Blog Dentalclean
Esmalte do dente

Esmalte do dente: TUDO o que você precisa saber sobre o assunto

5/5 - (1 vote)

Uma quantidade enorme de pessoas recorre a tratamentos estéticos para deixar os dentes brancos. O que muitos não sabem, é que é possível preservar o esmalte do dente a partir de uma alimentação adequada e com bons hábitos de rotina. 

O esmalte do dente é essencial para proteger a dentina de diversos problemas, como a doença cárie e a sensibilidade. Na maioria dos casos, quando o esmalte varia de cor e os dentes ficam amarelados, pode indicar que algo está errado… 

Mas por onde começar? Muito se fala sobre cuidar do esmalte do dente. Mas a realidade é que muitas pessoas não sabem as boas práticas que envolvem o cuidado desta estrutura dentária.

Para tirar todas as dúvidas, preparamos um conteúdo completo sobre esmalte do dente: o que é, para que serve, como cuidar e todas as causas que levam ao desgaste. 

Se você está com medo de que seu esmalte dentário está desgastado, recomendamos continuar a leitura deste conteúdo. 

O que é esmalte dentário?

É uma estrutura resistente que protege a dentina e a polpa dentária. O esmalte do dente é o tecido mais mineralizado do corpo humano, sendo constituído principalmente por minerais: zinco, magnésio, cálcio, fosfato, água e outros materiais orgânicos. 

Dessa forma, o esmalte dentário é capaz de proteger os dentes de problemas relacionados à saúde bucal. 

O tecido do esmalte do dente é visível na arcada dentária, sendo sustentado pela dentina – camada logo abaixo do esmalte que é menos mineralizada e composta por materiais orgânicos. Ainda embaixo dessas duas camadas, existe a polpa, que tem os nervos e os tecidos conjuntivos. 

Para que serve o esmalte dentário?

Para proteger os dentes. 

Por ser a camada mais dura da dentição, o esmalte do dente tem uma função protetora contra diversos problemas, como cárie, hipersensibilidade, tártaro no dente (ou, cientificamente, cálculo dental) e muito mais. 

Além disso, o esmalte está ligado à proteção dos nervos dentários – que são sensíveis e causam dor quando afetados diretamente. 

Por exemplo: se você consumir alimentos quentes ou frios, doces e ácidos, com certeza o seu dente ficará mais sensível e causará aquela reação de dor. Mas isso quando o esmalte dentário está desgastado, né? Vamos explicar o motivo pelo qual isso acontece. 

O que é desmineralização do esmalte do dente?

A desmineralização é a perda gradual dos minerais que compõem o esmalte dentário. O problema surge quando o pH da boca diminui por tempo prolongado, a ponto de superar a remineralização natural que acontece diariamente. 

Dessa forma, as bactérias presentes na cavidade oral se alimentam dos restos de alimentos e produzem ácidos que prejudicam o esmalte dos dentes. Com isso, o esmalte pode se tornar mais fino e desmineralizar, permitindo a penetração mais profunda de bactérias – o que pode levar ao dente com cárie

Vale lembrar que, dentes amarelados podem indicar que o esmalte está desgastado. 

Outras variações de cores que os dentes podem apresentar são amarelo-claro e branco acinzentado. 

Por ser um tecido translúcido, a tonalidade da dentina e dos materiais das estruturas dentárias abaixo tem importância no seu visual. 

O que pode causar a perda do esmalte dentário?

Agora que você já sabe a importância do esmalte do dente, chegou a hora de entender as causas que levam à desmineralização. Acompanhe a seguir:

Alimentação

A alimentação é uma grande aliada do seu sorriso (mas ela também pode ser a inimiga). 

Isso porque certas coisas que nós consumimos podem gerar desgastes nos elementos dentários. Estamos falando de alimentos ricos em açúcar e amido, sucos e frutas cítricas, energéticos, isotônicos, refrigerantes e até mesmo certos chás. 

Não precisa parar de consumí-los de maneira radical. Mas é importante moderar e fazer a higienização da boca após o consumo, principalmente para neutralização da acidez que fica na cavidade bucal.

Bruxismo

Um dado curioso: você sabia que 30% da população mundial vive com o bruxismo? No Brasil, segundo dados oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% do povo brasileiro vive com a condição. 

O bruxismo refere-se ao hábito de apertar, deslizar ou bater os dentes de modo involuntário, principalmente durante o sono. Além de causar dores de cabeça e nos músculos da face, o problema pode provocar desgastes no esmalte do dente e doenças na gengiva. 

Falta de higienização bucal

Pensa com a gente: quando os restos de alimentos não são retirados da boca, o que pode acontecer? As bactérias que possuem ácidos se proliferam, podendo passar pela camada protetiva formada pelo esmalte e atingir as outras estruturas dentárias. 

As consequências da falta de higiene bucal podem ser desde moderadas até mais graves. Isso porque aumenta-se o risco de desenvolvimento de cárie, sensibilidade, endocardite bacteriana e muito mais.

Uso de produtos bucais inadequados

Mesmo com a higienização em dia, é possível prejudicar o esmalte dentário. 

Isso, é claro, se você realizar a limpeza de maneira errada e exagerada. Um exemplo é aplicar muita força durante a escovação – isso faz com que retiremos uma parte da camada de esmalte e deixe o dente livre para que agentes externos possam atacar as estruturas dentárias.  

Portanto, é válido evitar escovas com cerdas muito duras e até cremes dentais abrasivos.

Como preservar o esmalte do dente?

A dica número um para evitar o desgaste do esmalte do dente é revendo a sua rotina. 

Primeiro, veja o que você anda consumindo no dia a dia. Evite os excessos e procure sempre consumir alimentos que ajudam a proteger o esmalte dentário, como laticínios, vegetais de folhas verdes, sementes e água fluoretada. 

Outro ponto é cuidar da higienização – principalmente após as refeições. Procure utilizar um gel dental adequada e ter a escova de dente certa, em boas condições. Além disso, você pode inserir o enxaguante bucal para complementar a higienização e equilibrar o pH da boca. 

Por fim, um cuidado indispensável é visitar o dentista com frequência. Nada melhor do que um profissional para diagnosticar a saúde do seu esmalte dentário, além de indicar os melhores cuidados para seguir no dia a dia. 

Agora que você já sabe tudo sobre o esmalte do dente, aproveite para acessar o site da Dentalclean e conhecer os produtos que nós temos para você e sua família. Temos certeza que você vai encontrar algo para cuidar do seu esmalte dentário. 🙂

Deixe seu comentário ↓

Samantha Sousa

Dra. Samantha Sousa é dentista especializada em odontopediatria e pós graduada em pacientes especiais. Mestra e Doutoranda da UNB.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.