Blog Dentalclean
Como fortalecer os dentes

Como fortalecer os dentes em 3 passos

5/5 - (1 vote)

Saiba como fortalecer os dentes de uma vez por todas em 3, 2, 1…

A verdade é que dentes saudáveis são dentes fortes. O esmalte dentário age como uma camada protetora ao redor dos dentes, blindando os nervos e mantendo você livre de cáries e dores. Quando essa proteção não é bem cuidada, os problemas começam a aparecer. 

O que muitas pessoas não sabem é como fortalecer os dentes. Existem diversas formas de manter os dentes saudáveis e livres de problemas bucais. Dentre as recomendações, estão os bons hábitos de alimentação e saúde bucal, por exemplo. 

Do contrário, hábitos ruins podem levar à perda do esmalte dentário. Vale lembrar que este é o tecido mais mineralizado do corpo humano, sendo um dos principais elementos que formam a arcada dentária. 

Para que você aprenda como fortalecer os dentes, preparamos este conteúdo recheado de dicas valiosas. Mas antes, vamos explicar direitinho o que é o esmalte dentário, o que causa a sua perda e, por fim, como fortalecê-lo com os produtos certos. Bora lá?

O que é esmalte dentário e qual a sua importância

Junto à dentina e à polpa, o esmalte é uma das principais estruturas do dente. Bastante resistente, o tecido é 90% constituído de minerais, como zinco, magnésio e cobre. 

Por ser o tecido mais visível da arcada, na grande maioria das vezes, principalmente quando a higiene bucal está debilitada, o esmalte varia de cor e pode apresentar aspectos amarelos ou branco-acizentados.

A função do esmalte dentário está ligada à proteção de todo o dente. É importante pensar que ele é a camada mais dura, servindo como uma espécie de barreira protetora da dentina e também dos nervos sensíveis. Essa estrutura é responsável por prevenir problemas como as cáries e até a sensibilidade dentária, além de outros problemas bucais ainda mais sérios.

Possíveis causas e sintomas do esmalte dentário fraco

Os dentes estão mais suscetíveis a proliferação de microorganismos e traumas, além de uma série de ocorrências que podem levar ao seu enfraquecimento. Dentre as principais causas da deterioração da estrutura dentária, é possível citar:

  • Consumo exagerado de comidas e bebidas ácidas;
  • Má higiene bucal;
  • Medicação excessiva irregular;
  • Ingestão exagerada de alimentos e bebidas açucarados;
  • Desgastes por maus hábitos cotidianos;
  • Movimentos brutos na escovação;
  • Realização indevida de procedimentos estéticos;
  • Ferimentos e doenças gengivais;
  • Tabagismo.

Como você pode notar, vários hábitos podem te impedir de ter um sorriso bonito. Sendo assim, é indispensável visitar um dentista para averiguar as verdadeiras causas do seu dente enfraquecido.

Sintomas: o que posso sentir?

Antes de saber como fortalecer os dentes, é importante estar de olho nos sintomas. Afinal, dependendo do caso, pode ser um dente com cárie ou até algo mais grave. Então, recomendamos estar atento aos seguintes sinais:

  • Dor e sensibilidade (moderada ou aguda);
  • Lascas, rachaduras e asperezas; 
  • Desgastes no ponto da mordida;
  • Descoloração da parte branca naturalmente.

3 dicas valiosas de como fortalecer os dentes

Agora que você já sabe melhor sobre a importância do esmalte dentário, bora conferir as nossas dicas de como fortalecer os dentes? Já pega o papel e a caneta para anotar as recomendações!

#1 – Higiene bucal adequada

Ter uma boa rotina de higiene bucal é fundamental para o bom funcionamento da boca e da arcada dentária. É por meio da higienização diária – precisa e completa – que se retira os restos de alimentos que continuam na boca. Assim você evita que microorganismos se proliferem na boca, causando problemas que afetam os dentes.

Sendo assim, é essencial que você pratique bons hábitos de escovação, escove também a língua, use creme com flúor, passe o fio dental e finalize com o antisséptico 

É por meio de um déficit nos cuidados diários que problemas decorrentes da placa bacteriana, como o tártaro, as cáries e as doenças gengivais se desenvolvem – causando o enfraquecimento dos dentes.

#2 – Cuidar da alimentação

Se você quer saber como fortalecer os dentes, uma coisa que a gente pode garantir é que a alimentação é a sua grande aliada nesta tarefa. Existem diversos tipos de alimentos ricos em nutrientes, fibras e minerais capazes de fortalecer o esmalte dentário e ainda deixar o seu sorriso ainda mais bonito. Algumas ideias para inserir imediatamente no seu cardápio, são:

  • Peixes;
  • Brocólis;
  • Pepino;
  • Leite;
  • Maçã;
  • Passas;
  • Gengibre;
  • Queijos;
  • Castanhas-do-pará;
  • Chá-verde;
  • Água.

Do contrário, uma alimentação mal administrada pode trazer uma série de malefícios. Por exemplo, alimentos com alto teor de açúcar podem grudar facilmente na superfície do dente e agravar as cáries. Além de não fazer bem para o restante do organismo. 

#3 – Usar produtos regeneradores

Como citamos, o esmalte dentário é o tecido mais mineralizado do corpo humano. Sendo assim, para a manutenção e reposição destes materiais, é extremamente importante procurar formas de manter a resistência da película de proteção.

Uma dica é usar produtos específicos que restauram os minerais do dente e promovem o fortalecimento geral da arcada. 

Dentre eles, é possível citar o Gel Regenerador 5 em 1, da Dentalclean, capaz de atuar na fase inicial da erosão e compensar os micronutrientes dos dentes. Dessa forma, é possível fortalecer a película protetora a garantir um sorriso mais bonito. 

Este diferencial é a tecnologia REFIX®, desenvolvida a partir de pesquisa no Centro de Pesquisa e Inovação da Dentalclean, com base em mais de 2.000 casos. 

De acordo com as análises, foi comprovado se tratar de uma tecnologia eficaz para formar uma camada que protege, remineraliza e regenera o esmalte, bloqueando a sensibilidade nos dentes – uma situação que afeta diversas pessoas ao redor do planeta. 

Portanto, um produto com tecnologia regeneradora é capaz de fortalecer os dentes. Isso sem falar na redução das cáries, proteção e limpeza que mata até 99,9% dos germes, protegendo a sua boca por até 13 horas. 

Já pensou ter esse cuidado extra na hora de fortalecer os seus dentes? Você pode indicar pra família toda e deixar todo mundo com o sorriso mais lindo, branquinho e forte!

Agora que você já sabe como fortalecer os dentes, aproveite para conhecer os produtos da Dentalclean. Temos certeza que você vai se surpreender com a qualidade! Conte com a gente na hora de cuidar da sua saúde bucal. 

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.