Blog Dentalclean
extração de um dente

Quais os cuidados após a extração de um dente?

5/5 - (6 votes)

A extração de um dente é muitas vezes inevitável. A indicação deve ser sempre feita por um especialista que, após eliminar todos os tratamentos possíveis, percebe que realmente a retirada é necessária. Apesar de geralmente ser um processo simples, a retirada de um dente exige uma cirurgia e o cuidado deve ser redobrado tanto pelo cirurgião quanto pelo paciente. No caso do paciente, os cuidados são fundamentais para uma recuperação mais rápida e sem risco de complicações. Mas afinal, o que fazer? Acompanhe:

1 – Cuide da sua alimentação

O primeiro cuidado é com a alimentação. O consumo de alimentos quentes pode ocasionar sangramento, já que propiciam a dilatação de vasos, desencadeando processos hemorrágicos. Por isso, nas primeiras 48 horas é recomendado o consumo de alimentos frios e pastosos, como leite, sucos e sorvetes. A água também é muito importante nesse momento para manter a hidratação. Além disso, é essencial evitar mastigar na área onde foi realizada a cirurgia.

2 – A higiene é fundamental

Ainda que a cirurgia tenha causado um desconforto, não se pode abrir mão da higiene bucal. O mais recomendado é manter a escovação normal nos outros dentes e fazê-la de forma cuidadosa na área da cirurgia. O acúmulo de alimentos contribui para a proliferação de bactérias e aumenta a chance de infecções pós-operatórias.

Para alcançar as áreas de difícil escovação, o uso do antisséptico bucal é uma alternativa. Ele controla a proliferação de bactérias nesses locais, mas deve ser usado 24 horas após a realização cirurgia e o bochecho deve ser feito apenas movimentando a cabeça de um lado para o outro, sem forçar a musculatura da região.

Pensando nesse casos, criamos a linha para cuidados especiais Clinexidin, incluindo escova pós-cirúrgica, enxaguante antisséptico e gel – que contam com 0,12% de Clorexidina. Conheça e saiba onde encontrá-los:

3 – Fique longe do sol

Assim como os alimentos quentes, a exposição excessiva ao sol após a extração aquece o corpo e propicia o desenvolvimento de um quadro hemorrágico. Por isso, evite ficar no sol pelo menos até retirar os pontos da cirurgia.

4 – Evite exercícios físicos

O esforço físico também deve ser evitado, assim como a exposição solar e os alimentos quentes. O motivo é que a atividade pode aumentar a pressão arterial e interferir no coágulo da cirurgia, causando hemorragia.

5 – Se atente à febre após a extração

Até 48 horas após a cirurgia, quadros de febres leve são normais e não precisam de maior atenção. No entanto, se a temperatura alta estiver acompanhada de edema, dificuldade para abrir a boca, dor que não cessa e sangramento, existe o risco de infecção pós-operatória. Se sentir esses sintomas, procure o seu dentista imediatamente.

Esses cuidados irão contribuir drasticamente para uma recuperação rápida e sem complicações.

Você está passando pelo processo de pós-cirurgia? Tem alguma dúvida? Compartilhe-a conosco nos comentários!

Conheça toda linha Clinexidin: Família Clinexidin

Encontre este produto no local mais próximo de você: Dentalclean.pertinhodemim.com

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.