Blog Dentalclean
Curativo no dente

Curativo no dente: tire suas dúvidas sobre o assunto

5/5 - (1 vote)

O curativo no dente é uma etapa muito importante em restaurações e tratamento de canal

Segundo dados do IBGE, mais de 34 milhões de brasileiros tiveram problemas de saúde bucal. Dentre os problemas, é possível citar a perda de dentes e as infecções causadas por bactérias da boca

Apesar do alto número de pessoas com problemas nos dentes, muitas acabam deixando os cuidados de lado. Visitar o dentista, por exemplo, é uma atividade que nem todos exercem.

A boa notícia é que existem diversos procedimentos para tratar problemas bucais. O curativo no dente, por exemplo, protege um dente quebrado, restauração ou canal que não está devidamente finalizado. 

Nunca ouviu falar sobre esse tipo de tratamento? Calma, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema. Continue a leitura e entenda o que é curativo no dente e o que ele oferece para a saúde bucal. 

O que é o curativo no dente?

É um tipo de selante que serve para proteger o dente de impurezas e da proliferação de bactérias. O curativo no dente é à base de eugenol e zinco. Sua colocação está relacionada a tratamentos odontológicos realizados pelo dentista, como restauração e canal.   

De maneira resumida, o dentista pode colocar o curativo na superfície dentária para proteger o local de microrganismos enquanto os procedimentos de reabilitação e estética são concluídos. 

O curativo no dente também pode ser utilizado em casos de dente fraturado, quando o mesmo não pode ser manuseado no dia ou que ainda não pode ser finalizado. 

Vale lembrar que o selante do curativo dentário é temporário e o seu uso é controlado pelo dentista. Ou seja, é somente uma etapa da fase do tratamento odontológico.

Sendo assim, o procedimento funciona como um cuidado paliativo que ajuda a preservar a saúde bucal do paciente.    

Como o curativo dentário é feito?

Dependendo do caso, o dentista vai higienizar a região danificada para, em seguida, colocar o curativo. Dessa forma, é possível evitar o contato do dente ou da restauração danificada com as bactérias presentes na cavidade oral.

É muito comum que as pessoas confundam o uso do curativo dentário com o tratamento de canal. Afinal, muitos pacientes chegam ao consultório com dor, e o aspecto é resolvido temporariamente após procedimentos desse tipo.

A verdade é que nem sempre o curativo foi feito ou tenha sido finalizado. Ou seja, mesmo que a dor tenha sumido, é importante voltar ao dentista para dar continuidade ao tratamento. Caso seja uma necessidade, de qualquer forma será necessária a limpeza do canal. 

Portanto, mesmo fazendo o curativo, é indispensável finalizar os outros tratamentos bucais no dentista.

Mas o que acontece se eu não finalizar o procedimento?

Se os tratamentos não forem finalizados, você pode sofrer com algumas situações. Estamos falando de dores fortes, abcesso dentário, gostos ruins na boca, comprometimento do osso ao redor do dente por alguma infecção e outros motivos. Além disso, o dente pode quebrar, já que o curativo não tem a mesma durabilidade que uma restauração.

O curativo deve ficar no dente por um período de 7 a 30 dias. Durante esse tempo, é importante tomar alguns cuidados: evite mastigar em cima do dente, realizar a higiene bucal de forma incompleta e tentar removê-lo. Também não se esqueça de voltar ao dentista no período determinado.

Benefícios do curativo no dente

O curativo no dente é realizado para diminuir a inflamação e, consequentemente, a dor na região. Isso porque ele veda a cavidade após um procedimento que exige mexer na parte interna do dente, como tratamento de canal e de cárie profunda. 

Então, o maior benefício do curativo no dente é evitar o contato com bactérias de alimentos até que os procedimentos sejam finalizados. Além disso, o selante é bastante discreto e não impacta diretamente a estética das pessoas. 

Em quais casos é possível colocar o curativo dentário?

O dentista pode optar por colocar um curativo no dente em diversas situações. Por exemplo:

  • Traumatismos dentários;
  • Tratamentos de cáries avançadas;
  • Restaurações;

A dor de dente é a principal razão pela qual o curativo é colocado, já que é capaz de aliviar a sensação temporariamente. O desconforto está relacionado à formação de cáries.

O curativo no dente é dolorido?

Geralmente, o curativo no dente não dói ou gera algum tipo incômodo. Entretanto, se a região apresentar dores, procure imediatamente um atendimento odontológico. Dessa forma, será necessário fazer um novo curativo e uma nova medicação (dependendo do tratamento).

Além das dores que algumas pessoas sentem após o procedimento, outras relatam um gosto ruim após colocar o curativo no dente.

Isso acontece porque pode surgir alguma infiltração, deixando vazar a medicação colocada no canal, fazendo com que seja possível sentir o gosto.

A dica é se atentar ao máximo e seguir todas as recomendações do profissional que está acompanhando o seu tratamento.

Como garantir a durabilidade do curativo no dente

Confira algumas dicas para proteger o seu dente com curativo:

  • Não mastigar em cima do selante. Principalmente no primeiro dia que o material ainda não está 100% fixado e corre o risco de sair;
  • Fazer uma boa higiene bucal após às refeições, sem se esquecer de passar o fio dental;
  • Não remover o curativo sozinho em casa. Isso pode prejudicar ainda mais o dente lesionado e causar uma infecção.

É claro que mesmo com o tratamento de curativo no dente é importante ter bons hábitos na rotina. Não esqueça de cuidar do seu sorriso com os produtos certos: escova de dentes com cerdas macias, gel dental apropriado, fio e antisséptico bucal.

É recomendado escovar os dentes ao acordar, nos intervalos entre refeições e antes de dormir. Além disso, a atividade deve ser feita com um gel dental com flúor. Durante à noite é ainda mais importante, já que a redução da salivação nesse período prejudica os dentes.

Visite o site da Dentalclean e confira os produtos que nós temos disponíveis para você cuidar da sua saúde bucal. Temos uma série de escovas dentais adulto para você escolher. Conte com a nossa expertise para passar pelos tratamentos bucais sem desconfortos. 
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre curativo no dente é só deixar nos comentários que vamos auxiliar.

Deixe seu comentário ↓

Dra. Meryellen Barbosa

Cuido do sorriso das crianças com diversão
Especializada em Odonpediatria/Ortodontia
Cirurgiã dentista
Habilitação e capacitação em Sedação oral consciente
Habilitação e capacitação em Odontologia hospitalar
Habitação em Odontologia Hospital
Profissional e Self coaching - PSC/IBC Lisboa

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.