Blog Dentalclean
tártaro no dente

Tártaro no dente: causas, sintomas e tratamentos

Rate this post

Tártaro no dente pode ser algo bastante perigoso para sua saúde bucal. Isso porque o problema não só prejudica a estrutura dentária, como também causa sérios danos estéticos. Por ser porosa, a condição acaba absorvendo com facilidade a coloração de bebidas muito pigmentadas. 

Vale lembrar que a presença do tártaro nos dentes é mais comum do que você imagina – isso sem citar a cárie e a gengivite. 

Para se ter uma ideia, segundo o Ministério da Saúde, mais de 85% da população brasileira apresenta algum tipo de problema na cavidade oral e não sabe. Isso significa que mais de 2,5 milhões de pessoas passam anos sem visitar o consultório odontológico. 

Para que você possa prevenir os seus dentes e de toda a sua família do tártaro, preparamos este conteúdo especial sobre o tema. Entenda mais sobre o problema bucal e de que formas ele pode afetar seu sorriso. 

O que é tártaro no dente?

É a calcificação da placa bacteriana que fica na superfície dos dentes e parte das gengivas. O tártaro formado consiste em uma placa endurecida e amarelada. Se não removida ou tratada, a condição pode levar ao aparecimento de manchas nos dentes, além de favorecer a formação de doenças bucais mais graves, como as cáries, gengivite e mau hálito.

Em outras palavras: o tártaro é o estágio mais avançado daquela placa bacteriana que ficou presa nos dentes devido ao déficit em higienização bucal. E isso pode causar uma série de problemas de saúde. 

Vale lembrar que o tártaro é dificilmente removido pela escovação convencional. Quando chega a esse ponto, o mais recomendado é procurar ajuda de um especialista para realizar a remoção o quanto antes. 

Sinais e sintomas de tártaro nos dentes

Por aparecer devido a uma higiene bucal inadequada, o tártaro pode surgir em qualquer momento da vida, tanto na fase adulta quanto na infantil. 

Por isso, é tão importante ficar atento aos seguintes sinais – eles podem indicar que você (ou alguém da sua família) está com tártaro nos dentes. 

  • Aparecimento de uma camada mais escura na superfície dos dentes e gengiva;
  • Manchas amarronzadas;
  • Gengivas sangrando;
  • Dor nos dentes;
  • Mau hálito.

Ao contrário do biofilme, que é incolor, o tártaro costuma ser mais visível e pode desencadear outros problemas sérios de saúde bucal. 

Tártaro no dente é perigoso?

Sim! O tártaro pode evoluir em diversas complicações, levando ao aparecimento de diversas doenças nos dentes e nas gengivas. 

Entre os principais problemas causados pelo tártaro está a cárie – doença que afeta um grande número de pessoas no mundo. A deterioração da estrutura dentária causada pelo acúmulo de bactérias pode chegar à polpa dentária e às fibras nervosas, causando muita dor. 

Além disso, continuar com tártaro no dente pode trazer consequências para sua gengiva. A periodontite é uma inflamação nas gengivas que causa vermelhidão, sangramento e mau hálito. 

Sem dúvidas, esses problemas geram grandes incômodos para sua saúde bucal. Isso sem falar no lado estético que pode ser seriamente comprometido.   

O que causa tártaro no dente: conheça os principais motivos

Como deu pra notar, a principal causa de tártaro nos dentes é a higienização inadequada. Os restos de alimentos que ficam na superfície dentária e entre os dentes promove a calcificação da placa bacteriana. Além disso, saiba outros fatores que causam tártaro:

  • Alimentação inadequada com muito açúcar;
  • Diminuição da produção de saliva;
  • Problemas bucais naturais do processo de envelhecimento;
  • Sensação de boca seca (xerostomia).

Como tratar tártaro no dente em 3 passos

Agora que você já sabe o que é tártaro no dente e como ele se forma, vamos dar algumas dicas de como tratar a condição de maneira correta. Pega o papel e a caneta para anotar os ensinamentos que trouxemos para você e sua família. 

#1 – Tenha uma higienização adequada

O primeiro passo para evitar um dente com tártaro é começar a escovar os dentes regularmente após as refeições. 

Essa atividade vai remover os resíduos de alimentos e evitar a calcificação da placa bacteriana, além de impedir o mau hálito, dente com cárie e outros problemas bucais.

A forma correta de escovar é passando uma escova macia sobre cada dente, fazendo movimentos circulares e de vai e vem. Para uma escovação adequada, recomenda-se ficar pelo menos 30 segundos em cada dente. 

Sem dúvidas, essa atividade vai prevenir a formação de tártaro no dente. 

#2 – Procure um dentista para fazer a remoção

O tártaro normalmente está muito bem fixado à superfície dentária. Por esse motivo, a remoção é indicada com um profissional especializado.

No consultório odontológico, é realizada uma raspagem para a retirada das placas. Isso deixa os dentes mais saudáveis. . Durante o procedimento, o dentista também remove a placa bacteriana acumulada para evitar a calcificação e formação de mais tártaro.

O ideal é que você não recorra a receitas caseiras milagrosas para tentar limpar o tártaro nos dentes. Isso pode prejudicar ainda mais sua saúde bucal. 

#3 – Use os produtos certos em sua rotina de cuidados

Usar os produtos certos em sua rotina de higienização é essencial para prevenir a formação do tártaro. Tanto antes quanto depois do procedimento com o dentista. 

A Dentalclean, por exemplo, tem uma linha completa de produtos para toda a família. Acesse nossa página de compras e confira as incríveis opções disponíveis. 

Uma dica de produto para colocar hoje mesmo em sua rotina de cuidados é o nosso enxaguatório bucal da Linha Diamond. A linha completa possui os sabores de menta e hortelã para uma refrescância deliciosa na boca. Isso sem falar na fórmula inteligente que protege sua boca por mais tempo e evita o tártaro no dente. 

Sem dúvidas, um excelente aliado para cuidar do seu sorriso. 

Agora que você já sabe tudo sobre tártaro no dente, aproveite para ler mais sobre a cárie de mamadeira

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.