com o objetivo de fornecer uma imagem que mostra todos os ossos da região da boca e suas articulações, além de todos os dentes, até mesmo aqueles que ainda não eclodiram, sendo um ótimo auxiliar na área da odontologia e outras frentes de saúde.

Embora seja muito utilizado para identificar dentes tortos e planejar o uso do aparelho ortodôntico, o raio X dentário também serve para avaliar a constituição óssea dos dentes e sua disposição. Dessa forma é possível identificar problemas mais graves como fraturas, alterações na articulação temporomandibular (ATM), dentes inclusos, infecções e até câncer na gengiva, por exemplo. 

Vale lembrar que o nível de radiação do raio X de dente é muito baixo, então não representa risco para a saúde dos seres humanos, além de que é muito rápido de realizar e pode ser feito em crianças.

Como funciona o exame de radiografia dentária?

A radiografia funciona por meio da emissão de raios ionizantes que reagem de maneiras diferentes em cada estrutura dentária, de modo que algumas absorvam mais e outras menos radiação.

Dessa forma, surge uma imagem baseada na diferença de absorção, sendo que as estruturas que absorvem mais, como os ossos, aparecem mais brancas. Já as estruturas que absorvem menos, como os músculos, aparecem mais escuras.

Assim, os dentes e os ossos periodontais aparecem mais brancos enquanto a gengiva e os tecidos molares como formas mais escuras.

Tudo isso serve para identificar possíveis anomalias. Nestes casos, surgem pontos mais brancos ou partes escuras nos locais. 

Radiografia odontológica: o que pode ser avaliado em um raio X de dente?

O raio X de dente pode ser solicitado pelo dentista para diversas finalidades, como:

  • Avaliar lesões em ossos ou em dentes impactados (mesmo os que não nasceram);
  • Planejar um tratamento com aparelho ortodôntico ou prótese dentária;
  • Avaliar a possibilidade de extração de dentes, como os do siso;
  • Planejar cirurgias;
  • Examinar lesões;
  • Planejar a colocação de implantes;
  • Analisar fraturas na mandíbula;
  • Verificar a presença de outras alterações na região.

Benefícios de fazer um raio X no dente

É possível dizer que o raio X de dente garante mais assertividade no diagnóstico do dentista, o que permite melhores opções de tratamento e até mesmo mais ágeis – já que os resultados da radiografia não costumam demorar para sair. 

Então, imagina: você está com uma dor de dente. Com a radiografia, fica mais fácil do dentista identificar a verdadeira causa do problema, podendo indicar as melhores opções para o tratamento. 

Além disso, a tecnologia é uma excelente aliada da sua segurança. Podendo garantir procedimentos mais seguros para todos os envolvidos. 

Conheça os tipos de raio X de dente

Agora que você já entendeu o que é raio X de dente e suas utilizações, chegou a hora de conhecer os tipos que os dentistas mais costumam pedir. Continue a leitura para entender melhor: 

Raio X interproximal

O raio X interproximal consiste em uma imagem radiológica que possui o objetivo de mostrar a região que compreende as coroas dentárias.

Dessa maneira, este tipo de raio X é responsável por fornecer uma imagem que pode compreender até 3 coroas de dentes inferiores e até 3 coroas de dentes superiores, totalizando 6 dentes.

O raio X interproximal é voltado para identificar qualquer tipo de complicação na região entre os dentes ou na coroa dentária, como por exemplo a cárie.

Raio X oclusal

O tipo oclusal é feito de modo diferente das demais radiografias odontológicas. Isso porque, ao contrário dos outros exames, ele é feito intraoralmente. Sendo assim, ele é responsável por exibir imagens da parte interna da boca.

As imagens geradas pelo exame de raio X oclusal possuem a função de fornecer ao dentista a possibilidade de análise de raízes residuais, dentes a mais e inclusos e até mesmo possíveis anomalias dentárias.

Raio X panorâmico

Neste tipo de radiografia cria-se uma única imagem de toda a boca. Sendo assim, o exame comporta a arcada superior, arcada inferior, articulações temporomandibulares (ATM), região do nariz e seios nasais. 

Mesmo com a estrutura da arcada dentária sendo curva, a imagem mostra uma representação plana, o que facilita a análise dos profissionais odontológicos. 

Vale lembrar que, caso seja necessário, o dentista pode solicitar um novo tipo de radiografia dentária para avaliar mais detalhadamente o problema do paciente. 

Raio X periapical

No raio X periapical, é exibido uma imagem detalhada de até 3 dentes. Isso significa que neste exame é possível obter uma imagem do dente que compreenda desde a raiz até a coroa.

Dessa forma, o dentista é capaz de avaliar mais precisamente toda a estrutura dentária. Assim os resultados são ainda mais assertivos.

Agora que você já sabe o que é raio X de dente, aproveite para conhecer a linha de produtos da Dentalclean voltada para pacientes em tratamentos especiais. A Linha Clinexidin é ideal para manter a boca limpa até mesmo em momentos de higiene oral dificultada, como após cirurgias. Conte com a gente para passar por este momento e ainda proteger a sua saúde.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre raio X de dente é só deixar nos comentários que vamos ajudar. 

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.