Blog Dentalclean
Cárie Infantil

Cárie infantil: saiba AQUI como tratar e prevenir

5/5 - (1 vote)

A cárie infantil é um problema mais comum do que você imagina. Para se ter uma ideia, uma em cada 10 crianças já apresenta cáries nos dentes antes mesmo de completar quatro anos de idade. O levantamento, realizado no Reino Unido, acompanhou 20 mil crianças, e mais de 10% sofriam de problemas relacionados à saúde bucal. 

Os resultados são preocupantes, pois mostram que os cuidados com os dentes durante a infância são negligenciados. Apesar de muitos papais acharem que “são apenas dentes de leite”, os problemas de saúde bucal podem continuar até na idade adulta. 

Vale lembrar que a cárie infantil causa uma série de complicações. Se não tratada, a doença pode lesionar a camada da dentina e provocar dor e sensibilidade. Além de afetar o lado estético para o resto da vida. 

Para que você cuide da saúde bucal do seu filho da maneira correta, preparamos este conteúdo completo sobre cárie infantil. Aqui, você vai conhecer as causas, complicações e tratamentos para a doença. Acompanhe a leitura com a gente!

O que é e como surge a cárie infantil?

A cárie infantil é uma deterioração da estrutura dental causada por certos tipos de bactérias. Os microrganismos produzem ácidos que desmineralizam o esmalte do dente. Em casos mais extremos, a situação pode atingir uma camada dentária mais profunda: a dentina. 

Tanto em adultos quanto crianças, a cárie é desencadeada pelos ácidos que as bactérias soltam ao se alimentar de resíduos de alimentos presentes na boca. Esses ácidos são agressivos e prejudicam o esmalte do dente. 

A cárie infantil é causada principalmente pelo consumo excessivo de alimentos doces. Quando a higienização bucal não é feita da maneira correta, os resíduos do açúcar formam a placa bacteriana e desequilibram o pH da boca. 

Essa situação favorece o aparecimento da doença, que pode se agravar com o passar do tempo. 

Sintomas da cárie infantil para ficar de olho

Muitos pais não percebem que o próprio filho está com cáries nos dentes. Isso acontece porque a cárie é uma doença silenciosa. Em estágios iniciais, ela quase não apresenta sintomas e é quase impossível vê-la. Com o tempo, a condição começa a ficar mais séria – a cárie vai corroendo o esmalte e os dentes ficam mais sensíveis. 

Vale lembrar que os sintomas da cárie nas crianças são parecidos com aqueles que surgem nos adultos. Os pequenos podem relatar dor ao mastigar e sensibilidade frequente. É importante fazer perguntas caso esteja desconfiado que seu filho tem cáries. 

Além disso, também vale observar alguns sinais, como:

  • Dor ao comer algo doce;
  • Pequenos furos em um ou mais dentes;
  • Sensibilidade;
  • Manchas marrons ou brancas na superfície dentária.

É papel dos pais estar sempre de olho nos sintomas. Se a criança apresentar qualquer indício de cáries, como dores nos dentes ou sensibilidade, é importante procurar atendimento especializado. De preferência, um odontopediatra de sua confiança. 

Cárie infantil: quais os riscos em dente de leite?

Muitos pais não procuram tratamento odontológico adequado para as cáries em dente de leite. Afinal, aquele dente será substituído por um novo definitivo. E é aí que mora o problema… Essa prática pode trazer danos seríssimos à dentição dos pequenos quando atingirem a fase adulta. 

Quando a cárie não é tratada, as bactérias da boca podem atingir o canal do dente e contaminar o germe dentário. Dessa forma, acontece uma infecção e o dente que ainda nem nasceu pode ter danos estruturais. É muito comum que surja alguma imperfeição ou má formação dentária, além de causar manchas amareladas. 

Quando não tratada, a cárie infantil pode afetar toda a arcada dentária. Quando a doença aumenta, é necessário realizar o tratamento de canal (dependendo do caso) e gastar ainda mais com procedimentos odontológicos. 

Portanto, é válido que os pais eduquem as crianças a respeito da saúde bucal. Caso seja necessário realizar algum tratamento para cárie no dente, tente deixar o seu filho confortável e sem receios. O acompanhamento de um profissional especializado desde os primeiros momentos da vida é essencial para criar adultos que cuidam do sorriso. 

A melhor forma de evitar a cárie infantil é prevenindo

Prevenção é o melhor caminho para evitar as cáries na vida das crianças. Incentive sempre os pequenos a escovar os dentes, passar o fio dental e usar um enxaguante bucal infantil. Essas práticas ajudam a reduzir o nível das bactérias que causam as cáries. 

É papel dos pais incentivar desde cedo os bons hábitos de higiene bucal. Tanto a mamãe quanto o papai são os maiores exemplos para os filhos. Por isso, é muito importante “influenciar” a criança a cuidar dos dentinhos. 

Vale lembrar que, em  certos casos, as crianças podem ser relutantes para escovar os dentes. Alguns motivos para esse comportamento, são: medo, falta de incentivo ou por simplesmente não gostarem dos produtos utilizados. 

Sendo assim, é mais do que importante explicar a importância da escovação, tornar o hábito lúdico, proporcionar um ambiente adequado e utilizar os produtos certos. 

Para incentivar seu pequeno nesse processo, você pode usar produtos de personagens que as crianças gostam, como escovas, estojos e géis dentais. A Dentalclean tem uma série de opções para fazer do cuidado bucal uma atividade divertida e prazerosa. Acesse o nosso site e confira as opções!

Caso tenha um bebê pequeno, vale usar um dedal massageador de silicone nas gengivas. Dessa forma, é possível minimizar a coceira e ajudar na higiene dos bebês. 

E aí, curtiu saber mais sobre cárie infantil, aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir outras dicas de saúde bucal para toda família

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.