Blog Dentalclean
check-up odontológico

Por que é tão importante fazer check-up odontológico?

Rate this post

Você sabia que o número de pessoas com cáries e doenças periodontais aumentou nos consultórios desde o início da pandemia da Covid-19? Segundo informações do G1, os problemas bucais tiveram um aumento devido às alterações no sono, mudanças de hábitos alimentares, consumo de bebidas alcoólicas e estresse. 

Por isso, é tão importante cuidar da saúde bucal. Além de deixar os dentes limpos, a saúde bucal também é benéfica para sorrir, falar e saborear os alimentos sem desconfortos ou dores. 

Para ter um sorriso saudável, é indispensável visitar o dentista e fazer um check-up odontológico. Esse hábito pode evitar uma série de problemas bucais, como mau hálito, aftas, gengivite e até perda dentária. 

Além disso, caso apareça qualquer problema, é possível reverter em estágios iniciais, evitando danos maiores. 

Mas afinal, o que é check-up odontológico? Prepare-se para saber mais sobre o assunto e os excelentes benefícios que essa prática pode trazer para sua saúde. 

O que é check-up odontológico?

É uma consulta que serve para prevenir, diagnosticar e tratar problemas bucais, desde os mais “simples” até os mais graves. O check-up odontológico envolve diversas consultas periódicas para avaliar a cavidade oral: dentes, língua, gengiva, céu da boca e tudo mais. Com isso, é possível identificar o tipo de tratamento que o paciente deve realizar. 

É essencial incluir o check-up odontológico na agenda de toda a família, inclusive das crianças. Dessa forma, é possível ter um acompanhamento periódico dos dentes e de todas as estruturas da cavidade oral – podendo reverter problemas que podem surgir. 

Como são feitos os check ups odontológicos?

O check-up odontológico é feito de maneira simples e rápida – ou seja, não tem desculpa para não fazer, ok? Na consulta, o dentista avalia os dentes, gengivas e todas as estruturas da boca, validando se tudo está em ordem. 

O profissional também realiza a profilaxia. Ou seja, uma limpeza profissional com pastas específicas e bicarbonato de sódio, deixando o sorriso mais bonito e brilhante. Durante o atendimento, pode ser feita uma aplicação de flúor, que serve para proteger os dentes das bactérias que causam cáries e evitar o enfraquecimento do esmalte dentário.

Além disso, se houver muita placa bacteriana, o dentista também pode fazer uma raspagem para eliminar a camada. Em certos casos, o profissional pode solicitar um raio X de dente para se certificar de que não há nenhum problema invisível. É muito comum, por exemplo, que as cáries fiquem entre os dentes e só o exame pode fazer a detecção.

Com que frequência os check-up odontológicos devem ser realizados?

O ideal é fazer o check-up odontológico a cada seis meses, segundo orientações dos nossos especialistas. 

Entretanto, vale lembrar que a melhor frequência depende do quadro clínico de cada pessoa. Por isso, é importante buscar orientações profissionais e o histórico de cada caso. 

Ah, e quem tem aparelho ortodôntico, o cuidado deve ser redobrado. O acompanhamento é regular para ajustar o dispositivo e fazer as limpezas adequadas, sem atrasar o tratamento. 

Qual é a importância de realizar check-up odontológico?

Ao contrário do que muitos pensam, não se deve procurar o dentista apenas quando um problema surgir. Assim como as demais áreas da saúde, os exames odontológicos devem ser feitos para manter a saúde bucal em dia. 

Esse hábito vai trazer uma série de benefícios. Confira quais são:

Prevenir problemas bucais

Ao realizar check-up odontológico, você previne doenças bucais e dificilmente desenvolve algo mais sério. Com isso, suas visitas tornam-se de rotina – o profissional passa apenas orientações de higiene e cuidados essenciais.

Os direcionamentos profissionais são úteis para evitar cáries, aftas, halitose, herpes e outros incômodos causados pela ação de bactérias e fungos, já que a boca é uma região muito vulnerável.

Adquirir bons hábitos

Ao entender a importância de realizar check-up odontológico você se autodisciplina a cuidar do seu sorriso. Além disso, durante a visita, você pode realizar exames e fazer os procedimentos adequados. 

Uma dica é tirar dúvidas sobre higiene bucal, hábitos alimentares e pegar orientações de saúde para toda a família.

Fazer exames exames e limpezas importantes

Em casos mais sérios, por exemplo, quando o paciente é fumante ou consome muitas bebidas alcoólicas, a limpeza nos dentes é essencial. Dessa forma, é possível minimizar os problemas recorrentes dos vícios, que podem aumentar ainda mais os problemas de saúde. 

Além disso, a radiografia também é bastante indicada para quem usa aparelho nos dentes. Com isso, é possível analisar as raízes dos dentes e de toda a estrutura óssea. 

Tratar problemas maiores

É importante lembrar que existem doenças bucais que não são tratadas apenas em uma consulta. Em certos casos, é necessário mais visitas de acompanhamento. 

Estamos falando do tratamento de cáries, tártaro, herpes, implantes dentários e reparação de dentes danificados. Além disso, também existem os procedimentos estéticos, como aplicação de facetas de porcelana e clareamento. 

Melhorar a autoestima

E o último benefício (mas não menos importante) de fazer check-up odontológico é a melhora na autoestima. Afinal, seu dente é o seu cartão de visitas, certo? Quando algo não está certo, pode ter certeza que vai prejudicar as relações pessoais e até funções básicas do cotidiano, como comer e falar. 

Então, com o check-up é possível devolver a autoestima e a parte funcional através dos tratamentos específicos. Assim, o seu sorriso fica muito mais saudável. 

Para garantir a eficiência do seu check-up odontológico, use os produtos certos durante a sua higiene oral. O Gel Whitening Max, por exemplo, é uma boa opção para deixar os dentes brancos e eliminar todas as bactérias. Aproveite para saber onde comprar e adquirir os produtos da Dentalclean. 

Deixe seu comentário ↓

Samantha Sousa

Dra. Samantha Sousa é dentista especializada em odontopediatria e pós graduada em pacientes especiais. Mestra e Doutoranda da UNB.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.